Home / Plantas / Chá de Jasmim: Como Fazer – Passo a Passo Para Preparar

Chá de Jasmim: Como Fazer – Passo a Passo Para Preparar

Chá de jasmim é o chá perfumado mais famoso da China. É feito infundindo as folhas de chá com o perfume das flores de jasmim, o que resulta em um sabor doce e suave.

A qualidade do chá de jasmim depende da qualidade das folhas de chá utilizadas e do número de vezes que o processo de perfume é repetido.  Este chá popular pode ser encontrado em praticamente todas as lojas de chá ou fornecedores online.

Estes chás são relativamente simples de preparar, mas podem se tornar amargos se consumidos por muito tempo ou se a água estiver muito quente. Como a maioria dos outros chás verdes, o chá verde perfumado com jasmim deve ser mergulhado em água mais fria que o chá preto.

Chá de Jasmim: Como Fazer – Passo a Passo Para Preparar

Uma temperatura de 80 graus Celsius é um bom ponto de partida. Para obter essa temperatura, basta usar uma chaleira no fogão para ferver a água e depois esfriar por cerca de dois minutos. Seria melhor usar um termômetro para avaliar com mais precisão a temperatura da água.

No Ocidente, muitas pessoas preparam o chá de jasmim em um bule de chá, enquanto muitos chineses o preparam em um copo simples de 8 onças. Ambos funcionarão muito bem – o mais importante é usar um vaso feito de vidro ou porcelana.

Encha seu recipiente até a metade com água quente para pré-aquecê- lo. Incline o copo um pouco para que a água suba para o lado e depois gire-o para que o interior fique molhado o tempo todo. Em seguida, despeje a água.

Coloque um pouco menos de 1 colher de chá de folhas de chá no recipiente. Use o dobro dessa quantidade se estiver preparando seu chá em um copo de 20 ml. Se você estiver usando um bule, use cerca de uma colher de chá para cada xícara de chá.

Encha o recipiente com água quente. Deve estar entre 80 a 90% e a temperatura deve estar abaixo da ebulição.

Coloque a tampa no recipiente e deixe o chá em infusão por 1 a 2 minutos . E é isso. Aproveite o seu chá!

Quando você tiver cerca de um quarto do chá restante, encha o recipiente com água quente da mesma temperatura de antes e deixe em infusão por 30 segundos a um minuto.

Chá de Jasmim
Chá de Jasmim

Você pode obter 3 a 5 infusões na maioria das variedades. Aumente o tempo de infusão em 30 segundos para um minuto para cada infusão. Quantas infusões você faz depende inteiramente do seu gosto.

Use as quantidades indicadas nestas instruções como um guia aproximado. Se você achar que o chá resultante é muito fraco, adicione mais folhas de chá; se for muito forte, reduza a quantidade de folhas usada. Da mesma forma, tente aumentar ou diminuir os tempos de infiltração.

Se o chá estiver muito amargo, reduza a temperatura da água. Basicamente, você desejará continuar experimentando até encontrar a bebida perfeita para seu gosto particular.

A Origem do Chá de Jasmim

Chá de Jasmim no Copo
Chá de Jasmim no Copo

As flores usadas para preparar o chá de jasmim provêm do jasmim-comum, cujo nome científico é Jasminum officinale ou da sampaguita (Jasminum sambac). Na verdade, eles estão relacionados à oliveira e são conhecidos por produzir flores com cheiro doce e com um perfume muito forte, lançado no verão.

A planta Jasmim Comum provavelmente se originou na Pérsia, mas há muita incerteza. É nativo de várias áreas: Irã, Afeganistão, Paquistão, Índia e Nepal.

A origem da planta de Sampaguita é mais conhecida. Ela vem do leste do Himalaia, na fronteira da Índia e do Butão. Ela cresce em toda a Ásia e também em partes da América Central, Caribe, Flórida e Madagascar.

Planta de Sampaguita
Planta de Sampaguita

Basicamente, o jasmim produz flores em áreas montanhosas com climas que variam do frio ao subtropical. A região produtora de jasmim mais famosa da China (e, portanto, do mundo) é Fujian. Especificamente, a capital de Fujian, Fuzhou, é conhecida como a capital do jasmim da China.

Fuzhou fica em uma bacia hidrográfica e é cercada por montanhas. O clima é ameno e com muita pluviosidade. As plantas de jasmim crescem nas planícies à beira dos rios, enquanto as plantas de chá crescem nas montanhas em altitudes mais altas. Eles são processados ​​juntos na cidade.

Colheita e Processamento do Jasmim

Colheita do Jasmim
Colheita do Jasmim

As folhas são geralmente arrancadas no início do ano. Isso significa final da primavera. É quando eles são os mais delicados. Após a colheita, as folhas são aquecidas no vapor com ar quente para interromper o processo de oxidação.

Um aquecimento suave como esse garante que as folhas não se enrolem tanto, deixando mais área de superfície para o perfume do jasmim. Depois de processadas completamente, as folhas de chá são armazenadas até a parte mais quente do verão, quando as flores de jasmim estão em plena floração e prontas para serem colhidas.

As flores de jasmim são colhidas durante a hora mais quente do dia, porque estão fechadas para se proteger do sol quente. Depois de colhidas e deixadas para secar e esfriar, elas se abrem. É quando eles liberam a fragrância mais forte e quando são misturados com as folhas de chá.

Qualidade do Chá de Jasmim

Como as folhas de chá são muito absorventes, elas facilmente absorvem o perfume das flores de jasmim. Chás de alta qualidade passam por várias rodadas de perfume, com novas flores sendo usadas a cada vez. Eles podem repetir esse processo por várias semanas. Variedades de grau inferior podem ser perfumadas apenas uma vez por 24 horas.

As folhas de chá são queimadas junto com o lote final de flores de jasmim usadas para perfume. Isso remove a umidade restante. Muitas vezes, as flores são deixadas misturadas nas folhas de chá, embora isso seja apenas para aparência. O perfume já foi completamente transferido das flores para as folhas de chá.

Os melhores chás de jasmim passam por esse processo completo, mas muitos fabricantes de chás de menor qualidade mascaram todo o processo. Eles usam coisas como o óleo de jasmim para perfumar seus chás durante o processo de produção padrão. Isso não adiciona tempo de processamento adicional e, portanto, é mais econômico.

Veja também

Que Tipo de Flores para o Dia dos Namorados?

Hoje vamos falar sobre presentes para a amada, sabemos que mulheres adoram flores, então ligando …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.