Home / Animais / Bicho Coala Come Bambu? Come Plantas e Folhas? Ele é Onívoro?

Bicho Coala Come Bambu? Come Plantas e Folhas? Ele é Onívoro?

Coalas são animais populares. Conhecidos e explorados pela cultura pop. Com certeza já deve ter conhecido um ou visto nas telas de cinema, desenhos, entre outros. Vamos conhecer melhor esse animal. Será que é um urso? Comem como os pandas? Vivem mesmo em árvores?

Características do Coala: É Onívoro?

Os coalas são animais arborícolas, ou seja, vivem em árvores.

Eles escalam as árvores, mas não são animais ágeis, pelo contrário, são lentos e raramente saem das árvores.

Coalas são animais de focinho pequeno cabeça grande. Sua pelugem é densa, de cor cinza, amarelada e mais escura em alguns pontos como orelhas e articulações.

Coalas gostam muito de eucaliptos, são nativos de climas tropicais, apesar de parecer que o Brasil é o lugar perfeito, pelo clima e pelo eucalipto, seu local de origem é na Austrália. Costumam viver em grandes florestas de eucalipto.

Apesar das vastas florestas, o habitat natural dos coalas segue ameaçado.

Seu peso não passa de 16 quilos, pode viver até os 18 anos, mas em cativeiro podem chegar às 22 ou 23 anos de vida.

Suas garras são muito grandes e fortes. Isso compensa a falta da cauda que garantiria o equilíbrio. Seus músculos também garantem estabilidade e força para escalarem e sese manterem sobre as árvores.

Alimentação do Coala: Come Bambu?

Ao contrário do que muitos pensam, os Coalas se alimentam somente de folhas de eucalipto. Não comem Bambus. E quase não bebem água, pois sua hidratação também vem das folhas que consomem.

Portanto, os coalas se alimentam exclusivamente de folhas de eucalipto, seu sistema digestivo é completamente preparado para receber e reter os nutrientes das folhas de eucalipto.

O intestino do Coala é grande e nele há bactérias responsáveis pela digestão da comida. Essa comida fica por horas em trabalho digestivo até que seja descartada.

Coala Comendo Bambu
Coala Comendo Bambu

Existem mais de 500 espécies de eucalipto, porém os coalas são muito exigentes, se alimentando apenas de 50. Você sabia que existem folhas de eucalipto que são venenosas? E elas podem trazer riscos aos coalas, por isso escolhem bem qual será sua alimentação.

Essa alimentação tão restrita também não é tão nutritiva. Sem alimentarem-se de proteínas ou minerais suficientes, os coalas ainda dividem sua energia com a digestão do que comem. Por isso são lentos e tão ameaçados.

Por se alimentarem somente de folhas de eucalipto, sofrem de ameaças por conta do desmatamento e falta de adaptação com outros lugares em que não tenham nascido, pois também dão preferência às espécies que aprendem a comer desde filhotes.

Reprodução dos Coalas

Reprodução dos Coalas
Reprodução dos Coalas

A maturidade sexual de um coala é atingida entre os 3 e 4 anos de vida. Nessa época, acontecem os períodos de acasalamento. Esse período é marcado pelos flertes entre macho e fêmea, que consistem em machos que exploram seu território, deixando suas marcas nele. Para deixar essas marcas, exalam um odor específico, afim de atrair a fêmea que está no cio. Ao mesmo tempo que o coala macho deixa seu odor, ambos emitem sons como gemidos ou grunhidos. Apesar de atraídas, as fêmeas são extremamente violentas com os machos, que também repelem agressivamente. Até que acasalam.

E então, em cima de um dos eucaliptos de uma floresta, ocorre a copula. Essa não dura mais que alguns segundos, ambos em posição vertical.

Filhote de Coala
Filhote de Coala

Depois do acasalamento, macho e fêmea se separam. A fêmea é responsável sozinha pelo sustento do filhote que ela espera. Só virá um por gestação, que pode durar de 35 a 40 dias até o nascimento do pequeno embrião.

Esse embrião nascerá minúsculo, seu tamanho se assemelha com algumas sementes. Ele se desloca ao marsúpio e termina seu desenvolvimento por lá.

Por Que o Coala É um Marsupial

Antes de explicar o porquê, vamos explicar o que é. Marsúpio é uma bolsa localizada na região abdominal de alguns animais como Canguru, Gambá ou Coala. Essa bolsa tem algumas funções importantíssimas na vida dos animais que as tem.

A principal função dessa bolsa é o desenvolvimento e proteção dos filhotes.

Coala Grudado Com o Filhote
Coala Grudado Com o Filhote

Coalas são animais marsupiais. Isso significa que, ao nascer, o coala ainda é um embrião em desenvolvimento, muito pequeno e frágil. Assim que nasce, se descola até o marsúpio, fixa a boca na mama e então recebe os nutrientes para continuar a se desenvolver.

Assim se mantém até o desenvolvimento completo. E mesmo depois de pronto para sair, ainda acessa o marsúpio para mamar, e continua carregado por sua mãe por alguns meses, até conseguir se alimentar e se locomover sozinho.

Ameaças aos Coalas

Coalas são ameaçados de extinção. Seu habitat e alimentação já são muito restritos, portanto não tem tanta capacidade de se adaptar a diferentes ambientes. Além de toda essa limitação, florestas de eucalipto são constantemente atacadas por desmatamentos e queimadas violentas. Sem terem para onde ir e sem terem o que comer, muitos morrem desnutridos, desidratados e sem moradia.

Quatro Coalas Fotografados Juntos
Quatro Coalas Fotografados Juntos

Além disso, não são ágeis ou rápidos, seu principal predador é um cão selvagem, conhecido como Dingo. Coalas fora de suas árvores são presas fáceis. Alguns animais arborícolas também se aproveitam de sua lentidão.

Por ultimo, o homem. Os coalas são caçados por sua pelugem grossa e protetora contra climas quentes e frios. Sua pele é extraída e vendida para a fabricação de peças em couro de alto nível.

Curiosidades Sobre Coalas: Comem Folhas?

Os Coalas podem passar 10 horas do dia se alimentando e 14 horas por dia dormindo.

Esses marsupiais podem viver até 12 anos em vida livre. Em cativeiro essa idade chega a dobrar.

Apesar de muitos acreditarem, coalas não tem nada a ver com os ursos. Sua aparência foi utilizada para tornar ursos mais amigáveis na cultura popular.

O significado e origem da palavra Coala é não beber. Isso porque, como já citado acima, coalas não bebem água. Extraem a hidratação que necessitam das folhas de eucalipto.

Esses animais podem se alimentarem durante muito tempo, chegando a comer mais de um quilo de eucalipto por dia. Isso faz com que fiquem cheirando a eucalipto, deve ser um cheiro agradável, não acha?

Coalas dormem escondido no meio dos galhos das árvores. Assim se protegem de eventuais predadores terrestres.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *