Home / Plantas / Como Plantar Canela em Vaso em Casa

Como Plantar Canela em Vaso em Casa

Existem plantas que não necessitam de uma grande horta ou quintal para serem cultivadas. É o caso da canela!

Tendo um espaço para se desenvolver, água e luz solar, cresce bonita e saudável. Porém, é preciso cuidar da planta utilizando ferramentas específicas que podem ser compradas pela internet ou em lojas de jardinagem.

Então, saiba aqui tudo sobre Como Plantar Canela em Vaso em Casa!

Plantando a Canela em Casa

1 – Sementes de Canela

Sementes de Canela
Sementes de Canela

As sementes de canela nascem individualmente em um fruto com baga globosa com polpa carnuda, sendo de cor escura e não são consumidas pelos seres humanos.

2 – Vasos

Para o plantio da canela, devem ser usados vasos médios com furos no fundo para boa drenagem da planta. Quando as sementes amadurecerem, será preciso transplantar a planta para outro recipiente que deverá ser maior que o vaso usado anteriormente, pois seu pé de canela já terá atingido 120 cm.

3 – Terra

Faça um substrato contendo terra ácida, sphangnum que seria uma espécie de musgo e perlite ou perlita. Ele deve ter consistência arenosa e solta para drenagem da água e ser rico em matéria orgânica.

4 – Luz

Precisa de um local luminoso, porém, com exposição indireta ao sol. A canela gosta de clima úmido. Procure o local mais favorável da sua casa para acomodar o vaso para sua planta não ficar tão incomodada com a mudança de ambiente.

Cultivando a Canela em Casa

1 – Regar diariamente: a rega é essencial para o bom desenvolvimento da sua planta. Molhe de 1 a 2 x ao dia.

2 – Hidrate, mas sem encharcar: molhe a planta a fim de somente umedecer a terra,  pois, o encharcar do solo, pode apodrecer as raízes da canela

3 – Coloque a planta em local iluminado: sempre deixe seu pé de canela em um local arejado e iluminado, não sendo necessário estar diretamente exposta ao sol.

4 – Deixe a planta em local escuro: a canela é acostumada a locais úmidos por isso, o mais indicado é deixar em uma sementeira, com as sementes no substrato, em um local escuro para ganhar força e vitalidade para germinar

5 – Replantio aos 4 meses: logo após 4 meses, as sementes já podem ser transplantadas para o vaso ou recipiente definitivo. O tamanho da planta vai depender do tamanho do vaso onde ela vai crescer

Pé de Canela no Vaso
Pé de Canela no Vaso

Os Principais Benefícios da Canela 

Agora que já sabemos como plantar e cultivar a canela em casa em vasos, confira alguns dos principais benéficos dela:

  • Combate problemas no aparelho digestivo como por exemplo gases, diarreia e espasmos musculares por sua ação anti-inflamatória, anti-bacteriana e anti-espasmódica
  • Equilibra os níveis de açúcar no sangue
  • Combate e alivia a fadiga, melhora o humor e aumenta a resistência ao quadro de estresse
  • É eficaz no combate a doenças no aparelho respiratório, funcionando como um expectorante natural, retirando a umidade anormal das mucosas do pulmão
  • Auxilia na digestão, sua ação é potencializada com a mistura do mel que age como uma enzima facilitando o processo estomacal.
  • Tem antioxidantes que equilibram as taxas de colesterol no sangue
  • A canela tem alto teor de fibras

  • Combate e evita o câncer por conter poderosos antioxidantes que eliminam os radicais livres responsáveis por metabolizar células saudáveis em células cancerígenas como também evita vários tipos de doenças
  • Promove a redução de gordura acumulada no organismo por melhorar a sensibilidade do organismo bem como seus tecidos à insulina
  • Combate e ameniza as cólicas durante o período menstrual por relaxar os músculos uterinos, facilitando a expulsão do sangue.

O Lado Místico da Canela

Além dos benefícios da canela, essa especiaria tem um importante e antigo papel no misticismo, ao longo da história da humanidade, sabia?

Acredita-se que a canela tem a capacidade de atrair as energias positivas para a nossa mente, o nosso corpo e para o ambiente onde se encontra. Muitas pessoas colocam até paus de canela na porta de casa, em objetos pessoais, etc.

Ainda, conta a História, que a canela já fora tão valorizada por civilizações mais antigas, que era oferecida como presente para monarcas e pessoas nobres

Acredita-se também que a canela tem propriedades afrodisíacas – estimulando a libido.

Até hoje,  a canela é muito usada em preparações e rituais místicos. Por exemplo, existe uma simpatia muito tradicional para atrair prosperidade.

Recomenda-se colocar um pau de canela ou um punhado de canela em pó na palma da mão direita, no primeiro dia de cada mês. Então, a pessoa vai até a porta de casa ou do seu trabalho.

Um ritual falado (pode ser mentalmente) deve ser seguido, segurando ainda a canela na mão: “Assim que eu assoprar a canela, a prosperidade invadirá esse local e a minha vida. A canela eu irei soprar e a abundancia irá entrar e ficar.

Lado Místico da Canela
Lado Místico da Canela

Então, assopre a canela. Se for usada a canela em pó, ela se dissipará. Já a canela em pau, depois de assoprada, pode ser deixada em um local que contenha plantas, como vasos, terrenos, jardins, etc.

Canela Para Atração

A canela ainda é usada em rituais para aumentar o poder de atração ou mesmo conquistar aquela pessoa tão especial e desejada. Veja:

Antes de sair de casa – de preferência em uma sexta-feira de lua cheia – tome um banho normal. Mas, depois, providencie uma pouco de canela em pó. Passe um pouco no peito, na altura do coração, perto dos órgãos íntimos, atrás da orelha.

Capriche se você achar que irá encontrar a pessoa que tanto quer. Dizem que esse ritual com canela atrai a pessoa querida. Não custa experimentar, não é mesmo?

Óleo de Canela
Óleo de Canela

Classificação Cientifica Oficial da Canela

  • Reino: Plantae
  • Clado: Angiosperms
  • Clado2 : Magnoliids
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Laurales
  • Família: Lauraceae
  • Gênero: Cinnamomum
  • Espécie: C. verum
  • Nome binomial: Cinnamomum verum

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *