Home / Plantas / Mangostão no Brasil, Como Preparar Chá e Suco de Mangostão

Mangostão no Brasil, Como Preparar Chá e Suco de Mangostão

É comum ouvir dizer de quem já comeu Mangostão que é ‘a melhor fruta que já comeu na vida`. Será que é verdade?

Só provando para saber, certo? Por enquanto vamos descobrir algumas informações sobre essa fruta, e até saber como fazer para tê-la dentro de casa, plantada em um vaso. Acompanhe:

A árvore de Mangostão pode passar de 8 metros. As folhas são grandes, o fruto é considerado um fruto exótico e tem um aspecto rústico.

Mangostão: Tudo Sobre a Fruta

É recomendável que o fruto seja colhido na transição da cor verde para a cor roxa, para sermos exatos, a coloração para a colheita é rosada.

Não se deve demorar muito para ingerir. A sensibilidade do fruto pode fazer com que se decomponha com facilidade, portanto, seu ápice é a coloração roxa.

Ao abrir o fruto, encontra-se um centro composto de sementes e uma polpa branca, assemelha-se com uma cabeça de alho. Essa fruta é conhecida como Rainha das Frutas.

Há relatos de que essa fruta é nativa das ilhas da Indonésia. Encontrada a princípio em alguns países da Ásia.

Hoje, apesar de não ser uma fruta popular no sudoeste e sul do Brasil, é mais comum no norte e nordeste. Para uma familiarização, o tamanho do mangostão é como o tamanho de uma laranja, e, mesmo que a árvore chegue a aproximadamente 10 metros, é possível plantar e colher um mangostão dentro de casa, saiba como.

Mangostão em Vaso: Como Plantar

O crescimento é lento, então, primeiramente, é necessário que se tenha paciência.

Para conseguir a semente, compre algumas frutas. É possível que algumas frutas venham sem semente, mas a probabilidade de achar uma semente comprando duas ou três frutas é maior.

O Plantio da semente é simples, prepare uma terra boa e arejada, ponha em um vaso adicione as sementes e as cubra com mais terra. Regue até deixar a terra úmida.

Se você comprou uma muda, o processo é o mesmo. É recomendado que se adquira substrato e misture juntamente com a terra. Assim a muda terá os nutrientes necessários para continuar seu desenvolvimento e crescimento.

Durante o crescimento e desenvolvimento, regue sempre que julgar necessário, analisando a necessidade da planta. Isso pode ser medido através do solo. A rega deve ser moderada, não precisa ser diária.

Mantenha a planta sempre sob a sombra e nunca sob o sol.  Ela precisa de luminosidade, porém os raios solares são muito prejudiciais.

Esses cuidados devem ser mantidos até os quatro anos de idade, depois dos 4 anos, a própria planta vai buscar pelo Sol. Então revisando:

  • Plantio da semente ou muda com terra e substratos;
  • Rega mantendo a planta úmida (nunca encharcada);
  • Luminosidade moderada (sempre preferindo sombras);
  • Observação constante e checagem do solo.

Apesar do tempo que leva, ter um pé de mangostão em casa pode ser muito vantajoso, mesmo que em a longo prazo, afinal nunca é tarde para cuidarmos de nossa saúde, concorda?

Mangostão no Brasil

No Brasil há grandes produções de mangostão, mais especificamente na Bahia e no Pará. Essas são as principais e grandes plantações. Há menores concentrações em outros estados.

Apesar de não ser uma fruta nativa daqui se adaptou muito bem com nosso clima tropical.

As condições climáticas comandam a frutificação dos mangostanzeiros. Dependendo da distribuição de chuvas, pode adiar ou adiantar o florescimento e colheita.

Além da Fruta: Benefícios do Mangostão

O mangostão pode ser ingerido de muitas outras formas além de simplesmente comer a fruta. A fruta pode ser consumida como suco, sobremesa, com o armazenamento certo, pode ser consumido depois de mais tempo, suas sementes podem ser consumidas depois de torradas.

Além disso, pode ser encontrada em forma medicinal em cápsulas ou comprimidos. Pode ser solicitada em farmácias de manipulação. Os benefícios para a saúde são inúmeros, veja alguns:

·     Controle de Peso

O mangostão é composto de fibras, essas aumentam a sensação de saciedade, regula o sistema digestivo e acelera o metabolismo.

·     Flora Intestinal

O fruto pode controlar problemas intestinais, a casca da fruta pode aliviar tapidamente problemas de disenteria e diarreia.

·     Cicatrização

Propriedades anti-inflamatórias podem acelerar a cicatrização de feridas, para tanto usa-se casca e folhas das arvores.

·     Pele

Problemas de acne podem ser solucionados com as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas. Algumas pesquisas buscam afirmar o sucesso contra o câncer de pele.

·     Pressão Arterial

Minerais específicos ajudam a controlar a pressão sanguínea. A frequência cardíaca é controlada e consequentemente todas as doenças que são desencadeadas a partir da oscilação da pressão arterial.

·     Tosses e Tuberculose

Alguns compostos específicos no mangostão combatem diretamente as bactérias que causam tuberculose.

·     Combate ao Câncer

Xantonas! Esse é o nome de um dos compostos mais importantes dessa fruta, pode combater diversos problemas de saúde que muitos remédios não podem, e torna o fruto até mais eficaz que muito remédio próprios para certas doenças. Câncer é uma delas.

·     Doenças Degenerativas

Pesquisas ainda avançam em relação a esse assunto, mas há resultados positivos no combate ao Alzheimer, por exemplo.

·     Anemia

O que causa a anemia é uma deficiência no organismo. O mangostão repõe as deficiências que causam anemia. Suprindo ferro e glóbulos necessários para a cura.

Como Preparar

Chá de Mangostão

  • Separe um tanto de agua e uma quantidade considerável de casca da fruta ou das folhas, lembrando que suas propriedades são diferentes.
    Ferva a água e adicione as partes do fruto escolhidas. Depois de 5 minutos de fervura, pode coar e beber.

Não guarde o chá de um dia para o outro. Tome sempre fresco.

Chá de Mangostão

Suco de Mangostão

  • Separe duas polpas do mangostão (a parte branca) e 250ml de água. Adicione açúcar, adoçante ou mel. Bata e pode se servir como desejar.

Mais uma vez, é recomendável que tome o suco fresco.

Suco de Mangostão

Conclusão

Certamente essa fruta é essencial para a saúde. Além disso é deliciosa, doce e com um sabor singular. Aliás, você sabia que Mangostão era servido em banquetes reais antigamente? Isso fez com que a fruta fosse considerada ‘A Rainha das Frutas`.  Seu consumo era só feito por pessoas importantes, toda a safra era direcionada a pessoas importantes da sociedade.

 

 

 

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *