Home / Plantas / Origem, Benefícios e como Plantar Alpínia

Origem, Benefícios e como Plantar Alpínia

Se você é do tipo de pessoa que não se da muito bem com flores e plantas, mas ama a aparência, delicadeza, sofisticação e beleza delas, esse post é para você!

Vamos falar da alpínia.

Características Gerais

É uma planta herbácea, ou seja não tem tronco e/ou seu caule é bem maleável ou ate inexistente. A Alpínia é tropical, isso significa que ela se identifica e fica a vontade no Brasil, afinal nosso clima é predominantemente tropical.

As flores da Alpínia são dividas em florescência e a flor em si. Ao contrario do que muitos pensam e observam, a flor da alpínia não é sua parte chamativa e colorida, mas pequenas flores nas extremidades das partes coloridas. Isso que chamam de flor, mesmo não sendo, é chamado de florescência.

Elas têm aspecto rústico e podem florescer durante o ano todo, podem ser encontradas em diversas cores como rosa, vermelha e branca. Seu desenvolvimento se dá a partir de touceiras, e podem atingir até 2 metros de altura!

Jardim Com Alpínia: Como Plantar

Mudas: Essa planta cresce em touceiras, mas, diferente dos lírios-da-paz, onde as touceiras formam as próprias mudas, a muda da Alpínia aparecerá em sua florescência. A área colorida e enfeitada da planta. Depois que sair as flores será o período correto para encontrar mudas e plantá-las para expandir o tamanho de sua plantação de Alpínia.

Luz: Essa planta se acomoda muito bem em muitas circunstâncias, é muito resistente. Porém os cuidados corretos podem acelerar seu crescimento e ajudar em sua saúde. Elas gostam muito de Sol e podem ficar expostas, porém a meia sombra é o ideal para essas plantas.

Não se suporta muito o frio, deve sempre estar exposta a alguma luminosidade.

Rega: A rega dessa planta pode ser natural, em tempos chuvosos pode ficar despreocupado, somente checando a drenagem correta, mas ao notar o clima seco, verifique sempre o solo e garanta que esse esteja úmido o suficiente para a hidratação da Alpínia.

Dicas Sobre Alpínia

  • Em épocas de muito frio, é comum que a planta esconda sua florescência. Ela pode parecer doente e infeliz, mas é porque não se identifica com o frio por ser uma flor tropical. O clima ideal para suas florescência e flores é entre 25 e 30 graus.
  • Apesar de exigir poucos cuidados, a ausência de poda pode ser prejudicial, tornando-a pesada e fazendo com que ela gaste energia com folhas e flores que não tem mais solução. A poda é a melhor opção para flores que parecem murchas e sobrecarregadas.
  • Poucos cuidados não significam cuidado algum! Sempre esteja em observação com suas plantas. Uma análise semanal será suficiente para você entender e saber o que sua planta precisa, se é mais água, mais sol, mais sombra, mais adubo. É como se fosse uma amizade entre você e a natureza. Permita que a planta diga a você o que ela precisa.
  • As regas devem acontecer sempre em horários de clima ameno como das 7h as 9h ou das 16h a 18h da tarde. Regas em sol muito forte podem causar um efeito contrario. Ao invés de refrescar e hidratar a planta, o Sol acaba cozinhando e a agua funciona como uma sauna, aumentando o calor e queimando as folhas, florescência e flores da Alpínia.
  • A Alpínia é uma flor linda que pode ser utilizada em caminhos, colônias (varias plantas juntas), isoladas, entradas, etc. Seu aspecto rústico, tropical e arrojado pode trazer uma elegância singela para o paisagismo de seu jardim.
  • Esteja sempre atento com pragas que possam ser atraídas por suas plantas. Em caso de colônias ou sequencia de plantas que formam um caminho. A presença de uma praga pode estragar toda a plantação e acabar com seu projeto. Seja cuidadoso.
    Alpínias no Canteiro
    Alpínias no Canteiro

Origem e Benefícios da Alpínia

A Alpínia tem origem asiática. Um botânico italiano de nome Prosper Alpin foi quem a descobriu e a nomeou. Foi descobridor de muitos pontos importantes da botânica como ‘vegetais tem macho e fêmea’. Seu trabalho relacionava botânica e medicina.

A planta carrega consigo muitas propriedades medicinais, para isso, suas substancias concentradas podem ser encontradas em farmácias de manipulação ou casas de produtos naturais.

  • Cólicas: A alpinia pode combater espasmos no abdômen.
  • Digestão: A planta melhora a o sistema digestivo, é solucionadora para problemas causados por alimentos muito gordurosos.
  • Apetite: Pode aumentar o apetite, muito usada em casos de anorexia, distúrbios alimentares ou por pessoas que querem ganhar massa.
  • Dores: Seu efeito anti-inflamatório pode combater dores causadas por inflamação. Por exemplo, dores de dente, feridas, etc.
  • Antisséptica: A Alpínia pode aliviar irritações na pele ou cabelo. Combatendo possíveis bactérias e funcionando como antisséptico.

Além desses tópicos, há inúmeras utilidades. Pode combater problemas estomacais, resfriado, prisão de ventre. É considerada balsâmica (alívio de dores), diurética (alivio intestinal) e combatente de fungos e bactérias.

Para efeitos medicinais deve ser ingerido o chá de Alpínia. O chá é feito com a raíz da planta, em pó ou em pedaços. Caso não tenha a planta em casa, pode procure por casas de produtos naturais.

Para fazer o chá: Adicione uma colher de pedaços da raiz ou raiz em pó em agua quente, deixe descansar de 5 a 10 minutos, coe e então está pronto para ingerir. Consuma no mesmo dia, 3 vezes para efeito benéfico das propriedades da planta.

Chá de Alpínia
Chá de Alpínia

Esse chá não deve ser ingerido por mulheres grávidas.

Cada espécie é constituída de detalhes e substâncias diferentes, sempre consulte um médico para acompanhar caso tenha algum problema grave ou não identificado. A auto medicina é uma responsabilidade muito séria e um acompanhamento de especialistas e profissionais é sempre bem-vindo.

Conclusão

A Alpínia além de sua beleza exuberante, rústica, tropical e atrativa, tem muitas propriedades importantes para o funcionamento do nosso corpo e saúde. Ter e cuidar de uma planta tão valiosa pode ser muito fácil, até para os que não entendem muito bem sobre o assunto.

De qualquer forma não há contraindicações para uma planta em sua casa, jardim, empresa, quintal etc. Harmoniza o local, deixa um toque da natureza e ainda decora o lugar onde é projetada para estar.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *