Home / Plantas / Significado da Planta Lágrima de Cristo: Qual é?

Significado da Planta Lágrima de Cristo: Qual é?

Muitas plantas possuem alguns significados peculiares. Há quem planta acreditando na eficácia de seus significados e em seus poderes de atração, mas há também quem as plante simplesmente por sua beleza.

A Lágrima de Cristo também é uma planta com significados singulares. Presentear, plantar em sua casa ou até receber uma flor dessa pode ter motivos e utilidades que vão além de sua beleza.

A lágrima de Cristo é uma flor trepadeira de origem africana. Diferente das herbáceas, o caule dessa planta é semi lenhoso. Significa que é duro, amadeirado e quebradiço. A flor dessa planta é branca, suas pétalas pontiagudas formam uma mini taça. As pontas são chamativas com um vermelho forte e vibrante.

Característica da Flor Lágrima-de-Cristo

Ainda há espécies com cores mais fortes, onde as pétalas são totalmente avermelhadas. Recebem outros nomes, mas os cuidados e formatos são iguais. Essa planta é muito delicada e graciosa, ideal para arranjos, enfeites e estruturas lindas e florais.

Essa planta não se identifica muito bem com climas muito frios, temperaturas muito baixas podem agredi-la ou mata-la.

Planta Lágrima de Cristo Característica

Apesar desse agravante, é uma planta que pode viver durante muitos anos. Apesar do frio e geadas, com o cuidado e proteção corretos ela pode viver por muitos anos.

A floração dessas plantas acontece na época da primavera e verão.

Significado da Planta Lágrima de Cristo

Muitas plantas têm significados diferentes. A Lágrima De Cristo significa:

  • A capacidade de esperar;
  • Persistência;
  • Conformação com situações imutáveis;
  • Resiliência;
  • Controle de situações;
  • Proteção contra coisas ruins;
  • Desvio de inimigos desconhecidos;

Dar ou receber uma flor dessa significa que você deseja ou está recebendo proteção e cobertura. Seja de coisas que sabe ou coisas que não sabe.

O fato de poder ser usada em cercas também combina muito bem com a proteção que ela significa, certo?

Significado de Outras Plantas

Além da Lágrima de Cristo, há vários lindos e profundos significados, vamos conhecer alguns dos significados das flores mais populares:

  • Astromélia: Amizade; Lealdade; Parceria; Irmandade.
Astromélia
  • Azaleia: Sofisticação; Luxo; Felicidade; Prosperidade.
Azaleia
  • Cravo: Liberdade; Devoção; Amor genuíno.
Cravo Vermelho
  • Flor-de-Lis: Paixão; Simbologia da realeza; Mensagem.
Flor de Lis
  • Girassol: Prosperidade; Glória; Luminosidade; Energia.
Girassol
  • Hortênsia: Cuidado; Capricho; Detalhismo.
Hortênsia
  • Jasmim: Doçura; Alegria; Boa sorte.
Jasmim
  • Lírio: Infância; Paz; Pureza.
Lírio
  • Margarida: Pureza; Inocência; Infância; Juventude.
Margarida
  • Orquídea: Sensualidade e beleza da mulher; paixão.
Orquídea
  • Rosa: Amor; Felicidade; Pureza;
Rosa Vermelha
  • Violetas: Singeleza; Promessas; Simplicidade.
Violetas

Ao presentear pessoas com essas flores, é sempre bom pesquisar seu significado. Nem todas as flores tem bons significados. A rosa amarela, por exemplo, significa infidelidade, seria constrangedor ser confrontado com esse tipo de significado, não acha? Caso presenteie alguém que vê além da beleza das flores, seja sábio ao escolher. Prefira significados amigáveis e amorosos.

Como Ter Sua Lágrima de Cristo

Você pode plantar sua própria Lágrima de Cristo em casa. Além de tê-la em vasos pode arranjá-la em estruturas, arcos, paredes, entre outros. Você só precisará de um bom espaço, de preferencia de forma que ela cresça sem impedimentos, porque ela não parará de crescer. Use a criatividade, essa flor tem cores vibrantes, atraentes e fortes.

  • Passo 1: Primeiramente, separe o espaço para essa planta. Lembre-se que, por ser trepadeira, ela pode ser muito espaçosa e invasiva. Depois do espaço, plante sua muda ou sementes em uma terra úmida e fofa, com os nutrientes necessários e bem drenada. A drenagem é extremamente importante pois se o solo ficar encharcado, há grande risco de a planta morrer.
  • Passo 2: Essa planta precisa de muita luz, porém em certos momentos, precisa de descanso em meia sombra, portanto certifique-se de que o local preparado para ela recebe muita luz, mas protegendo-a de raios solares diretos. Sempre se atente as cores das folhas, a coloração amarela pode significar queimaduras, murchas podem significar doenças.
  • Passo 3: Portanto, já temos um bom solo e uma boa luz. Depois de plantada, mantenha as regas periódicas. Para entender sua planta e o que ela precisa, esteja sempre o solo, as folhas, as flores e o clima da sua cidade. Se o clima for seco, sol, e o solo estiver seco, regue com mais constância. Se o clima for úmido, e o solo estiver retendo as regas, pode espaçá-las.
  • Passo 4: Esses cuidados vão fazer sua Lágrima de Cristo crescer, desenvolver e florescer. E então é hora de podar. As podas dessa planta devem ser generosas, pois ela tende a invadir lugares que não são dela. Além disso, ao optar por ornamentar em forma de trepadeira, é possível conduzi-la com pequenas e delicadas amarras.

Como Fazer Mudas da Lágrima de Cristo

Com sua planta florescendo e desenvolvendo, você pode multiplicar. Para isso colete ramos antes de sua florescência. Algum que aparente o nascimento de brotos. Reserve-os em água até que enraízem. Depois das raízes aparentes, é hora de plantar. Então é só seguir os passos já citados.

Lembre-se, a observação é a chave para entender sua planta e saber quais são suas necessidades. Sempre cheque o solo, a saúde das folhas, suas cores e aspecto. Esse acompanhamento garantirá o bom florescimento.

Adubação da Lágrima de Cristo

Para essa planta pode-se fazer uma adubação orgânica, ou adquirir um NPK (composto de Nitrogênio, Fósforo e Potássio). A adubação adquirida é perigosa para a planta. Deve ser bem administrada, pois se colocada em contato direto com a planta pode queimá-la ou fazer mal a sua saúde.

O composto orgânico é mais brando, de qualquer forma ainda é forte e deve ser administrado com cautela.

O segredo principal é adubar o solo. Não colocando o adubo em contato direto com a planta, mas misturando com a terra em que será plantada, dessa forma, o solo transferirá os nutrientes necessários para a planta.

Conclusão

A crença em significados pode ser muito importante para algumas pessoas, por isso é importante entende ao menos o básico sobre o que está dando ou recebendo. Mesmo que isso não seja profundo para alguns.

Flores Lágrima de Cristo

Hoje em dia é muito mais raro dar ou receber flores, mas aqui estão diversos motivos e razões para entregar flores a amigos e familiares. Os significados e belezas das flores falam por si só. Cada uma com uma singularidade diferente.

Veja também

Como Utilizar a Babosa para Curar Feridas?

A babosa é uma planta conhecida principalmente pelas suas inúmeras formas de uso, seus benefícios …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *