Home / Plantas / Pera Kieffer ou Pera Dura: Nome Científico, Benefícios e Fotos

Pera Kieffer ou Pera Dura: Nome Científico, Benefícios e Fotos

A pera é um fruto originário do clima temperado dos países da Europa e da Ásia. Em razão de sua origem, a pereira (pé de pera) depende de frio para alcançar uma boa produtividade, fator também aplicável a outras espécies da família botânica das Rosaceas, tais como a ameixa, pêssego e maça.

Aqui no Brasil, o cultivo de pera é realizado de modo satisfatório na Região Sul, e em proporções ligeiramente menores nas áreas acima de 600 metros de altitude, localizadas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Contudo, a maior parte do quantitativo de peras consumidas por aqui é importada da Argentina.

Esta fruta pode ser consumida in natura, como também em receitas de sobremesas, a exemplo das tortas, compotas, musses, geleias e cremes. Lanches salgados também representam uma opção de utilização da fruta, já que a mesma pode servir de acompanhamento para queijos de sabor picante e forte (a exemplo do queijo provolone, emmental e gruyère).

Dentre as variedades/espécies de pera está a pera Kieffer, desenvolvida na Filadélfia no ano de 1863. Seu nome é uma homenagem ao seu criador Peter Kiefer.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre a pera, em especial sobre a variedade chamada pera Keiffer.

Pera Kieffer
Pera Kieffer

Então venha conosco e boa leitura.

Pera Considerações Sobre o Cultivo e Florescimento

Após o plantio, demoram de três a quatro anos para que a pera possa frutificar. No entanto, a produção maciça demanda um tempo consideravelmente maior (estimado em cerca de 30 anos).

Esse valor compreendido entre três a quatro anos pode ser definido com cinco a seis anos no caso das pereiras asiáticas plantadas em jardim.

No Brasil, o florescimento ocorre entre os meses de Agosto a Setembro; ao passo que a maturação conclui-se de Fevereiro a Março.

Pé de Pera Kieffer
Pé de Pera Kieffer

É importante que durante o plantio seja respeitado o espaçamento de sete por sete metros, exceto para as variedades de porte reto (as quais o espaçamento deve ser de quatro por quatro metros).

Após a poda inicial (a qual usualmente confere à pereira formato de taça), recomendam-se podas anuais realizadas de modo contínuo (evitando novas bifurcações nos galhos). Qualquer modalidade de poda na pereira deve ser realizada durante o repouso vegetativo de inverno, ou seja, quando a árvore está inteiramente sem folhas.

Pera Keiffer ou Pera Dura: Características Específicas da Variedade

A pera Keiffer é um híbrido resultante do cruzamento de uma espécie de pera europeia (de nome científico Pyrus communis) com uma espécie de pera chinesa (de nome científico Pyrus piryfolia).

A pera Keiffer é rechonchuda, amarela, possui polpa espessa de sabor picante e doce. Sua maturação é outonal.

Uma peculiaridade a respeito do formato da pera Kieffer é que esta se assemelha muito mais a uma maça do que a uma pera propriamente dita.

Em relação ao vegetal como um todo, este possui tamanho médio. A copa é bem compactada, densa e em formato piramidal. O tronco é cinza, com muitas rachaduras em sua extensão. Em relação ao tronco, os ramos se dispõem em ângulos agudos de 25 a 30°C.

As folhas possuem um cabo curto, coloração verde, bico agudo e alongado, assim como formato geral ovalado. Durante o outono, essas folhas adquirem coloração roxa com tom vermelho.

Pera Kieffer ou Pera Dura: Nome Científico, Benefícios e Fotos

O nome científico da pera Keiffer é Pyrus communis ‘kiefer’.

Entre os seus benefícios nutricionais, é possível citar a presença das vitaminas do Complexo B, as quais são responsáveis por regular o sistema nervoso e o sistema digestório, evitar a queda de cabelo, aliviar problemas de pele e fortalecer o músculo cardíaco.

Outras vitaminas incluem as vitaminas A e C, as quais atuam no combate às infecções oportunistas e na saúde da pele.

Os minerais presentes na fruta são o Potássio, Sódio, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Enxofre, Ferro e Silício.

Entre os oligoelementos, estão presentes o Cobre, o Boro, o Zinco, o Molibdênio, o Cobalto, o Arsênio, o Iodo e o Flúor. Entre os aminoácidos, cita-se a lisina, leucina e fenilalanina, glicina, cistina, ácido aspártico, glutamina e tirosina. Importantes ácidos orgânicos incluem o ácido málico e o ácido cítrico.

Algumas indicações terapêuticas da fruta incluem tratamento alternativo contra a obesidade, uma vez que auxilia na diminuição do colesterol ruim (LDL). Discreta ação diurética, laxante e depurativa. A fruta também pode aliviar quadros de inchaço por acúmulo de líquido, comum aos pacientes renais e cardíacos.

A maioria das peras é riquíssima em fibras, auxiliando nos quadros de prisão de ventre. Entre as exceções, está a pera portuguesa, a qual atua até mesmo como antidiarreica.

Pera Kieffer ou Pera Dura: Classificação Botânica

Todas as peras/variedades pertencem ao gênero botânico Pyrus. No caso da pera Kieffer, a classificação científica obedece à seguinte estruturação:

Reino: Plantae;

Clado: Angiospérmicas/ Eucotiledóneas/ Rosídeas;

Ordem: Rosales;

Família: Rosaceae;

Subfamília: Maloideae ou Pyreae;

Gênero: Pyrus;

Espécie: Pyrus communis ‘kiefer’.

Pera Kieffer ou Pera Dura: Vantagens Agrícolas da Variedade e da Prática de Polinização Cruzada

Esta variedade possui alta resistência a doenças, assim como à queima bacteriana de frutíferas. Pode crescer e produzir frutos mesmo nas condições climáticas de alta temperatura que caracterizam o verão.

Outra vantagem incrível é que a variedade é capaz de se autopolinizar. Todavia, a polinização cruzada pode ser uma estratégia para assegura melhor frutificação, já que a mesma variedade não produz muita quantidade de pólen.

No caso da polinização cruzada, esta pode ser realizada mesmo que as árvores estejam a 300 metros de distância uma da outra, para isso, é importante que o pomar conte com pelo menos duas linhagens diferentes.

Além de aumentar a capacidade produtiva, a polinização cruzada pode aumentar a resistência à sarna, aumentar a resistência às pragas, aumentar o tempo de permanência sem água, entre outros fatores.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre a pera Keiffer, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Agrolib. Kieffer-pera asiática, propriedades, cuidados e plantio de pera. Disponível em: < https://pt.agrolib.rs/kieffer-pera-asiatica-propriedades-cuidados-e-plantio-de-pera-116>;

Gartecenter Ursula. Ficha técnica pera Kieffer. Disponível em: < http://www.floriculturaursula.com.br/gartencenter/produto/50119/pera_kieffer>;

Portal São Francisco. Pera. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco .com.br/alimentos/pera>.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *