Home / Plantas / Como Utilizar a Babosa para Curar Feridas?

Como Utilizar a Babosa para Curar Feridas?

A babosa é uma planta conhecida principalmente pelas suas inúmeras formas de uso, seus benefícios vão desde tratamentos capilares a cura de feridas externas. Suas características são originadas devido o ambiente onde se desenvolvem, ela é uma planta que cresce principalmente em lugares com climas tropicais. Uma das nomenclaturas mais utilizadas pala descrevê-la diz respeito ao seu gênero, conhecido como Aloe vera. Também chamada de Aloe succotrina, englobam algumas das espécies de plantas da mesma origem.

O uso de plantas que possuem propriedades medicinais como forma de auxiliar no tratamento de doenças é uma característica cultural do povo brasileiro. Também reconhecida como uma prática de medicina popular, hoje é um mecanismo utilizado por boa parte da população. As ações de algumas plantas complementam o tratamento usualmente empregado para feridas, inflamações e doenças comuns.

Essa forma de “curar” certas mazelas da saúde humana, faz parte de uma prática antiga e que hoje envolve a medicina popular. No entanto, vale contextualizar a sociedade atual, pautada em uma valorização de estudos científicos e que admitem o uso de plantas para a saúde e desenvolvem um conjunto de saberes que ao serem divulgados e constatados, influenciam diversas pessoas a praticar e utilizar as alternativas de plantas medicinais.

No cenário atual, com tanta diversidade e opções de recursos terapêuticos, os meios de terapia através da utilização de plantas são cada vez mais considerados uma forma eficaz de atendimento primário a saúde, são recomentados por especialistas e considerados complementares ao tratamento de alguns casos.

A Babosa Também Auxilia no Tratamento de Feridas!

O uso da babosa é feito por tradição, existente muitos anos e propagado em várias partes do mundo, principalmente devido seus benefícios constatados com o passar do tempo, e também as pesquisas cientificas que, cada vez mais, preocupam-se em estudar as composições de plantas que podem ser destinadas de formas e usos diversos. Assim acontece com a babosa, que tem boa parte da sua eficácia, do seu uso e valor benéfico confirmados não só pelas tradições e experiências, mas também pelas pesquisas científicas.

Babosa Características

Atualmente seu nome mais popular é babosa, muito utilizada como condicionante capilar e em uma variedade de cosméticos e produtos para cabelos e pele. No Brasil, sua utilização além de mais conhecida na área da beleza, é autorizada nos produtos cosméticos, mas também em medicamentos fitoterápicos devidos suas ações regenerativas. Por ser uma planta com propriedades medicinais e funções cicatrizantes, seus benefícios vão além dos estéticos.

Sabe os Outros Benefícios da Planta que é mais Conhecida Como Aloe Vera?

São inúmeras as formas que o uso da babosa beneficia a saúde, e mesmo que seja uma planta que tem fins medicinais, é preciso estar atento para suas propriedades e fazer seu uso correto. Internamente encontra-se um gel que é exatamente o que utilizam em tratamentos capilares e de pele, é nele que se encontram as propriedades hidrantes e capazes de regenerar. Externamente, a planta produz um suco que também tem benefícios, mas que deve ser utilizado de forma correta por conter alguns componentes que podem ser tóxicos ao organismo, por isso é indicado que não haja a ingestão da babosa, e o seu uso deve ser feito de forma externa.

A planta da babosa e o seu gel interno possuem substancias que ajudam em diversos tratamentos principalmente por ter o poder de ação similar a um anti-inflamatório, antioxidante e até anti-histamínico. Alguns estudos relacionados ao seu uso e benefícios, indicam que a planta e o gel encontrado no interior da babosa podem também influenciar no estimulo da síntese de colágeno. A sua fama de “curar feridas” é devido a essas propriedades que servem como anti-inflamatórios e cicatrizantes, além de agir como hidratante em queimaduras, feridas e demais inflamações na pele.

Eficaz também no tratamento de herpes, dermatite seborreica e inflamações de pele causadas por exposição a frio extremo, ela age como antifúngico. Para uso devido do gel da babosa, a folha da planta deve ser aberta, o gel que é transparente deve ser retirado do interior e colocado sobre a ferida ou machucado, em seguida deve ser coberto com uma gaze ou realizada uma compressa com água morna. Depois do processo, preferencialmente no dia seguinte a ferida deve ser lavada e o local higienizado para que o processo seja repetido diariamente até que a ferida esteja, de fato, cicatrizada e que a aparência inflamatória esteja desaparecido.

Dentre as inúmeras composições existentes no interior da babosa e também na sua folha externa, ela possui cerca de dezoito aminoácidos que são fundamentais para a formação de diversas proteínas, além de possuir as vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Por isso, o gel interno da babosa que é de Aloe vera, pode ser benéfico de variadas formas.

O seu uso deve ser realizado externamente, como compressa ou aplicado diretamente na área que está afetada. No uso direto do gel, as propriedades anti-inflamatórias agem no combate a infecções, similar à cortisona, e por ser natural não há nem um indício de que sua utilização cause efeito colateral na pele ou no organismo, ele serve de forma rápida e eficaz como cicatrizante, pois uma vez colocado na área lesionada/infeccionada ele penetra na pele e facilita a cicatrização de queimaduras, queimaduras de sol e diversas feridas/machucados. Além de fazer com que as feridas cicatrizem bem mais rápido, ela auxilia na cicatrização de espinhas e acnes. Quando o gel da babosa é realizado através de compressas, as suas propriedades auxiliam de forma anestésica, pois a compressa da planta alivia dores musculares, reumatismo e dores de cabeça.

Aloe Vera

Tudo isso faz com que a babosa seja realmente conhecida como uma das plantas mais utilizadas para a beleza e para a saúde, mas analisada suas composições e propriedades, percebe-se que os seus benefícios vão além da questão estética. O uso da babosa é extremamente efetivo, no entanto, caso a ferida ou inflamação seja muito grave ou se o usuário tiver uma suspeita ou um problema mais sério, deve-se buscar um médico.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *