Home / Plantas / Diferencas Entre O Arroz Castanho E O Arroz Branco

Diferencas Entre O Arroz Castanho E O Arroz Branco

Há muitos alimentos que fazem parte da nossa história, e tem nos acompanhados por muito tempo durante todas as evoluções, descobrimentos e melhorias na alimentação.

Mas alguns possuem ainda mais importância do que outros. Seja por sua qualidade extremamente alta para a nossa saúde, seja por suas qualidades medicinais, ou ainda por possuir um sabor delicioso.

Um caso emblemático de alimentos que possuem essas características importantes e especiais é o arroz.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro, está entre os 3 grãos mais produzidos, junto com o milho e o trigo, e faz parte de milhares de culturas, tanto ocidentais como orientais.

No entanto, com o passar do tempo, e para acompanhar as evoluções e novas tecnologias, o arroz também passou por modificações.

E, se antes, tínhamos apenas o arroz tirado da natureza e cultivado, hoje há cerca de 8 tipos diferentes de arroz, cada um com sua importância e função.

Nesse artigo, iremos falar sobre as diferenças entre o arroz castanho e o arroz branco, e você irá descobrir quais são os principais usos e benefícios de cada um.

História do Arroz

Apesar de possuir algumas contradições ou histórias diferentes entre alguns pesquisadores, a história do arroz mais aceita é que ele veio da China, há cerca de 12 mil anos antes do presente.

Os indícios mostram que o arroz foi cultivado pela primeira vez próximo ao Rio Yangtzé. Lá, o arroz selvagem foi transformado em arroz para cultivo. Após um tempo, no 3º milênio na China, o cultivo de arroz foi rapidamente crescendo e se tornando muito comum.

A partir de então, o arroz foi ganhando cada vez mais espaço em outras regiões, e chegou na Índia, no Nepal até chegar no ocidente.

No Japão, o arroz é cultivado há mais de 7 mil anos, e faz parte da cultura e de vários mitos, simbologias, histórias e tradições.

O arroz é tão importante e possui uma simbologia tão grande, que alguns camponeses do Vietnã, por exemplo, ao morrerem, pedem que sejam sepultados em arrozais. No sul do Japão, os produtores de arroz evitam fazer barulho, pois acreditam que o arroz gosta do silêncio e não gosta de ser incomodado.

Com tantas histórias, mitos e simbologias, hoje o arroz é responsável por alimentar mais da metade da população humana, e se tornou, durante o passar do tempo, o terceiro alimento mais produzido, perdendo apenas para o milho e trigo.

Arroz Branco

Como citamos, há diversos tipos de arroz, alguns são criados para produzirem mais, outros para terem um sabor mais característicos, e outros para produzir bolos, biscoitos, entre outros.

O arroz branco é o mais consumido em todo o Brasil. O processo que fabrica ele faz com que sobre apenas o endosperma, ou seja, o amido do arroz. No final da produção, o arroz fica totalmente branco.

Durante o processo de fabricação do arroz, a sua casca é removida, o seu germe, e também, infelizmente, muito dos seus nutrientes. Com o polimento, a aparência do arroz muda, fica mais suavizada e os grãos mais macios.

Além disso, esse tipo de arroz, o branco, recebe a adição de minerais como o ferro e também de algumas vitaminas durante o processo que faz o polimento. O arroz branco é muito rico em carboidratos e também em proteínas.

No entanto, apesar de possuir essas características, todo o processo para deixá-lo branco, faz com que a contração da maioria dos nutrientes seja reduzida, e isso afeta de forma drástica os seus benefícios para a nossa saúde.

Arroz Castanho

O arroz castanho é muito parecido com o arroz branco, os valores nutricionais e componentes são muito parecidos, com a principal diferença de que um, o branco, tem as camadas abaixo da casca removidas, e o outro não.

O arroz castanho, também conhecido como arroz integral, tem apenas a casca externa removida, e por não passar por um processamento tão forte, o arroz castanho é muito rico em magnésio, vitamina B6, fibras e outros minerais e nutrientes importantes.

Outra diferença do arroz castanho e do arroz branco é o tempo de cozimento e preparação. O arroz branco é preparado e cozido muito mais rápido, enquanto o arroz castanho necessita de mais tempo.

O arroz integral preserva a parte do grão que mais contém nutrientes. Isso faz com que ele fique mais saudável, que o sistema gastrointestinal tenha maiores estímulos, e também aumenta o período de saciedade.

Além disso, o arroz integral ainda possui um índice glicêmico melhor, ou seja, ele é convertido em açúcar no sangue em um tempo muito menor do que acontece com o arroz branco. Isso faz com que ele seja um grande aliado no emagrecimento.

Para deixar o arroz castanho mais macio, é recomendado deixa-lo de molho por pelo menos 6 horas de cozinhar.

Benefícios Do Arroz Branco E Castanho

Agora que os dois tipos de arroz foram devidamente apresentados, iremos falar um pouco sobre os principais benefícios que eles possuem.

O arroz integral, ou castanho, por possuir apenas a casca exterior removida, como mencionamos é um aliado muito importante para que auxilia e combate muitas doenças.

Arroz Branco e Arroz Castanho
Arroz Branco e Arroz Castanho

Alguns exemplos, é que ele auxilia o intestino, é ótimo para o nosso coração, muito importante para o cérebro, auxilia em casos de asma, no emagrecimento, contra o câncer, para diabéticos e para os ossos.

Apesar de o arroz branco possuir menos nutrientes e vitaminas, ele ainda é muito utilizado na alimentação geral, pois não possui glúten, possui um índice baixo de gorduras, e é um ótimo acompanhamento para qualquer alimento.

Além disso, ele também possui poucas calorias, que varia entre 100 até 130, e é um cereal considerado rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e também em vitamina E, essas contribuem para a formação de mais glóbulos vermelhos e também para a regeneração das células.

O arroz branco possui bastante carboidrato, e tem como principal função o fornecimento de energia. É ótimo para pessoas que faze exercícios físicos, esportes ou academia. Mas também é ótimo para pessoas comuns, e é, inclusive, o mais consumido no Brasil, como citado.

E você, prefere o arroz branco ou integral? Deixe nos comentários sua preferência!

Veja também

Agerato: Para Que Serve? Quais Benefícios o Ageratum Pode Trazer?

O Agerato, comumente chamado de flor de fio dental, é um concurso anual de gelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *