Home / Plantas / Onde é Encontrada a Canela? Canela é Planta?

Onde é Encontrada a Canela? Canela é Planta?

Canela é uma espessa árvore perene da família dos louros (Lauraceae), originária do antigo Ceilão, da vizinha costa de Malabar na Índia e Mianmar, sendo também  cultivada na América do Sul e nas Índias Ocidentais.

Especificamente, provém da camada interna da casca, derivada de dezenas de variedades de árvores perenes que pertencem ao gênero Cinnamomum.  As pessoas concluem incorretamente que canela do Ceilão é a canela verdadeira, em virtude de seu nome científico, Cinnamomum verum. Entretanto Cassia, cientificamente conhecida como cinnamomum cassia, é igualmente considerada uma canela verdadeira.

A variedade “Cassia” (da Indonésia e China) é a mais popular entre as duas variedades, embora a planta “canela do Ceilão” seja considerada o verdadeiro tempero (do Sri Lanka, Madagascar e Seychelles), que é popular para o chá. A principal diferença entre as duas é que Cassia tem mais cumarina do que Ceilão. Esse composto químico tóxico é o que torna o consumo de canela em grandes quantidades uma ideia tão terrível e perigosa e, na verdade, o que torna a canela em geral uma espécie de tempero arriscado para as mulheres grávidas.

Utilidades da Canela

Canela vai bem em pratos salgados, como sopas e tragines (guisado de carne com legumes), e pode fazer maravilhas com carne e frango. Também brilha em sobremesas, como churros e sapateiros, e é bem vindo no café da manhã. A canela nos faz pensar no Natal e nos aconchegar diante do fogo, mas também nos faz pensar em torta de maçã no outono e rosquinhas de açúcar e canela no mercado dos agricultores de verão.

A canela pode ser usada na preparação de vários pratos e bebidas doces e salgados (como café e chá), como agente aromatizante na fabricação de uísque, vodka e conhaque e  para a preservação de alimentos devido às suas propriedades antimicrobianas.

Pode ser usado na rotina de beleza, como um batom, uma máscara facial, um purificador de ar ou um esfoliante para a pele seca. Misturar algumas colheres de canela em uma pasta – com mel ou condicionador real – clareará o cabelo uma vez aplicado. A canela é usada na indústria cosmética na produção de inúmeras loções e cremes. Devido ao seu sabor picante, os batons com canela podem induzir o inchaço dos lábios. Este efeito (lábios vermelhos brilhantes e cheios) não dura muito.

Pode ser usado como repelente de formigas e mariposas. O óleo de canela destrói  larvas de mosquitos, como um pesticida ecológico.

 

Utilidades da Canela

A canela é usada na medicina tradicional para facilitar a digestão e reduzir a flatulência, reduzir o nível alto de açúcar no sangue e como anestésico local. Também mostra poderosos efeitos antivirais. De acordo com análises e estudos, a canela  provou ser benéfica para aqueles preocupados com diabetes. Também existem estudos que sugerem que a canela pode diminuir os níveis lipídicos, como LDL-colesterol e triglicerídeos.

Curiosidade Sobre a Canela

Supostamente, durante uma discussão mesquinha sobre ele passar muito tempo nas corridas, o imperador romano Nero chutou sua esposa no estômago com tanta força que levou à sua morte. Para reparar o assassinato acidental, ele incendiou o máximo de canela que encontrou na pira funerária, uma vez que era uma mercadoria muito mais rara do que é hoje. Em alguma lógica distorcida, Nero achou que isso seria suficiente para mostrar à esposa morta o quanto ele estava arrependido.

No passado – falando no primeiro século – a canela custava um preço absurdo, especialmente em Roma. Era considerado um bem precioso, dada sua alta demanda e baixa oferta. Uma vez iniciada a regularidade da exploração estrangeira, o tempero se tornou mais disponível e, portanto, mais acessível.  Plínio , o Velho, escreveu que 350 gramas de canela valiam mais de cinco quilos de prata, cerca de quinze vezes o valor da prata por peso.

Embora se possa pensar na canela como um sabor leve e divertido, ela tem alguns antecedentes mórbidos. Ajudou a preservar os mortos no Egito antigo (com um perfume agradável), e Moisés, de acordo com o Antigo Testamento, adicionou-o ao óleo sagrado para unção.

Onde é Encontrada a Canela? Canela é Planta?

A canela é uma planta que cresce em florestas tropicais. As pessoas cultivam canela por causa de seu cheiro agradável e aroma picante. Dois tipos de canela são cultivados para uso comercial. Eles têm sabor, cheiro e composição química diferentes. A canela é mais conhecida como tempero, mas também tem vários efeitos benéficos na saúde humana e pode ser usada no tratamento de certos distúrbios. Os óleos extraídos da canela são utilizados na indústria cosmética.

A canela é uma pequena planta perene que pode atingir de 10 a 20 metros de altura. A canela é cultivada na forma de arbusto. A casca de canela é suave, de cor marrom-rosada. Contém numerosos compostos e óleos responsáveis ​​pelo odor agradável e pelo sabor quente e forte. Canela usada na dieta humana é na verdade a casca interna de canela.

As folhas da planta são verdes e ovais, dispostas de forma oposta nos galhos. As folhas são perfumadas devido ao alto teor de óleos aromáticos.  As flores são pequenas e de cor verde. Eles são agrupados em panículas terminais.  A fruta roxa escura da canela é chamada drupa. Tem 0,5 cm. de comprimento e forma elipsoide. A fruta contém uma semente.

Canela é mais do que apenas um tempero popular com sabor agradável. Contém minerais importantes, como ferro, potássio, zinco, cálcio e magnésio. Paus de canela também contêm vitamina A e vitaminas do grupo B. A canela é uma rica fonte de vitamina K, cálcio e ferro, enquanto fornece quantidades moderadas de vitamina B6, vitamina E, magnésio e zinco.  Os constituintes da canela incluem cerca de 80 compostos aromáticos , incluindo o eugenol encontrado no óleo das folhas ou casca de canela.

O cianaldeído é uma substância isolada da casca de canela que impede a coagulação do sangue. Pode prevenir derrame e doenças arteriais.  Canela pode induzir alergia em pessoas sensíveis. Também pode induzir distúrbios hepáticos e renais quando consumidos em grande quantidade devido à substância tóxica chamada coumarina.  A canela vive de 30 a 40 anos na natureza.

 

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *