Home / Plantas / Como Cultivar E Fazer Durar a Flor Astromélia

Como Cultivar E Fazer Durar a Flor Astromélia

O nome não é muito comum, mas ao vê-las, é impossível não se ficar encantado com a beleza da Astromélia. Sua forma, delicadeza e sensibilidade são os motivos que chama a atenção de muitos. Saiba mais sobre essa flor incrível.

Características da Astromélia

Primeiramente, é preciso saber que o nome real e cientifico dessa flor é Alstroemeria. Ela é nativa de regiões tropicais, como Brasil e Chile. Seu caule é bem maleável, não tem tronco e pode chegar a mais de 25 centímetros.

A flor da Astromélia é delicada e muito decorada, por isso é escolhida facilmente para arranjos decorativos, enfeites e presentes. Ela pode dar um toque sofisticado, delicado ou até rústico se for bem trabalhada e bem utilizada. Tem muitas variedades de cores e mutações genéticas, o que a torna mais linda e atraente.

Essa flor pode ser muitas vezes confundida com lírios, alguns até a nomearam mini-lírio, ou lírio em miniatura. Entre seus nomes alternativos também está lírio-peruano.

Como Cultivar E Fazer Durar A Astromélia

Iluminação: A astromélia precisa de muita luz, não é uma flor que se dá bem com ambientes fechados. Mas precisa de meia sombra. Os raios solares podem queimar suas pétalas e folhas.

Rega: Assim que plantar, certifique-se de que o solo está úmido, não encharcado, e que tem os nutrientes necessários para sua planta. Caso ela tenha tudo para se desenvolver com tranquilidade, ela pode até ser considerada uma praga, por seu crescimento e proliferação tão rápidos.

Ao regar, escolha períodos entre 7h e 9h da manhã ou 16h e 17h da tarde, regar durante o sol muito quente pode queimar as folhas e pétalas, fazendo com que a flor cozinhe.

 Uso como flor de corte: Primeiramente o transporte dessa flor deve ser muito cauteloso, evitando que sofram atritos, e bem acomodadas e refrigeradas. Depois de cortadas, devem ser colocadas em vasos com água, e, sempre que possível, borrife ou pulverize sobre as folhas e pétalas para que possam ser limpas e respirarem.

Mantenha a água sempre fresca, trocando a cada 2 dias. Pode a planta cortando hastes que possam desenvolver bactérias. Mantenha a flor em local sombreado, mas que receba luz, que seja fresco e arejado.

Todos os dias, corte pequenos pedaços do caule para que possam receber mais água.

Com esses cuidados meticulosos sua Astromélia pode chegar a 14 ou 15 dias com bom aspecto e viva. Mesmo sendo tão sensíveis e delicadas, podem aguentar bastante tempo com os cuidados corretos, e são uma das flores tradicionais que mais duram depois do corte.

Origem Da Astromélia

Astromélia Rosa
Astromélia Rosa

Essa flor tem história. Foi encontrada por um botânico explorador sueco em uma de suas aventuras. Seu nome é em homenagem ao seu descobridor. Esse, depois de descobri-la, levou consigo até a Europa.

Em terras europeias, essa flor é cultivada, comercializada e muito apreciada. Primeiramente em grandes casas e palácios, fazendo com que se tornasse uma flor da realeza. Servindo de complementos para grandes jardins e quintais, e enfeites e decorações para eventos, banquetes, bailes e festas.

Há também relatos de que a Europa sempre foi uma referência botânica para a época. Os jardins eram responsabilidade de damas e senhoras de poder e alto papel na sociedade. Essas decidiam as cores, paisagens, designs, flores, etc. Seus jardins acompanhavam as grandes arquiteturas, decorações e passavam uma mensagem a convidados e pessoas ao redor: Ali, vivia uma família importante e de grande referência.

Significados Da Flor Astromélia

A flor também é utilizada em casamentos, eventos de valor sentimental como chás de bebês, e podem até ser entregues como presente a pessoas especiais. O que poucos sabem é que essa contém diferentes significados referente as diferentes relações.

Não desistir: A astromélia significa força e resistência para encarar os problemas da vida;

  • Conexão: a relação entre duas pessoas que ultrapassa os limites de uma relação comum e passa a ser uma conexão de mentes. Sabe quando você olha para um amigo e já sabe o que ele está pensando? É dessa conexão que falamos.
  • Amizade: A astromélia pode significar muitos tipos de amizade. Aquelas que conhecemos há pouco e já fez muita diferença em nossas vidas. Aquelas que vem e vão, e foram muito valorosas, ou aquelas que duram a vida inteira. Desde crianças, dividindo brinquedos, até a fase adulta, dividindo emoções, lembranças e conquistas.
  • Prosperidade: Pelo seu crescimento tão rápido, essa flor pode significar a conquista da prosperidade real. Que não se limita ao muito dinheiro, mas que sabe que o pouco pode garantir a prosperidade se usado com sabedoria.
  • Lembranças e recordações: A astromélia pode marcar momentos e significa a lembrança de boas recordações. As melhores conversas com amigos e família são recheadas de história e coisas que passaram juntos. Essa flor carrega o significado dessas lembranças com ela.

Deu para perceber que essa flor é muito convidativa e bem-vinda em qualquer lugar, certo? Pessoas que acreditam fielmente em seus significados chegam a plantar ou mantê-las perto de portas ou janelas, na esperança de que a flor possa atrair boas pessoas, de confiança, amor fraternal e que fiquem pra sempre.

Com certeza também é muito certeiro presentear seus amigos com vasos ou sementes dessa linda flor, para que simbolize a amizade, amor, lembranças e conexões entre vocês. Sempre lembrando de como uma amizade precisa ser nutrida e saudável, e assim crescerá muito rapidamente, afinal, isso também é prosperidade.

Curiosidades Sobre a Astromélia:

Tipos de Astromélias
Tipos de Astromélias

Cores: A astromélia pode ser encontrada nas cores amarela, branca, vermelha e rosa. Porém as mutações genéticas possibilitaram a junção de cores diferentes, então é possível encontrar flores rosa e branca, amarela e roxa, entre outras combinações.

Recorde de vendas: A astromélia é a segunda flor mais vendida do Brasil! Seu uso excessivo se dá em casamentos, encontros, festas, eventos, aniversários, etc. Tudo o que inclui decoração.

Polinizadores: As cores e formas de uma astromélia chamam nossa atenção, mas sua função natural é atrair polinizadores com beija-flor e abelhas.

Brasileiras: O clima tropical do Brasil faz com que essas flores se sintam muito confortáveis por aqui. Abrigamos hectares de estufa de plantações dessas flores tao sensíveis.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *