Home / Plantas / Frutas que Começam com a Letra F: Nome e Características

Frutas que Começam com a Letra F: Nome e Características

As frutas são parte essencial da alimentação das pessoas em todo o planeta Terra. Ao menos, esse deveria ser o cenário correto em um mundo ideal. Isso porque as frutas possuem inúmeros benefícios para a saúde das pessoas, tendo uma série de elementos positivos para todo o corpo humano. Logo, as frutas têm vitaminas e outras substâncias muito benéficas para a vida alimentar das pessoas.

Ademais, as frutas estão presentes em muitos alimentos, até mesmo naqueles processados. Assim, as frutas atuam muito como base para a produção de diversas comidas, seja para dar um sabor especial ao produto ou simplesmente pela necessidade legal de estar ali presente – um suco de uva industrializado precisa ter uma quantidade mínima de uva, por exemplo. Em todo caso, há uma divisão bastante diversas e variada no mundo das frutas, o que pode fazer com que esse alimento seja catalogado de maneiras diferentes.

Frutas com a Letra F
Frutas com a Letra F

Uma dessas formas, assim, é separar as frutas pelo nome. De forma mais precisa, separar o alimento pela primeira letra do seu nome, o que ajuda muito quando se trata dessa fase de separação de qualquer alimento. As frutas que começam com a letra F, por exemplo, estão entre as mais requisitadas do mercado.

Framboesa

A framboesa é uma daquelas frutas que servem para inúmeros fins, seja para o uso doméstico ou, então, para a utilização industrial. De toda forma, o certo mesmo é que a framboesa pode ser usada para a produção de xaropes, licores, doces, geleias e muitos outros produtos que as pessoas consomem em larga escala no seu dia a dia.

Logo, por mais que seja pouco comentada, essa fruta aparece como uma das mais requisitadas em todo o mundo. Dessa maneira, a framboesa possui ainda algumas peculiaridades, que transformam essa fruta em um tipo raro. Para que a framboesa possa se desenvolver por completo, por exemplo, é preciso que a fruta passe, pelo menos, 700 horas sob temperaturas inferiores aos 7 graus Celsius.

Ainda que isso possa parecer pouco tempo, não é tão simples ou barato manter a temperatura de um ambiente agrícola abaixo dos 7 graus. Ademais, o pé de framboesa pode chegar a 1,2 metro de altura, o que torna ainda mais complicado o trabalho de manter a fruta nas condições necessárias para o seu pleno crescimento. Por isso, pode ser realmente difícil cultivar a framboesa em algumas áreas do planeta, incluindo muitas regiões do Brasil.

Fruta-do-Conde

A fruta-do-conde é mais uma das frutas que possuem o F como letra inicial do seu nome, sendo bastante comum ao longo das regiões Sudeste e Nordeste. Dessa maneira, é bastante fácil encontrar a fruta-do-conde em muitas regiões do Brasil. Esse tipo de fruta costuma gostar de ambientes quentes para o seu desenvolvimento, não sendo tão importante se o ambiente em questão é úmido ou não.

O nome da fruta, por mais que muitos não saibam, realmente existe por conta de um conde. No caso, o Conde de Miranda, o homem que trouxe a fruta-do-conde ao Brasil, introduzindo essa cultura na Bahia, a sede da colônia. A árvore que dá a fruta-do-conde pode ter de 3 a 6 metros de altura, embora costume ficar quase sempre abaixo dos 4,5 metros.

A sua pinha, que muitos imaginam ser o fruto da fruta-do-conde, é, na verdade, uma grande união de frutos. Logo, a pinha possui muitos frutos acumulados, o que dá a impressão de que ela representa, sozinha, um grande fruto. Ademais, essa cultura pode ser bastante simples de plantar e de cultivar, bastando que o clima seja favorável ao seu crescimento.

Fruta-Pão

A fruta-pão é um tipo de furta original da Ásia, que gosta das temperaturas mais elevadas para alcançar o seu desenvolvimento pleno. Essa fruta, em geral, possui um grande valor nutricional, sendo muito interessante ter a fruta-pão em sua dieta alimentar. Muito comum na Malásia, a fruta já serviu como base alimentar para populações inteiras na região da Ásia, tendo grande valor de mercado em muitas partes de todo o mundo.

O solo para o cultivo da fruta-pão deve ser de qualidade, com matéria orgânica capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para o seu crescimento adequado. É importante, ainda, saber se a fruta-pão recebe as horas diárias necessárias de energia solar, já que o sol também é fundamental para o desenvolvimento da fruta.

Fruta-Pão
Fruta-Pão

Com frutos grandes, a fruta-pão pode ser utilizada para muitos fins, a depender de como as pessoas querem fazer uso dela. Uma das formas de utilizar a fruta-pão, portanto, é para a produção de farinha para pães. Além disso, a fruta-pão também pode ser usada para a produção de purê, que é feito a partir da sua polpa. Esse purê, depois de preparado, pode ser consumido com manteiga ou outros acompanhamentos deliciosos e saudáveis.

Figo

O figo é um fruto com bastante energia, já que possui muitos dos nutrientes utilizados pelo organismo humano para a execução de inúmeras reações. Fruto da figueira, o figo costuma ter o formato semelhante ao de uma pera, podendo medir de 2 a 7 centímetros. Essa fruta, em geral, pode ser plantada em muitos países, pois consegue se adaptar muito bem às diferentes nações do mundo.

Dessa forma, o figo chegou ao Brasil ainda nos primeiros anos de colonização por parte de Portugal, já que a fruta fazia parte da alimentação europeia na época. Além de ser rico em vitamina C, o figo ainda possui sais minerais fundamentais para o corpo humano. Logo, sais como fósforos, ferro e potássio estão presentes no figo em larga escala, o que faz dessa fruta um verdadeiro prato cheio para quem deseja ganhar energia.

Assim, com a ingestão de figo, a produção de ATP por parte do corpo pode aumentar de maneira considerável. O ATP, como vale lembrar, funciona como energia para que as células humanas possam realizar as suas reações, dando sentido e sequência a muitas das coisas que o organismo das pessoas consegue realizar. O figo, quando verde, ainda é usado para a produção de doces realmente deliciosos, além de participar da produção de pastas quando maduro. Há muitas possibilidades de uso para essa fruta, portanto.

Veja também

Ficha Técnica da Sálvia Ananás: Raiz, Folhas e Caule

O sálvia ananas, também conhecido como Sálvia Elegans (nome científico), é um remédio medicinal usado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *