Home / Plantas / Cultivo da Astromélia no Brasil como Flor de Corte

Cultivo da Astromélia no Brasil como Flor de Corte

Características da Astromélia

Apesar de conhecida popularmente por astromélia, seu nome científico é Alstroemeria, claramente, o processo linguístico levou ao seu nome popular.

Essa flor é nativa de nossas terras, América do Sul. Especificamente Brasil e Chile.

Ela também é herbácea, ou seja, não tem caule ou troncos, ou o caule é muito maleável. Sobre seu tamanho, ela pode chegar a 25 ou 30 centímetros de altura.

As folhas ficam na ponta dos ramos. Na opinião de muitas pessoas essas flores se parecem muito com os lírios, chamadas por alguns de lírios em miniatura, lírio-peruano, Masresilva-brasileira.

Essa flor é muito utilizada em decorações, há diversas maneiras de incluí-las em conceitos e propostas diferentes. Essa espécie de planta tem muitas variedades de cores.

História e Descoberta da Alstromélia

A Europa sempre foi um polo botânico. A realeza, os lords sempre mantinham seus jardins e terras muito limpos, sob cuidados de paisagistas conceituados, pois isso era analisado em relação ao status social. Terras bem cuidadas só poderiam ser de pessoas importantes, além disso, o paisagismo contribuía com a arquitetura e arte.

Em uma de suas viagens, um botânico barão sueco encontra a Astromélia, e a leva para a Europa, onde é cultivada e já utilizada para enfeites e decorações em grandes festas e eventos.

O nome da flor faz homenagem ao descobridor dela. Mesmo depois de tantas variações e espécies singulares.

Com o tempo, suas mutações genéticas favoreceram seu comercio, durabilidade, beleza e opções de cores. De repente uma Astroemelia pode ser ter duas cores, branca e roxa, rosa e amarela, vermelha e rosa, entre outros.

Como em tantas outras coisas, o Brasil também se referenciou na Europa para paisagismos. Nossa diferença é que nosso clima é muito favorável para mantermos flores exóticas e delicadas.

Significados da Astromélia

Algumas crenças místicas pregam que essa flor significa devoção, fidelidade, confiabilidade e amizade. Mesmo que algumas cores lembrem amor romântico, as flores são símbolo de parceria e irmandade.

Os que realmente acreditam nesses significados chegam a plantar essas flores ao redor ou na porta de suas casas, para atrair amigos fieis e leais.

Arranjo de Astromélia no Vaso
Arranjo de Astromélia no Vaso

Além do significado principal, há outros para a Astromélia:

  • Resiliência para enfrentar as adversidades da vida;
  • Possibilidade de conexões reais e verdadeiras durante a vida;
  • Amizades longas e duradouras, como amizades de infância;
  • Força para não desistir de seus sonhos e aspirações;
  • Amor fraternal entre amigos e membros da família;
  • Boas lembranças e recordações com pessoas importantes;
  • Prosperidades e fortunas (devido ao seu rápido crescimento).

Como Plantar Astromélia

Essa flor é muito delicada, precisa de cuidados e cautela ao plantar.

Primeiramente, essa planta pode ser plantada em vaso ou em solo. Seja qual for o modo, a terra precisa sempre estar muito bem preparada.

Preparando o solo: Tenha um espaço de terra arejada e drenada. Para melhores resultados, faça misturas de adubo orgânico, com nutrientes necessários para que a planta se desenvolva.

Com a terra úmida, plante a Astromélia, e faça a primeira rega até que o solo esteja bem úmido.

  • Regas: Para um bom crescimento, a planta precisa de água. Porém nunca deve ser de modo exagerado. A chave para entender sua planta é a observação. Ao notar o solo seco, pode realizar uma boa rega, sempre atento a drenagem, o acúmulo de agua pode apodrecer as raízes. Caso o solo esteja úmido, não é necessário regar.
  • Luz: Essa flor pode e deve receber luz direta do sol, porém sempre com moderação. É ideal reservar a planta na época do inverno ou tempos muito frios e replantá-la quando o clima estiver mais favorável. O ideal é analisar sempre. Mantendo-a sempre em clima ameno. Para isso, a primavera é a melhor época. Antes do verão quente e após o inverno gelado. Um meio termo que concede ótima condições para o crescimento da Astromélia.
  • Cuidados: A poda também é muito importante para o crescimento saudável da Astromélia. Deve-se retirar folhas e flores secas, queimadas ou murchas para que a energia da planta se direcione para o crescimento.
    Entre os cuidados também está a analise de pragas e pulgões, esse sempre cercam essas flores, isso além de acabar com uma plantação pode afastar e afugentar os agentes polinizadores, que são extremamente importantes para a propagação das sementes.

Astromélia Branca

A Astromélia é uma das flores mais populares no Brasil, perdendo apenas para algumas espécies mais famosas como rosas ou girassóis.

Astromélia Branca
Buquê de Astromélia Branca

O mercado de casamentos é o que mais lucra com o comercio dessas flores. São usadas tanto para buquês quanto para decorações.

É uma flor muito usada para arranjos de entradas, corredores, tetos, cascatas de flores, entre outros. Sua beleza delicada pode ser muito bem explorada.

Além disso, transmitem a sensação de calma, paz e ternura.

Astromélia Como Flor de Corte

A flor pode ser tirada de seu plantio e mantida em vasos com água. Desse modo pode durar até duas semanas.

A água deve ser constantemente trocada, partes da planta, ou seja, folhas ou flores, que murcharem devem ser retiradas e podadas. Além da troca de água, deve-se pulverizar ou borrifar água em suas pétalas, para que não acumule pó e para que possa respirar.

Astromélia Branca
Astromélia Branca

Esse tipo de arranjo permite que essa flor possa ser presenteada a alguém, carregando consigo todos os seus significados, ou pode também ser usada como decorações rotativas em escritórios, feiras, eventos, casamentos, encontros, restaurantes, etc. Sempre com atenção para a sua vida útil e seu aspecto. A beleza da Astromélia acompanha sua saúde.

Cultivo da Astromélia no Brasil

Há muitos hectares de plantio de Astromélias no Brasil. Um dos principais se localiza em Minas Gerais.

Há mais de 10 anos, milhões de flores são cultivadas e transportadas por ano para as principais capitais do país. São muitas, mas existe demanda para tudo que é plantado.

O plantio é feito sob estufas e solos preparados para receber a planta. Além disso o clima tropical brasileiro é propício para o desenvolvimento de muitas flores diferentes, por isso nossa flora é muito rica e diversa. Em países onde o clima é maior parte do tempo frio, não há possibilidade de vida para flores delicadas e tão belas.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *