Home / Plantas / Como é Chamada a Parte Comestível do Cogumelo?

Como é Chamada a Parte Comestível do Cogumelo?

Cogumelos são pequenos organismos vivos que se parecem com guarda-chuvas. Não são plantas porque não têm clorofila , o material verde que as plantas usam para fazer comida. Cogumelos obtêm sua comida das plantas vivas ou mortas ao redor deles. Os 3.000 tipos de cogumelos em todo o mundo pertencem ao grupo dos fungos .

Micélio

Um cogumelo tem duas partes. A parte subterrânea é chamada de micélio. Obtém comida para o cogumelo. Às vezes morre rapidamente, mas se conseguir comida suficiente, pode viver centenas de anos.

Micélio
Micélio

Esporóforo

O corpo comestível em forma de guarda-chuva de um cogumelo que podemos ver é chamado de fruta ou esporóforo. Só vive por alguns dias. A fruta começa como um pequeno botão que cresce em um talo e uma tampa . O caule  cresce rapidamente porque pode absorver muita água. Quando a tampa se torna maior, ela se desdobra como um guarda-chuva. Logo pequenos pratos, chamados brânquias, aparecem sob a tampa do cogumelo . Eles têm pequenas sementes ou esporos neles. Quando esses esporos caem do cogumelo, o vento os afasta. Se eles caírem em uma área quente e úmida, um novo micéliose desenvolve .

Cogumelos podem ter um diâmetro de até 40 cm. Embora alguns possam ser muito coloridos, a maioria dos cogumelos é branca, marrom ou amarela.

Para o Que Serve

Alguns cogumelos são comidos como comida saborosa . Nós os usamos para dar sabor a carne ou sopa ou misturá-los em saladas. Eles têm muita vitamina B , assim como minerais como ferro e fósforo .

O cogumelo de campo comum é normalmente branco com brânquias marrons ou rosadas . Eles são freqüentemente cultivados em salas úmidas e escuras, onde a temperatura é sempre a mesma. Então eles são levados para lojas e mercados onde são vendidos a preços altos.

O mais conhecido e mais amplamente consumido cogumelo é o cogumelo de botão. Tem um talo curto e espesso e uma tampa branca . Cogumelos de botão são encontrados em todos os tipos de alimentos, desde pizzas a saladas e ensopados .

Trufas

Trufas
Trufas

Trufas são cogumelos que crescem completamente no subsolo. Cães e porcos podem sentir o cheiro deles e encontrar os lugares onde crescem. Estes cogumelos são muito caros e podem ser consumidos em restaurantes de luxo em todo o mundo.

Cogumelos Venenosos

Outros tipos de cogumelos são venenosos . Eles produzem substâncias químicas chamadas toxinas . Algumas toxinas levam a diarreia ou outras doenças, alguns cogumelos são até mortais. Eles podem causar danos ao fígado ou atacar os rins . A menos que você receba tratamento rápido , a morte pode ser muito rápida.

Dois cogumelos muito mortais são a morte e o anjo destruidor. O limite da morte aparece em várias cores, e é por isso que é difícil identificá-lo . Tem mais de vinte tipos diferentes de veneno . O anjo destruidor é um belo cogumelo branco que cresce no verão e no outono.

Muitas vezes é muito difícil para as pessoas diferenciarem entre cogumelos comestíveis e venenosos. Então, nunca coma um cogumelo que encontrar, a menos que você saiba o que é.

Ecologia

Cogumelos ajudam as plantas a crescer. Juntamente com as bactérias, elas ajudam os materiais mortos e os minerais a voltarem para o solo, para que possam ser usados ​​novamente. Alguns são úteis no controle de pragas de culturas .

Os chineses usaram cogumelos na medicina por centenas de anos. Certos tipos são transformados em tônico e usados ​​no tratamento de doenças . Os cientistas descobriram que alguns cogumelos evitam alta pressão arterial .

Características do Cogumelo

O corpo do cogumelo armazena nutrientes e outros compostos essenciais, e quando material suficiente é armazenado e as condições estão certas, eles começam a frutificar.  Produzir cogumelos. É um reino oculto. A parte do fungo que vemos é apenas o “fruto” do organismo. O corpo vivo do fungo é um micélio feito de uma teia de pequenos filamentos chamados hifas. O micélio geralmente fica escondido no solo, na madeira ou em outra fonte de alimento. Um micélio pode preencher uma única formiga ou cobrir muitos acres. As hifas ramificadas podem adicionar mais de meia milha (1 km) de comprimento total ao micélio por dia. Essas teias vivem invisíveis até desenvolverem cogumelos, puffballs, trufas, suportes, copos, “ninhos de pássaros”, “corais” ou outros corpos frutíferos. Se o micélio produz corpos de frutificação microscópicos, as pessoas podem nunca notar o fungo.

Valor Nutricional

Os cogumelos são nutritivos: eles são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, especialmente niacina e riboflavina, e são os mais ricos em vegetais quanto ao teor de proteína. Mas como eles são pobres em gordura e calorias, os nutricionistas ocidentais erroneamente os consideraram sem valor nutricional. No entanto, na forma seca, os cogumelos têm quase tanto proteína quanto carne e uma quantidade significativa de carboidratos complexos chamados polissacarídeos. Os cogumelos Shiitake estão entre os mais deliciosos e muito nutritivos.

A História do Cogumelo 

Cultivo do Cogumelo
Cultivo do Cogumelo

A palavra cogumelo é derivada da palavra francesa para fungos e moldes. Um dia, por volta de 1650, um produtor de melão perto de Paris descobriu cogumelos crescendo em seu fertilizante de crescimento. Ele decidiu cultivar comercialmente essa nova iguaria exótica e introduzi-la em restaurantes parisienses exclusivos. Foi nessa época que o cogumelo recebeu o apelido de “cogumelo parisiense”. Mais tarde, o jardineiro francês, Chambry, descobriu que as cavernas tinham o ambiente certo, fresco e úmido para o cultivo de cogumelos, depois que um cultivo em larga escala de cogumelos se desenvolveu nas cavernas de Paris.

Popularização do Cogumelo

Popularização do Cogumelo
Popularização do Cogumelo

Nos primeiros anos, o cogumelo ainda era muito exclusivo e só estava disponível para a elite. No entanto, desde então, melhores e mais eficazes métodos foram desenvolvidos e tem havido um enorme aumento no cultivo de cogumelos. Foi somente depois de 1950 que o consumidor holandês se familiarizou com o cogumelo e, entretanto, há várias áreas na Holanda que se especializam no cultivo de cogumelos, principalmente ao sul dos grandes rios.

A maioria dos cogumelos cultivados para consumo humano hoje é feita em ambientes controlados e esterilizados. O tipo mais popular que representa 90% dos cogumelos consumidos nos EUA é o cogumelo botão branco. A versão marrom do Agaricus bisporus chamou os Crimini, e sua versão madura, Portobello, também é um popular cogumelo comestível.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *