Home / Plantas / Dália De Cama: Características, Nome Científico, Cultivo E Fotos

Dália De Cama: Características, Nome Científico, Cultivo E Fotos

As diárias em geral são plantas muito lindas. São altamente procuradas por sua beleza cultivadas por chamar entanto atenção e por serem tão diferente de outras flores. Seu perfume e sua abertura são o que mais tora essa planta é tão singular. É uma flor grande, cheia de pétalas, e muito vivida em suas cores e formatos. Vamos entender mais sobre essa planta e poderá plantar ela no quintal da sua casa.

Sobre As Dálias

É possível reconhecer uma dália de longe. Provavelmente ela vai se destacar entre qualquer outra flor. Ela pode ser comparada com girassóis em relação ao seu tamanho e a quantidade de pétalas, ainda assim, ela o ultrapassa.  Ela é muito usada por paisagistas, floristas, e arranjadores em canteiros, ou até como destaque de jardins e arranjos. Pode ser usada como flor de corte, porém não é muito recomendado. Seu cultivo é muito simples, por isso é muito mais fácil ter um vaso com terra, pois o manuseio correto é muito simples e fácil de fazer.  Essa planta vai agradar até aqueles que têm dificuldade em manter um jardim ou plantas em casa. Não exige tanta atenção, só é necessário manter os cuidados corretos, esses poderão fazer com que sua florescência chegue e surpreenda com sua beleza.

Características e Informações: Dália De Cama

Em relação às características gerais, a dália de cama é uma planta herbácea, e essa é uma de suas únicas fraquezas ou fragilidades. Sua flor é muito grande e seu caule muitas vezes não aguenta, por isso ela exige que seja acompanhada por uma estaca para que seja mais resistente a rajadas de vento. Essa é uma das únicas exigências fora os cuidados simples.

Existem diversos tamanhos e tipos de dálias, sua florescência é um show a parte, isso porque, quando a maioria das flores de um jardim já estão caindo, murchando ou no fim de sua florescência, é o momento em que os botões das dálias começam a se abrir. Praticamente, seu período de florescência é no final da primavera e inicio do verão.

O nome científico das dálias em geral é Dahlia hybrid. Dália de Cama não é exatamente uma espécie, é o nome que se dá em relação a formação de suas pétalas. Algumas dálias abrem mais, e tem menos pétalas, assim seus miolos aparecem mais, outras abrem bastante, porém há tantas pétalas que seus miolos não aparecem. Essa característica chama-se cama. Isso porque ela fica coberta de pétalas.

Cultivo De Dália

O cultivo da dália é muito simples. Se você encontrar uma dada na rua, você pode facilmente retirar um dos seus ramos e usar como uma muda. Esse é o método mais rápido crescimento da Natália. Plante uma muda cerca de 15 cm de profundidade de um sono que esteja preparado. Em seis meses os primeiros botões já começaram a aparecer.

  • Como Preparar o Solo: você pode comprar um solo que já seja nutrido ou utilizar o solo que você já tenha. Para isso, prepare o local em que ela será plantada. A primeira camada precisa ser de pedras, e então faça uma mistura de terra com areia e nutrientes, para poder receber a muda de dália. Assim que é mistura estiver pronta. Faça buraco de em média 15 cm e plante a muda. Faça a primeira regra não tendo a terra úmida e certificando-se de que está drenando com facilidade.
    Dálias de Cama
    Dálias de Cama
  • Como Regar A Dália: A Dália não é uma planta muito exigente em relação à água. Por isso requer regas somente quando o solo estiver seco. Para saber exatamente quando precisa regar, faça uma checagem semanal. Coloque o dedo no solo. Caso seu dedo saia sujo de terra, significa que o solo está úmido. Caso seu dedo saia seco, precisa ser regado. Análise também o clima da sua cidade, e regue de acordo com o que ela precisar. Nunca deixe o solo encharcado, e também nunca regue muito perto de sua raiz ou seu caule. A raiz da dália se desenvolve em bulbos. Esses bulbos são pequenas batatas que vão reter os nutrientes necessários do solo e armazenar para nutrir a planta. Portanto, o que precisa ser regado e nutrido, é o solo.
    Regando
    Regando
  • Cuidados Gerais:  A partir daí, sua planta está pronta para se desenvolver e crescer. Para isso faça o acompanhamento do seu crescimento com estacas, amarrando com barbantes ou tiras de folhas resistentes. Deixe sempre um espaço para que ela não se machuque.  Semanalmente também, retire folhas, ramos ou flores que possam estar murchando ou secas. Assim a planta concentrará os nutrientes para as partes que estão se desenvolvendo.

Curiosidades da Dália

Além da beleza, essa flor tem inúmeros significados. Cada cor carrega um significado diferente tornando-a mais valiosa em presentes e muito mais receptiva em jardins ou canteiros.

Sua versatilidade e variedade entre cores e tamanhos permite que seja feito um canteiro ou arranjos inteiros somente com flores dálias.

Muitas dálias são flores comestíveis. Porém sempre devem ser feito com acompanhamento de um profissional de culinária ou um profissional da saúde. Apesar de muitas serem comestíveis algumas podem ter substâncias tóxicas.

Os bulbos das dálias também podem ser cozidos e consumidos como legumes. Também sempre esteja atento a espécie que está sendo consumida.

Há alguns séculos atrás as dálias eram restritas em sua coloração. Com passar do tempo e seu desenvolvimento, foram tomando diferentes formas e cores. Isso permitiu a formação de dálias híbridas, ou seja, duas cores diferentes em uma só flor.

Os diferentes cultivos, e mutações genéticas dessa flor alteraram não só suas cores e tamanhos como seus formatos. Ou seja, hoje, é possível encontrar caules espinhosos, semi lenhosos, bulbos maiores ou menores, fora a infinidade de aspectos dessas flores.

Em culturas orientais, a dália é considerada a rainha das flores. Isso por causa de sua extravagância em tamanhos e cores. Também há povos que cultuam essa flor por seus importante significados.

Dálias estão extremamente presentes na arte chinesa. Servindo de inspiração para bordados, pinturas, entre outros.  Também faz parte da arte ocidental. É possível encontra-la desenhada em roupas, itens domésticos, entre outros.

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *