Home / Plantas / Rosa Branca: Benefícios Do Chá E Nome Cientifico

Rosa Branca: Benefícios Do Chá E Nome Cientifico

Existem flores que, além da beleza física, ainda possuem inúmeras propriedades medicinais que nos ajudam em muitos aspectos. Dentre elas, está a rosa branca, cujo chá pode ser um grande aliado da nossa saúde.

Vamos descobrir o porquê, além de saber como fazer esse chá tão benéfico.

Características Básicas Da Rosa Branca

De nome científico Rosa Alba L., a rosa branca é uma flor híbrida, cujo parentesco é incerto, e que era cultivada na Europa desde os tempos mais antigos. As suas formas cultivadas possuem pétalas tanto brancas, quanto cor-de-rosa. Inclusive, boa parte delas possui inúmeras pétalas, o que deixa a flor bem “cheia”, dando um aspecto bem bonito a ela. Porém, exemplares híbridos também podem ser produzidos nas cores amarela e vermelha, apesar de não ser muito comum.

Sendo basicamente arbustos, cujos caules e folhas são azul-esverdeados, as rosas brancas florescem apenas no verão. Uma característica bem marcante dessa planta é que ela é bastante resistente a todo tipo de doença, e é justamente por isso que são espécies bastante usadas na produção de híbridos que resistam a climas mais extremos, como são os casos do norte da Escandinávia e no Canadá, por exemplo.

E, claro, tamanha é a sua resistência que isso permite que ela seja uma ótima opção para ser usada de forma alternativa em benefício da nossa saúde, especialmente, na forma de chá.

Quais As Propriedades Do Chá Da Rosa Branca?

Chá de Rosa Branca na Xícara
Chá de Rosa Branca na Xícara

Recentemente, estudos comprovaram que a rosa branca possui, sim, muitas propriedades medicinais, entre elas, a de ser bactericida e fungicida. Além disso, compostos flavonoides encontrados na flor têm atividades anti-inflamatórias.

Descobriu-se também que os seus óleos essenciais auxiliam no controle da oleosidade da nossa pele, sendo indicados tanto para peles oleosas, quanto para as secas. Isso é possível porque essas substância presentes na rosa restauram o pH da pele, fechando os seus poros, e promovendo a hidratação. O produto também age contra erupções na pele.

Bom também ressaltar, ainda em se tratando da pele, a rosa branca ajuda a retardar o envelhecimento precoce, em decorrência dos antioxidantes que existem nela. Ah, e também protege um pouco contra a ação do sol sob a pele.

Além disso, os óleos essenciais dessa flor possuem propriedades antibacterianas, sendo usados tanto para o tratamento da acne, quanto para olheiras e conjuntivites. E, isso sem contar que ainda ajudam a diminuir a tensão, relaxando o corpo.

Outras Indicações Para O Chá De Rosa Branca

Esse tipo de chá também pode ser utilizado para lavagem vaginal, sendo bastante adequado para irritações na mucosa em decorrência do calor e do suor. Se for esta a finalidade. Você vai precisar colocar uma rosa branca grande e inteira em água bem quente. Depois que a mistura amornar, é tomar um banho com essa infusão, ainda morna.

Sabe a receita que demos aqui para tomar esse chá, pois ele é um excelente calmante? Pois bem, ingerindo a bebida, ela também serve contra prisão de ventre, além de ser bastante eficaz contra inflamações digestivas. Também é bastante eficaz contra inflamações do útero e dos rins.

Não se preocupe, pois, por ter um aroma bastante suave e agradável, o chá pode ser tomado sem que se corra o risco de sobredosagem. Lembre-se, no entanto do alto poder calmante dele. Se tomar demais, certamente, você terá um sono mais prolongado do que talvez gostaria. Já no caso de crianças, o mais aconselhável é usar chás de ervas diluídos para evitar que elas também fiquem extremamente sonolentas.

Não só Das Pétalas Vive a Rosa Branca E Suas Propriedades

Além das pétalas em si, e que são ótimas para fazer chás, infusões e compressas para diversas finalidades, a rosa branca tem outras partes de sua anatomia que podem muito bem ser aproveitados, como é o caso do caule e dos seus botões. Pra se ter uma ideia, pesquisas recentes demonstraram que essas partes da flor são ricas em vitamina C, substância importantíssima para o organismo absorver minerais, como o ferro, por exemplo.

Ainda houve outra descoberta importante nessas pesquisas: no processo de secagem, a rosa branca perde nada menos do que 60% dessa vitamina C. E é justamente por isso que o mais indicado é consumí-la no chá ainda crua, pois, dessa forma, as suas principais propriedades não se perderão no meio do caminho.

Modos De Fazer O Chá Da Rosa Branca E Suas Utilidades

Chá de Rosas Brancas, Pronto Para Servir
Chá de Rosas Brancas, Pronto Para Servir

Basicamente tudo o que você irá precisar para fazer os chás de rosa branca são as suas pétalas, mas você também pode (e deve) usar as suas sementes também. Um dos mais usados é um que serve para limpeza de pele, e cujo preparo é bem simples. Basta pegar as pétalas e as sementes da rosa, e adicionar tudo em água fervente. Depois de esfriar, é só levar à pele.

Outra forma de fazer um ótimo chá de rosa branca é aquele que pode ser usado como calmante. Nesse caso, é só colocar cerca de 10 g de pétalas e sementes em aproximadamente 500 ml de água fervente, adicionando uma colher de sopa de mel. O procedimento? Beber cerca de três vezes ao dia, e ver o resultado surgir!

Mulher Tomando Chá de Rosas Brancas
Mulher Tomando Chá de Rosas Brancas

E, pra finalizar, ainda existe um ótimo chá que serve para irritação nos olhos, mais precisamente, contra alergias e conjuntivites. O recomendado é colocar 2 copos de água para ferver junto com 10 pétalas muito bem, lavadas, por um período de mais ou menos uns 10 minutos. Quando a mistura ficar morna, o procedimento é lavar os olhos ou simplesmente fazer compressas com algodão embebido nesse chá. O recomendado é o seu uso a cada 2 horas.

Esperamos que tenham gostado das dicas, e usem a rosa branca como assim desejarem. E, lembre-se de que quando for comprá-la, é preciso ficar atento para conseguir a autêntica espécie de rosa branca. A flor verdadeira pertencente somente à família Rosaceae, e é resultado de um plantio que seja orgânico e que não dá em estufa. Fique atento, portanto, para não acabar comprando uma que não tenha nada a ver com a finalidade que você procura.

Veja também

Comer Abacate com Açúcar Faz Bem? E Abacate Batido?

O abacate é uma das frutas preferidas do brasileiro, seja batido em uma vitamina com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *