Home / Plantas / Longan Fruta: Cultivo, Rambutão e Mangostão

Longan Fruta: Cultivo, Rambutão e Mangostão

Frutas Longans ou Longanas

Frutas desta natureza são conhecidas assim por serem usadas em diversos tipos de sopas. Isso mesmo, você não leu errado! Algumas frutas podem ser adicionadas nos ingredientes de algumas sopas! Estas frutas são redondas, com uma casca fina mas que ao mesmo tempo, é bastante dura. As suas cores variam entre castanho e castanho claro, cuja poupa é branca, muitas vezes acompanhada de um caroço grande e escuro.

Quanto à textura destas frutas, pode-se dizer que são bastante macias e muito suculentas. A exemplo das mesmas, se tem a fruta Mangostão, e também a chamada Rambutão.

Rambutão

Rambutão
Rambutão

A Rambutão é uma das frutas longans cuja aparência lembra muito os ouriços do mar, aqueles de de cor vermelha. Sua casca é bastante peculiar, por ter algumas protuberâncias finas ao seu redor que lembram espinhos, mas são moles e sem pontas que possam ferir ao toque.

A polpa desta fruta é bastante ácida e ainda assim consegue ter um sabor adocicado, bastante semelhante ao gosto das uvas. Bastante benéfica a saúde, a Rambutão possui uma riqueza em vitamina C e também conta com cálcio, fósforo, ferro, proteínas diversas, alguns carboidratos, niacina e também potássio. Também possui componentes como o elagitanino, antioxidantes,  polifenol e catequina xantona, e estas constituições da fruta combatem diversas infecções no organismo, e também auxilia positivamente a saúde das artérias do corpo humano. Além destas vitaminas, minerais, proteínas e outros benefícios, a rambutão também promete aliviar grandes dores de cabeça através do uso das suas folhas na criação de chás, e pode baixar a febre. Tudo isso de maneira natural.

Benefícios da Rambutão

Entre outros benefícios da fruta mencionada, existe a sua atuação positiva em relação aos ossos, aos cabelos, serve para combater auxiliarmente a anemia, previne diabetes, é um bom mecanismo de ajuda na perda de peso, atua contra o câncer e pode remover grandes impurezas encontradas nos rins. Entre suas receitas, a fruta pode ser aplicada em geleias, chás, as suas sementes podem ser assadas e consumidas, também é possível a preparação de smoothies e sucos. Algumas sobremesas são bastante conhecidas em restaurantes pela incidência das frutas, assim como também outras receitas que levam esta adição.

Malefícios da Rambutão

Se por um lado a fruta traz uma série de benefícios ao organismo humano por meio de seu consumo, por outro, quando consumida verde, quente ou com os seus caroços crus, a rambutão pode prejudicar a saúde de quem a ingeriu nestas modalidades. Além disso, por conter tantos componentes, algumas pessoas podem ser sensíveis à parte de sua constituição e desenvolver alergias após o seu consumo. O ideal é consumir uma parte da fruta e aguardar até 5 horas depois para saber se surgirão efeitos alérgicos no corpo.

Mangostão

Mangostão
Mangostão

A fruta Mangostão também é fruto longan, possuidora de casca grossa e dura de cor roxa. Os seus benefícios se estendem ao emagrecimento, e também à sua composição de algumas vitaminas e minerais. Considera-se uma fruta de tamanho pequeno, de forma arredondada, assim como a rambutão.

Estas duas frutas em suas aparências internas são bastantes parecidas por conter caroços e polpa ácida, porém de sabor doce. Entre as suas receitas, também são bastante semelhantes à rambustão: Pode ser feito sucos, chás, smoothies, sobremesas e entre outros consumos da fruta crua.

Os seus benefícios da Mangostão são estão direcionados a prevenções de doenças graves, como o próprio câncer.  Ela também pode ser um grande auxílio no tratamento de problemas com o peso e a pele. Além das suas boas características, a fruta é conhecida como uma das mais saborosas da Ásia, seu local de originação.

Cultivo da Rambutão e Mangostão

O cultivo das frutas Rambutão e Mangostão exigem um clima tropical, sendo adaptáveis ao clima quente e úmido, com chuvas ocorrentes durante o ano inteiro. A fruta rambutão é bastante cultivada em estados como Bahía e Pará no Brasil, adaptando-se em solos quentes e úmidos com precipitações pluviométricas acima de 1.500 mm. Diferente da Mangostão, a fruta rambotão pode ser colhida em diversos meses do ano, enquanto a primeira possui as suas safras ligadas mais aos meses de setembro e outubro.
A temperatuva para o plantio de ambas as frutas requer uma os seus graus estipulados entre 25ºC e 30ºC. Além disso, é importante que exista uma umidade do ar pelo menos acima de 80%, pois passam por um processo chamado de transpiração, bastante importante em seus deselvolvimentos.

Cuidados no Cultivo de Ambas as Frutas Longans

As sementes destas plantas devem ser semeadas imediatamente, logo depois da retirada de suas polpas. Sem esta especificação, podem perder a viabilidade em pouquíssimo tempo. Ainda, as condições de calor e umidade devem estar sempre favoráveis às sementes, que se germinam em meio de 11 ou 15 dias após a plantação.
A chamada precipitação anual das plantas de mangostão, deve atender ao menos 130 centímetros cúbicos, isso, sem passar por períodos de seca muito graves na região em que se situam. Nenhuma delas consegue aguentar temperaturas abaixo de 4.5ºC, assim como também não suportam temperaturas acima de 38ºC. Isso faz com que aconteça retardos em seus crescimentos e desenvolvimento, ou até mesmo a morte das plantas.

Frutas Longans
Frutas Longans
Os solos para plantio dessas frutas devem ser profundos, cujas características atendam ao fenótipo argilo-arenosos, que sejam drenados com bastante matéria orgânica e pH 5,5 a 6,0. Além disso, as plantas em desenvolvimento devem ser assessoradas pela chamada propagação vegetativa, através das sementes. E esta propagação é assexuada podendo ser realizada por meio da chamada enxertia.Assim como a fruta mangostão, a rambutão também pode ter em média 10 anos para sua árvore ser frutificada. E pesquisas demostram que essas árvores podem viver até cem anos.
Como explanado anteriormente, os solos em que serão alvos destes plantios devem ser bastante ricos em matérias orgânicas, além de contarem com o nível freático acerca de 1.8m abaixo do solo.
Particularmente ao Rambustão, que é uma árvore tropical, atinge 12m de altura. Sua árvore é ornamental por sua beleza ocasionada pelas folhas e posições em que as suas árvores ficam no chão. Além disso, o visual também passa a ser favorecido pela floração e frutificação desta planta.
Por fim, a fruta produzida por esta planta de característica ovóide, chegando a 5 ou 6cm de comprimento, e 2 a 4cm de largura. A casca assim como a mangostão, é dura e a cor diferente do roxo da primeira, pode variar do vermelho ao amarelo.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *