Home / Animais / Diferenças Entre as Raças Pug Nabuco, Abricot e Anjos

Diferenças Entre as Raças Pug Nabuco, Abricot e Anjos

Os pugs são cães braquicefálicos, ou seja, de focinho achatado (tal como as raças Shih Tzu, Buldog, Boxer e Pequinês), com origem provável na China Antiga.

São classificados como cães de companhia, e possuem como características físicas mais marcantes a pele enrugada na face, os olhos expressivos e o focinho chato quando olhado de perfil.

Quem opta por criar pugs como cães domésticos possui a vantagem da raça ser carinhosa, porém sem demonstrar carência excessiva; latir pouco; ser licenciosa e limpa; gostar de crianças, idosos e até mesmo outros animais de estimação; assim como não demandar muita atividade física.

Embora possua características em comum à raça, as cores do pug podem variar de tom, permitindo que o mesmo receba uma classificação adicional.

Neste artigo, você conhecerá as diferenças entre o pug Nabuco, pug Abricot e pug Anjos.

Então venha conosco e boa leitura.

Pug História da Raça e Curiosidades

Na China, esses cães eram classificados como “cães de boca curta”. Precursores da raça foram descritos desde o ano 700 a. C. A raça, propriamente dita, foi descrita no ano 1 d. C.

Acreditava-se que os antecessores da raça pug, assim como do cão pequinês e Spaniel Japonês eram o Lo-sze e o Lion Dog.

A China, dentro das suas crenças místicas, procurava formatos nas rugas do pug que remetessem a símbolos do alfabeto chinês. O símbolo que passou a ser mais procurado foi o de três juntas, o qual representava a palavra “princípe” em chinês.

Ao final do século XVI, a China iniciou suas negociações com Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda, resultando na exportação de cães pequenos (dentre os quais, o pug estava incluso) para o Ocidente.

A raça se popularizou na Europa, e o mais curioso é que em cada país recebia um nome específico. Na França, era chamado de Carlin; na Itália, de Caganlino; na Alemanha, de Mops; e na Espanha, de Dogulhos.

A padronização da raça ocorreu no início do século XIX, levando em conta a variabilidade de cores e as características em comum da raça.

A raça já chegou a ser chamada de “Mastiff Holândes”, em razão de suas semelhanças com o cão Mastiff.

A primeira vez que o pug participou de uma exibição foi no ano de 1861.

Pug Características Físicas

A altura média deste cão pode atingir até 25 centímetros (tanto para os machos, quanto para as fêmeas). O peso está compreendido entre 6,3 a 8,1 quilos, valores que são considerados relativamente elevados em relação ao comprimento do animal.

Características do Pug
Características do Pug

A cabeça é relativamente redonda quando olhada de frente, e com focinho achatado quando olhado de perfil. Os olhos são redondos, escuros e expressivos. As orelhas possuem cor preta. As rugas da face apresentam coloração mais escura no interior do que no exterior.

O corpo é pequeno e compacto, porém um pouco musculoso. A cauda é de formato ligeiramente enrolado.

O cão pug pode ser encontrado em muitos tons, sendo 5 deles considerados os principais: fulvo, abricot, prata, branco e preto. Independente da cor, todos os pug possuem uma máscara de cor preta na face.

Pug Comportamento

O pug possui uma personalidade adorável, pois é bastante fiel ao seu dono e gosta de acompanha-lo com frequência.

É considerado como uma das raças mais dóceis, já que é bastante sociável e se adapta com facilidade à pessoas estranhas, assim como a novos ambientes.

Late pouco. O latido do pug também traz a característica de ser bastante peculiar, já que se parece muito com um roncado e é intervalado com grunhidos (os quais podem aparentar que o cão está se engasgando). Esse mesmo latido pode se modificar quando a intenção do cãozinho for estabelecer comunicação. Nestes casos, o som do latido se torna mais agudo e longo.

Diferenças Entre as Raças Pug Nabuco, Abricot e Anjos

Mesmo com a variabilidade de tonalidades do cão pug, algumas literaturas preferem sintetizar esta classificação para as cores preta e abricot (classificação que envolve as demais cores).

Em outros casos, o ‘padrão’ isolado de abricot pode ser definido como um tom de creme com maior tendência ao alaranjado. Pugs com cor creme em tom mais claros- considerados fulvos- seriam classificados como “Nabuco”; ao passo que cães em tom branco seriam classificado como “Anjos”.

Uma curiosidade em relação à coloração, é que há um sexto tipo, o qual não é considerado em muitas literaturas: o pug tigrado, resultante de cruzamentos da raça com o bulldog francês. O padrão de coloração do pug tigrado é formado por listras marrons e cinzas, sendo que alguns indivíduos também podem apresentar manchas brancas.

Pug Dicas de Cuidados

Para manter a pelagem sempre bonita, a escovação de pêlos deve ser realizada pelo menos uma vez por semana.

É importante remover a umidade e limpar com frequência as rugas/dobrinhas da face, pois caso estejam úmidas, há risco de assaduras e proliferação de fungos. O espaço entre as rugas pode ser limpo com soro fisiológico e sempre secado após o processo.

Os olhos saltados também demandam uma recomendação especial para esta área. A sugestão é limpá-los com soro fisiológico, removendo o excesso com o auxílio de uma gaze. Quando aparecerem secreções ou machucados, é imprescindível levá-lo ao veterinário imediatamente, já que estes sinais podem favorecer infecções mais graves que resultem perda da visão ou até mesmo dos olhos.

Oferecer doces, alimentos gordurosos ou muito condimentados é desaconselhável, pois esta raça já possui uma tendência natural à obesidade. A sugestão é, para os adultos, oferecer ração duas vezes ao dia, sempre deixando à disposição um pote com água limpa e fresca.

Os pugs não devem ficar fora de casa. A cama para dormirem deve ser confortável, limpa e protegida de correntes de ar, assim como de mudanças bruscas de temperatura. No verão, aconselha-se usar ar-condicionado para manter a temperatura abaixo dos 25°C.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre o cão pug, nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

MEDINA, A. Tudo sobre cachorros. Pug. Disponível em: < https://tudosobrecachorros.com.br/pug/>;

Petlove. Quais são as cores do Pug? Disponível em: < https://www.petlove.com.br/dicas/quais-sao-as-cores-do-pug>.

 

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *