Home / Natureza / Quem Trouxe a Canela Para o Brasil? Qual é a Sua Origem?

Quem Trouxe a Canela Para o Brasil? Qual é a Sua Origem?

A Canela é um dos ingredientes mais conhecidos do mundo, pois é usado na gastronomia de todos os Países, principalmente no Brasil, onde é indispensável seu uso em determinadas sobremesas.

Antigamente o uso da canela não era o mesmo, onde seu uso é totalmente culinário nos dias de hoje, mas em tempos remotos estudos apontam que a canela era usada para garantir um tempo maior na validade de carnes.

O transporte de carne conseguia ganhar mais algumas semanas de qualidade quando era selada por canela, e por isso a canela se tornou um ingrediente altamente requisitado, onde a mesma chegou a ter o mesmo preço da prata por kg.

Alguns estudos sugerem que o uso da canela como tempero tem a ver com o fato do sabor que a mesma promovia nas carnes ser exclusivo e agradável, fazendo com que usassem sua forma natural em outros tipos de alimentos.

A origem da canela vem exclusivamente de rvores do gênero Cinnamomum muito comum no Sri Lanka, principalmente a variedade Cinnamomum zeylanicum.

A origem do nome dessa árvore e planta é arábica, onde a fonte amomom significa planta com fragrância. Na Europa, a canela era chamada de canella, que significa “tubo”, dado ao formato que a canela assume quando é removida das árvores.

Aliás, a canela é extraída da parte interna das casas de árvores do gênero Cinnamomum.

Um Português Levou a Canela Para a Europa

Árvore de Canela
Árvore de Canela

A canela faz parte das principais especiarias utilizadas no grande comércio de exportação marítima que possuáa Portugal como maior expoente, devido às suas incursões bem sucedidas pelo Mediterrâneo. e pela Ásia.

Na época em que a canela era comercializada apenas pela Ásia Meridional, a mesma custava um valor tão alto que chegava perto do preço do ouro, época essa em que a barcos asiáticos aportavam na África do Sul para abastecer seus navios com outros produtos advindos desse Continente e os trazia para a Europa através do Oceano Atlântico.

Acerca do ano de 1500, os mares eram dominados pelos árabes, indianos e chineses, mas a poder português estudava formas de chegar tão longe com suas embarcações, e com navios armados de canhões e alta velocidade de navegação, a história passou a ser diferente.

Foi no ano de 1505, que Lourenço de Almeida chegou à Colombo, levado à sua costa por ventos adversos.

Lourenço de Almeida, filho do militar vice-rei Dão Francisco de Almeida, um explorador notável, desembarcou no porto de Colombo com sua tripulação e explorou suas terras, trazendo consigo para a Europa inúmeras especiarias, onde uma das principais era a aclamada canela.

Quem Trouxe a Canela para o Brasil?

As explorações portuguesas do território brasileiro trouxeram consigo tudo aquilo que existia na Europa, como toda sua cultura e somente muito tempo depois o Brasil se desvencilhou pobremente desse vínculo.

Nessa época, o comércio de canela já era dominado por Portugal e pela Europa em geral, e não mais sob a sombra dos asiáticos.

Apesar de a canela ter sido trazida do Sri Lanka, onde a árvore Cinnamomum era muito comum e apreciada, constatou-se que no gigante território brasileiro também havia um incontável número de espécies.

Árvore Cinnamomum
Árvore Cinnamomum

Na altura em que a canela começou a ser produzida no Brasil, a mesma era tão comum quanto outros produtos, já que a colonização na América do Sul começou depois de 1550.

Afinal, para responder quem trouxe a canela para o Brasil, basta ter em mente de que essa foi uma especiaria que veio de Portugal, assim como muitos outros produtos, além da cultura, religião e linguagem.

Produção de Canela no Mundo

Atualmente o Brasil é um País produtor e exportador de canela, mas não é seu principal expoente, deixando espaço para os grãos como soja, milho e café. Quem assume as rédeas da exportação e produção de canela atualmente é a Indonésia, China, Vietnã e Sri Lanka.

Em 2014, a Indonésia superou a exportação mundial de canela, atingindo 43% de toda a produção internacional de canela. Nos dias de hoje, anualmente, a Indonésia produz cerca de 90 mil toneladas de canela, gerando uma receita de 85 milhões de dólares.

Atrás da Indonésia se encontra a China, cuja produção está mais focada no tipo Cassia Cinnamon, ou também chamada de Canela-Cássia ou Canela-da-China. As províncias que mais produzem canela-cássia são a de Cantão, Guanxi, Yunnan e Fujian.

No Brasil, a produção da árvore de canela ocorre com maior incidência no Sul, principalmente no Mato Grosso do Sul e no Paraná, especialmente nas dependências da Mata Atlântica, subindo até São Paulo.

Como a concorrência é alta e o preço é relativamente barato, o Brasil mais importa canela do que produz, e as árvores do gênero Cinnamomum são utilizadas para outros fins, como na construção civil e para reflorestamento, onde suas sementes são altamente consumida por pássaros.

Curiosidades Sobre a Canela

A canela provém da casca interna das árvores Cinnamomum, que contam com mais de 400 espécies. Além da canela, a árvore produz excelente madeira de qualidade, utilizada na construção civil em geral, assim como na construção de embarcações.

Além da madeira e da canela em si, a árvore da canela também produz sementes, que são consumidas e distribuídas por pássaros, além das flores que são polinizadas por inúmeros insetos, onde as borboletas e os marimbondos são os principais.

A semente da árvore de canela não é comestível e também não possui o sabor de canela, como muitas pessoas pensam. A canela em si é extraída da parte interna da casca, ou seja, o tronco da árvore de canela também não possui sabor de canela.

A árvore de canela cresce até cerca de 20 metros de altura, e um de seus principais uso é no reflorestamento de áreas, já que elas também promovem sementes apreciadas por animais.

A canela já foi encontrada dentro de sarcófagos egípcios, indicando que a mesma era usada para manter a carne dos cadáveres durando por mais tempo.

Muito se fala sobre a menção da canela na Bíblia, indicando que ela seja um dos ingredientes mais antigos do mundo.

Quer saber mais sobre a canela? Não deixe de conferir nossos outros artigos:

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *