Home / Plantas / Pé de Damasco: Como Fazer Mudas, Onde Encontrar e Imagens

Pé de Damasco: Como Fazer Mudas, Onde Encontrar e Imagens

Você sabe onde encontrar um pé de damasco? Eles estão espalhados por várias regiões do mundo. 

São de origem chinesa, porém, a ampla disseminação e facilidade de adaptação da planta favoreceram para que o damasco torna-se uma fruta conhecida por todo nós. 

Conheça abaixo as principais características do damasco, além de imagens, onde encontrar a damasqueira e como fazer mudas da planta! 

Pé De Damasco: Principais Características

O pé de damasco possui característica específicas e uma excelente opção para quem deseja cultivar uma planta frutífera com poucos cuidados. 

O damasco, cientificamente é conhecido como Prunus Armeniaca, está presente na mesma família das ameixas, dos pêssegos, da nectarina, das cerejas, a família Rosaceae.

Essa que é composta não apenas por árvores frutíferas, mas também por árvores ornamentais, que dão belíssimas flores, como é o caso das roseiras, fotíninias, filipêndulas, entre muitas outras. 

Apenas nesta família estima-se que estão presentes mais de 4.800 espécies de plantas. 

O pé de damasco, ou damasqueiro como é conhecido popularmente, pode crescer muito, até os incríveis 9 metros. 

Porém, vale lembrar que tudo é questão do espaço em que ele é plantado, pois existem damasqueiros cultivados em vasos ou hortas com tamanho reduzido, que crescem apenas alguns metros.

Então para cultivá-lo, pode ser tanto como árvore, em um espaço maior, quanto arbusto, em espaço reduzido e até quem sabe, em um pomar.

Independente do tamanho, suas folhas são redondas, largas de coloração verde claro, com pequenas “serras” na extremidades, enquanto os galhos são finos, alongados e de coloração marrom. 

O pecíolo é avermelhado e suas flores são muito belas, podendo ser tanto brancas, quanto rosas. 

É uma árvore que adora sol, mas também se dá muito bem regiões com clima temperado. Tal fato facilitou sua disseminação pelo mundo todo. 

Ela não exige uma grande quantidade de água como outras plantas e pode, acima de tudo, resistir a temperaturas mais elevadas. 

Porém, sem exagero, como toda planta, ela necessita de água e sol para se desenvolver, mas a questão é a respeito da quantidade.

Damasco no Pé
Damasco no Pé

Então se deseja cultivar um damasqueiro, lembre-se de regular bem as quantidades de sol e água que a árvore irá receber, para isso, você precisa escolher o local ideal para o plantio (que falaremos abaixo).

E você sabe qual é a fruta oriunda do damasqueiro? O damasco,é claro! 

Conheça abaixo as principais características do damasco, uma fruta muito consumida de maneira ressecada, porém, quando falamos do seu consumo in natura, a fruta ainda não é tão disseminado e conhecida por todos.

Conheça O Fruto Do Pé De Damasco

Fruto Do Pé De Damasco
Fruto Do Pé De Damasco

O damasco é uma fruta deliciosa, redonda e pequena, com apenas alguns centímetros, ela possui a coloração exterior amarelada, com diferentes tons de laranja. 

 É uma fruta riquíssima em propriedades, sem falar na alta concentração de fibras que possui. 

Sendo assim, ela é muito consumida em sua forma ressecada, ou seja, o fruto passa por um processo de ressecamento antes de ser consumido.

Inclusive, o consumo de licores, geleias também é mais comum por aqui do que o consumo da fruta natural. 

O interior da fruta também possui coloração amarelada, porém, com tons mais escuros, ela é fibrosa, com polpa macia e saborosa. 

Ela contém um caroço no seu interior, esse que é a semente do damasqueiro, que possui coloração marrom com pequenas variações de textura. 

É uma fruta excelente, que proporciona diferentes benefícios para a saúde humana. Com grandes quantidades antioxidantes, ela favorece a saúde bucal, a visão, o sistema imunológico e claro, o organismo como um todo. 

Então por que não possuir um pé de damasco na sua casa e usufruir de todos esses benefícios? 

Vamos mostrar o passo a passo para você encontrar mudas e cultivar o pé de damasco em casa! 

Como Fazer Mudas E Plantar O Pé De Damasco

Para possuir um pé de damasco na sua casa, você precisa se atentar a alguns detalhes como: 

Espaço

Como falamos acima, o damasqueiro pode crescer muito ou pouco, tudo depende do tamanho do espaço que ele for cultivado, para isso, veja a disponibilidade da sua casa. 

Tem quintal, jardim ou vai cultivá-lo em vasos? Isso influenciará diretamente no crescimento da planta. Então é um fator essencial que você deve prestar muita atenção. 

Sementes Ou Mudas

Mudas de Damasco
Mudas de Damasco

Você pode adquirir uma semente, germina-la, esperar crescer e depois plantá-la diretamente na terra. Porém, esse processo demora um pouco. 

O mais indicado é que procure por mudas de damasqueiro, você pode encontrar na internet, em lojas agrícolas, feiras, ou pedir para um vizinho que possua a árvore. 

Depois de adquirir sua muda, lembre-se que você também poderá reproduzi-la. 

É simples, basta cortar a árvore em sua extremidade, deixar a raiz desenvolver na água e retorná-la à terra, para que cresça e se torne uma bela árvore. 

Escolha qual for melhor para você! 

Terra

A terra é fator determinante na saúde e no desenvolvimento de qualquer planta. 

Ela precisa ser rica em nutrientes, bem drenada, com matéria orgânica suficiente que favoreça o crescimento da planta.

Se precisar, não exite em usar adubos, dê preferência aos naturais, como cascas de frutas, de ovos e tudo que for matéria orgânica, que fornece energia para a árvore crescer. 

Água

Pode parecer óbvio, mas vale sempre lembrar: Não deixe, em hipótese alguma, a árvore sem água, ela secará em instantes e provavelmente morrerá. 

Apesar do damasqueiro não precisar de muita água, ele necessita de regas regulares, que variam de 1 a 3 vezes na semana, sobretudo quando a árvore ainda está pequena e em fase desenvolvimento. 

É importante lembrar também que você não pode encharcar a terra e deixar água acumulada, pois isso afeta e prejudica a planta.

Época Do Ano Ideal

Vale destacar que para o plantio do damasqueiro ser concluído com sucesso, o ideal é que você plante entre o inverno, primavera ou outono. Dê preferência para as épocas com temperaturas mais amenas e longe do sol escaldante. 

Essas foram as dicas para quem deseja plantar o pé de damasco! Para mais informações, veja outros posts do Mundo Ecologia e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! 

 

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *