Home / Plantas / Flor Trombeta Roxa: Para Que Serve? É Venenosa?

Flor Trombeta Roxa: Para Que Serve? É Venenosa?

A diversidade de flora que temos no mundo com certeza é um ponto a ser estudado pelos amantes da Biologia de forma mais aprofundada; isso porque as plantas possuem um papel essencial em nossa vida e uma importância muito maior do que a maioria das pessoas imagina.

Por essa razão, é interessante estudarmos um pouco detalhadamente algumas espécies de plantas que se destacam, seja lá por qual razão ela se destaque. E esse é exatamente o caso da trombeta roxa, uma flor que se destaca das outras, mas muitas pessoas não sabem o porquê disso.

Portanto, neste artigo vamos te falar mais informações sobre essa flor tão conhecida no mundo da botânica; falaremos também mais detalhadamente sobre quais a utilidades dela e se ela é venenosa ou não.

A Trombeta Roxa

Conhecida popularmente como trombeta roxa, trombeta dos anjos, saia roxa e babado de viúva, a flor conhecida cientificamente como Datura metel vem ganhando cada vez mais visibilidade no mundo dos apaixonados por plantas.

Ela faz parte da família botânica Solanaceae, a mesma família de plantas como a berinjela, o pepino, a batata e a pimenta, extremamente utilizadas na culinária brasileira; o que torna essa família muito importante para o Brasil.

A trombeta roxa se adapta principalmente ao clima tropical, mediterrâneo e subtropical, sendo que o Brasil é um dos países que possuem crima propício para o plantio desta variedade de flor.

Apesar disso, devemos destacar que essa é uma planta nativa do continente Asiático, e por esse motivo seu aparecimento no Brasil pode não ter ocorrido de maneira natural, mas sim por meio da ação humana que percebeu que a planta se adaptava bem a climas tropicais.

Agora que você já sabe o básico das informações científicas sobre a trombeta roxa, é interessante entender bem qual a utilidade dessa planta em nosso cotidiano.

Para Que Serve a Trombeta Roxa?

Engana-se quem pensa que a trombeta roxa é apenas uma flor bonita perfeita para decoração de ambientes; pois apesar de isso ser verdade, essa planta possui muitas outras utilidades para o nosso dia a dia.

Flor Trombeta Roxa no Vaso
Flor Trombeta Roxa no Vaso

Pensando nisso, resolvemos listar algumas das utilidades que a Datura metel pode ter em nosso cotidiano:

  • Uso ornamental: como já dissemos e é óbvio, por conta de toda a sua beleza essa variedade é muito utilizada para ornamentação de ambientes, e com certeza esse é o uso mais seguro que você poderá fazer da flor;
  • Uso ritualístico: muitas pessoas não sabem, mas a trombeta roxa é utilizada em diversas culturas como uma droga alucinógena, principalmente em rituais que exigem uma limpeza comporal. Porém, é importante notar que ingerir a planta pode ser considerado ilegal e essa atividade traz diversos riscos à saúde, como citaremos nosso próximo tópico;
  • Uso medicinal: apesar de suas propriedades alucinógenas, já foi provado cientificamente que a trombeta pode ser de grande utilidade em doenças como o Parkinson, porém, sempre com acompanhamento de um médico e da maneira correta.

Essas são apenas algumas das utilidades que a trombeta roxa possui ao redor do mundo; e é possível percebemos o extremo do uso da planta dependendo da cultura: ela pode ser utilizada tanto quanto veneno, tanto como um remédio, tudo depende da dose.

A Trombeta Roxa É Venenosa?

Flor Trombeta Roxa (Saia Roxa)
Flor Trombeta Roxa (Saia Roxa)

Com certeza após ler o tópico anterior você ficou com essa dúvida na cabeça: afinal, a trombeta roxa é venenosa ou não?

Vamos dar, de início, uma resposta simples e concisa: sim, a trombeta roxa é uma planta venenosa; e por sinal, é considerada uma das plantas mais venenosas do mundo.

Ela é considerada uma planta tóxica pois toda sua extensão é rica em alcaloides tropânicos, propriedades alucinógenas que acabam causando envenenamento quando consumidos em excesso.

Porém, é importante notarmos que cada flor da trombeta roxa possui um nível diferente de veneno, e por isso pode ser difícil mensurar quais serão os efeitos causados ao ingerir a planta. Apesar disso, alguns dos sintomas recorrentes são:

  • Taquicardia (coração acelerado);
  • Confusão mental;
  • Perda de memória momentânea;
  • Alucinações;
  • Coma;
  • Morte.

Por conta desses efeitos, a circulação da trombeta de anjo (que não tem nada de angelical) é controlada em território brasileiro pela ANVISA em conjunto com o Ministério da Saúde Brasileiro.

Obs: não faça uso da trombeta roxa sem a recomendação de um médico em caso de tratamentos!

Trombeta Roxa – Uso Controverso

Existem relatos históricos que contam que a trombeta roxa era utilizada em tribos indígenas brasileiras como uma forma de castigar aqueles indivíduos que não obedeciam as regras impostas; ou seja, ela era um castigo.

Ao mesmo tempo, nos dias atuais a trombeta roxa é muito utilizada em baladas por conta de seus efeitos alucinógenos, já que o chá da planta é utilizado como uma droga por muitas pessoas, apesar de ser extremamente tóxico.

Com isso, podemos perceber como a cultura influencia no jeito como a planta é vista, mesmo que nós estejamos falando do mesmo país.

Além de tudo isso, a planta ainda é utilizada pela medicina como uma forma de curar doenças; já que quando utilizado em pouquíssima quantidade, seu veneno pode reduzir patologias como o Parkinson e muitas outras.

Portanto, ainda ouviremos falar muito sobre a trombeta roxa, seu uso tão controverso e paradoxal com certeza ainda será tema de muitos debates e ao mesmo tempo causará muitas mortes por uso irresponsável em muito avanço na medicina por uso responsável.

A trombeta roxa é a maior prova de que o que faz o veneno é a dose. Mas mesmo assim, você não deve ingerir a planta nem que seja em pouquíssima quantidade! Como dissemos, essa espécie é extremamente venenosa e seu consumo pode ser até mesmo ilegal em algumas formas, logo esse texto serve exatamente para alertar que a trombeta roxa não é uma variedade de nossa flora que deve ser ingerida de forma alguma.

Quer saber mais algumas informações sobre outras espécies de flores existentes ao redor do mundo? Não se preocupe! Você pode também ler em nosso site de maneira simples: Lista de Nomes de Flores de A a Z Com Fotos

Veja também

Classificação Botânica do Arroz e Caracterização

Arroz é uma gramínea anual amplamente cultivada com foco na sua semente e utilizada para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *