Home / Animais / Origem do Cachorro da Raça Pug, História e de Onde Vem o Nome

Origem do Cachorro da Raça Pug, História e de Onde Vem o Nome

Os cachorros são animais domesticados extremamente famosos entre os seres humanos; principalmente no Brasil, onde é muito comum ter mais de um cachorro por casa, algo que já não é tão comum nos outros países do mundo.

Toda essa fama dos cachorros faz com que exista um verdadeiro universo ao redor deles, com filmes, produtos, séries e até mesmo hotéis. Além disso, isso aquece muito o mercado de migração de raças, como é o caso de cães que vêm para o Brasil e vão para outros países do mundo mesmo não sendo originários daquele local.

O pug é um exemplo de raça de cachorro que não nasceu no Brasil mas que agora vive em nossas terras porque acabou sendo trazido pelo ser humano por meio de uma migração não natural, e é por isso que é tão interessante estudarmos a origem e a história desse animal.

Portanto, continue lendo para aprender mais sobre a origem dessa raça, a sua história, qual é a origem do nome da raça e até mesmo curiosidades e fotos sobre ela!

Origem da Raça Pug

Como você já deve ter entendido, o pug não é um animal que se originou no Brasil, mas sim em outro país. A verdade é que esse animal não possui origem na Europa e nem na América, mas sim na Ásia, mais especificamente na China.

O pug é uma raça tipicamente chinesa que acabou sendo trazido para outros países e passou por diversas adaptações ao longo da vida. Veremos mais para frente exatamente a história desse animal.

Porém, muito provavelmente você já viu alguém falando que o pug é um animal modificado e não entendeu muito bem o que isso significava. A verdade é que uma grande parte das raças de cães que conhecemos é feita por meio de intervenção humana.

Cachorro da Raça Pug

O que isso significa? Que o ser humano mistura raças com características que o agrada e cria uma nova raça de cachorro, e foi isso o que aconteceu com o pug. Porém, o cachorro acabou desenvolvendo diversos problemas de saúde e atualmente é uma das raças que apresenta mais problemas, já que suas características físicas fazem com que ele sinta dor e não consiga viver saudável.

Por isso, é importante lembrarmos que apesar da história interessante por trás do pug, existe toda uma comoção por conta da origem de sua criação que não foi nada benéfica para o animal.

História da Raça Pug

Já sabemos que o pug teve origem na China, mas como ele acabou vindo parar aqui?

A verdade é que ele foi levado para a Europa pelos holandeses pela Companhia Holandesa das Índias Orientais no século XVI e acabou se tornando um cão de colo para as mulheres holandesas ricas da época. Após isso, a raça foi se espalhando por toda a Europa: Itália, França, Alemanha e depois Inglaterra, onde sua estética foi ditada assim como é nos dias atuais.

Um sinal da importância dessa raça é o fato de que Napoleão Bonaparte, Maria Antonieta, Guilherme de Orange e até mesmo o Duque de Windsor possuíam pugs como animal de estimação, o que faz dele uma raça nobre.

Após chegar na Europa o pug acabou se espalhando para a América por conta da colonização; isso significa que ele muito provavelmente chegou ao Brasil por conta dos portugueses, holandeses ou italianos, os 3 povos que mais imigraram para nossas terras.

Atualmente, o pug é uma paixão nacional e é tão enraizado em nossa cultura que muitas pessoas nem sabem que essa raça não é brasileira, já que a única característica dele que nos mostra isso é o seu altíssimo preço de mercado, já que se trata de um animal de raça e importado.

Origem do Nome “Pug”

O nome “pug” é fofo e realmente combina com a raça do animal. Porém, você já parou para pensar o que ele significa? A verdade é que não existe uma resposta exata para isso, apenas suposições com relação ao nome do animal; por isso, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

A teoria menos aceita é a de que o nome pug é originado de uma espécie de sagui que possui o mesmo nome; apesar disso, muitas pessas não entendem muito bem qual seria a relação do sagui com o cachorro nesse caso.

Outra teoria (mais aceita) é de que os ingleses foram responsáveis por esse nome, já que a raça era chamada de “pug-dog” que significa em português “cão diminuto / pequeno” o que faz muito sentido quando levamos em conta o seu tamanho extremamente pequeno para os padrões europeus de cães.

Portanto, não existe uma resposta exata com relação a origem do nome pug, mas muito provavelmente a teoria mais aceita está certa, já que os ingleses citaram o padrão estético do animal e o nome da raça está em Inglês e é pronunciado também em Inglês.

Qual você acha que é a teoria que faz mais sentido? Conta para a gente!

Curiosidades Sobre o Pug

Agora vamos ver algumas curiosidades sobre o pug que você provavelmente não sabia, principalmente porque esse texto focou apenas na história e no nome do animal.

  • Os pugs estão representados em diversos quadros nobres antigos, o que mostra que eles realmente faziam parte do dia a dia da nobreza;
  • Ele é um animal de temperamneto calmo e dócil, o que o torna fácil de lidar;
  • Essa roça adora ficar no colo, o que explica muito bem porque ele é considerado um cão de colo das holandesas antigas;
  • Um pug pode pesar até 8kg;
  • Esse é um animal muito sensível e exposto a doenças, por isso exige diversos cuidados e investimentos em veterinários;
  • Doenças comuns que ocorrem no pug: dermatite, obesidade, problemas para respirar, olhos secos e conjuntivite;
  • A corda do pug se enrola assim como a de um porquinho;
  • Ele pode ser também chamado de Carlini ou Carlino, sendo que esse nome teve origem na França

Quer saber mais curiosidades sobre o pug? Leia também: Curiosidades Sobre a Raça de Cachorro Pug e Fatos Interessantes

 

 

Veja também

Dois Golfinhos-De-Commerson

Golfinho-De-Commerson: Características, Nome Científico e Fotos

Os golfinhos são conhecidos por serem animais amigáveis, belos e brincalhões. Neste artigo, conheça as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *