Home / Plantas / Como Plantar a Flor Ave do Paraíso e Conseguir Mudas

Como Plantar a Flor Ave do Paraíso e Conseguir Mudas

A Strelítzia é uma planta tropical de flor duradoura e conhecida popularmente por Ave do Paraíso ou Flor da Rainha. Original da África do Sul. Muito bonita e suas flores são muito semelhantes com um passarinho.

Apesar de ser facilmente encontrada em territórios corporativos ou jardins residenciais projetados, essa planta não é tão popular ou conhecida por seu nome como outras, (jasmim, violeta, rosa). Apesar disso, é tão atraente e bela quanto as outras.

Origem da Flor Ave do Paraíso

Seu nome científico é Strelitzia Reginae.Essa flor é nativa da África do Sul. Porém se adaptou muito bem ao clima tropical brasileiro. Apesar de se da África, seu nome é Inglês, em homenagem a rainha Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz, esposa do rei inglês George III.

Essa rainha era uma botânica amadora, e foi muito conhecida por expandir os Jardins de Kew. Seu apreço por paisagens e flores fez com que o nome dessa flor fosse dado em sua homenagem. Também por sua apreciação às flores e aos jardins, muitas pessoas da realeza ou de outros reinos e províncias traziam flores de presente para essa rainha. Sendo esse um dos modos pelo qual A Flor Ave do Paraíso ou Flor da Rainha se propagou para fora da África.

Cores e Características

Essa planta é chamada de herbácea, significa que não tem caule ou seu caule é maleável. Seu tamanho pode chegar de 1.20 a 1.50 de altura, a variação é de acordo com a luminosidade que recebe e a profundidade do solo em que é plantada.

As folhas dessa planta são caracterizadas como coriáceas, isso porque são semelhantes ao couro, e podem ser quebradas com facilidade. As folhas têm coloração verde escuro na frente e verde levemente acinzentado atrás.

Flor Ave do Paraíso Características

Suas flores são amarelas ou alaranjadas, saem de dentro de espátulas em forma de pequenas canoas, e assim vão se formando, até que de dentro dela saiam o estigma e a antera da flor, produtores e germinadores de pólen. As cores são estratégicas para atraírem os agentes polinizadores.

Como Plantar a Flor Ave do Paraíso

A Flor Ave do Paraíso é uma planta que prefere a luz solar. Não se dá bem com locais escuros ou fechados, ou seja, já não é uma boa ideia coloca-la em seu escritório, sala de casa, etc. Prefira locais abertos como jardins, varandas, calcadas, sítios. Pode ser uma ótima decoradora natural por suas cores chamativas.

O florescimento dela é durante o ano todo, e no verão é muito mais potencializado, as temperaturas entre 25º e 30º graus são muito favoráveis para que comecem a florir. Não é bom plantá-la em vasos. Elas formam touceiras grandes que exigem espaço para crescer e chegarem em seu tamanho ideal. Porém com o cuidado correto, ela pode se adaptar.

Deve ser muito bem nutrida, por isso é bom optar por adubá-la na medida correta. Prefere nutrientes orgânicos, uma dica valiosa é adubá-la de seis em seis meses.

A rega dessa planta deve ser cautelosa. Precisa sim de água como qualquer outra, porém sua drenagem deve estar em perfeito estado. Uma vez encharcada, pode estragar e morrer. Portanto, é sempre bom escolher momentos como o começo ou fim do dia para realizar a rega. Momentos em que o Sol não está muito quente. Regar sob muito calor pode chegar a cozinhar a planta. A água junto com a alta temperatura funciona como um potencializador do calor.

A poda é muito importante para essa planta. Folhas murchas, queimadas ou secas devem ser retiradas, cortadas desde perto da raiz, assim a planta gasta menos energia cuidando de danos que não podem ser reparados. E todos os nutrientes vão para novas folhas e flores que podem desabrocharem. Para a poda, pode-se utilizar uma tesoura para as folhas grossas, cortando diretamente da base, pois não vai brotar novamente. E para as folhas uma poda simples com as mãos, tirando pétalas secas,  já é suficiente.

Mesmo não sendo ideal para o plantio em vasos, é possível retirar flores e mantê-las em vasos com água. São muito resistentes podendo chegar a duas ou três semanas. Não recomendada para decorações duradouras. Mas é muito procurada para enfeitar e decorar eventos, feiras, ou até decorações rotativas de escritórios.

Como Conseguir Mudas da Flor Ave do Paraiso

O desenvolvimento dessa planta conta com a formação de várias touceiras, então de uma touceira mãe é possível identificar várias touceiras filhas. Para conseguir uma muda, primeiro tenha certeza de que as touceiras estão bem desenvolvidas, ou se já floriram alguma vez.

É recomendável escolher touceiras grandes para separar da touceira mãe. Essa poderá desenvolver-se melhor sozinha e enraizar-se muito bem.

Depois de decidir entre a melhor touceira, retire com cuidado, pois essa se tornará, então, a touceira mãe, pois já é uma muda pronta para florescer.

Retire do local com cuidado para não ferir a planta ou sua raiz e pronto! Pode plantar em outro lugar propício, ou até perto de sua primeira planta.

Separar as mudas pode ser muito vantajoso. Desse modo você não gasta com mais plantas, pode espaçar e aproveitar a padronização natural de um ambiente externo. Além disso, isso colabora para a saúde da Flor Ave do Paraíso.

Além da muda, se a flor for polinizada por seus agentes polinizadores, ela poderá produzir sementes. Essas aparecerão numa cápsula e seu crescimento delas, depois de plantadas, será mais demorado que a plantação da muda.

Curiosidades Sobre a Flor Ave do Paraíso

  • Flores muito duradouras
  • Podem ser cultivadas isoladas ou em grupos, formando barreiras e enfeitando estrategicamente.
  • Essas plantas são muito utilizadas em projetos luxuosos de paisagismo. Por serem ao mesmo tempo singelas e chamativas.
  • Apesar de não serem ideais para locais internos. São boas para corte, ou seja, flores e folhas são utilizadas para decorações internas quando cortadas.
  • Apesar de não ser ideal coloca-las em vasos, se forem grandes e bem drenados podem suporta-las.
  • Essas plantas podem atrair beija-flor e outros pássaros e insetos que vêm atrás de pólen.
  • Também conhecida como Flor da Rainha, ainda em homenagem à rainha.

Existem variações dessa planta, levam outros nomes e as mudanças são principalmente nas cores, tamanhos e formas.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *