Home / Plantas / Quantas Vezes Regar Cactos e Suculentas?

Quantas Vezes Regar Cactos e Suculentas?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre plantas, e é dia de cactos e suculentas. Essa é a primeira opção para iniciantes na jardinagem, visto que é muito fácil manter essas plantinhas em casa mesmo sendo um pouco desajeitado com elas. Muitas vezes o erro no dia a dia está em esquecer de regar as plantas, em alguns casos até mais de uma vez ao dia é necessário, problema esse resolvido com espécies resistentes à falta de água como é o caso das nossas escolhidas de hoje. Mas tem muita gente que ainda pode pecar pelo excesso, fica confuso e acaba exagerando na água, e isso pode ser fatal para essas plantas. Precisamos focar no equilíbrio e entender um pouco mais sobre as reais necessidades delas, por isso hoje preparamos um post recheado de informações para você ter sucesso nesse novo mundo.

Se você for um “planta lover”, ou apenas um iniciante nesse mundo mas tem pouco tempo disponível ou não tem muito jeito com plantas, te indicamos começar pelas suculentas e cactos que vão deixar sua casa linda sem estresse.

Cactos e Suculentas em Casa
Cactos e Suculentas em Casa

Você vai se apaixonar quando conhecer essas belezinhas, ficar com a casa cheia de verde e com quase nenhum esforço. Pode ser dentro de casa ou no jardim, elas vão bem em qualquer lugar, uma variedade de formatos e estilos que podem dar elegância ou um ar mais moderno para o seu ambiente.

Elas são famosas pela resistência à falta de água, ideal para pessoas um pouco esquecidas ou que não tem muito tempo, mas precisamos frisar também as necessidades dessas espécies, especialmente sobre água. Você sabe porque essas plantas podem passar algum tempo sem água? Pois armazenam líquido dentro de si mesma em todas as suas partes, por esse motivo a quantidade de água oferecida deve cuidadosamente respeitada. Mas e agora? Pouca água ou muita água? Muitas pessoas se perdem e podem acabar matando a plantinha por excesso de água, por isso é tão importante aprender sobre quando é hora de oferecer água para seus cactos e suculentas. Para te ajudar, temos uma série de dicas hoje aqui para vocês sobre quando regar suas plantas, para não errar nem pela falta e nem pelo excesso.

Quantas Vezes Regar Cactos e Suculentas?

Suculentas na Natureza
Suculentas na Natureza

Então vamos lá, cada planta tem uma particularidade a ser respeitada, isso não é diferente com as suculentas e com os cactos. Entender o funcionamento deles é importante antes de tudo, essas plantas têm origem em ambientes bem áridos e por isso foi preciso de adaptar a falta de água, sendo capaz de armazenar e reter esse líquido em todas as partes como nas raízes, no caule e etc. Por isso eles precisam de menos água, mas isso não quer dizer que não precisam.

Se você deseja ter uma espécie dessa na sua casa, precisa saber equilibrar essas necessidades, pois assim não tem como errar.

Mesmo sendo de fácil manutenção, ainda tem gente que consegue perder sua planta e não sabe onde está errando. Uma coisa é certeza, essa pessoa não está sabendo controlar as regas dessa planta de forma correta e eficiente.

Para isso acontecer precisamos aprender a identificar a real necessidade dela, pois só assim você vai tomar a decisão correta. Infelizmente não existe receita de bolo.

O mais curioso e o que mais surpreende as pessoas, é que cactos e suculentas apreciam água. Apesar de serem originárias de lugares secos, tem bastante chuva, embora com má distribuição. Então o que acontece é que quando chove em grande volume, essas plantas sugam o máximo que podem para enfrentar os longos períodos de secas que devem vir pela frente. Mas isso não quer dizer que fiquem bonitas e vistosas sem água, apenas sobrevivem. Com essas informações você já deve entender um pouco mais sobre o funcionamento delas, se recebe bastante água, aguenta mais um tempo sem.

Dicas de Rega

  • Conforme vimos acima a frequência de rega deve ser bem espaçada,
  • Quando for colocar água, nunca jogue na planta e sim no solo,
  • Evite utilizar recipientes em baixo do vaso, para não acumular água,
  • Caso utilize borrifador para fazer isso, utilize jato.
  • Uma dica certeira para saber se já deve ou não colocar água e tocar a terra e sentir se está ou não seco, se notar umidade deixe para próxima, se sentir seco pode colocar água sem medo.
  • Quando você deixa essa planta na sombra, ela mantém a umidade por mais tempo.
  • Muita atenção se você gosta de plantar diversos tipos de plantas em um mesmo vaso, isso pode ser um problema já que cada espécie tem sua própria necessidade de água, sol, luz e etc. Só faça isso se você tiver completo domínio sobre o assunto. Caso contrário, separe um vaso para cada tipo de planta, isso vai deixar o ambiente ainda mais bonito.

Como Não Cuidar de Suas Suculentas

Bom, separamos aqui os principais erros que alguns cometem na hora de colocar água na sua suculenta em casa. Procure fugir dessas ações que vamos descrever aqui.

Escolher um vaso totalmente fechado em baixo: Entenda que fazer furos na parte de baixo do vaso vai facilitar a drenagem de água. Não que seja impossível utilizá-lo, mas se você não for habilidoso melhor facilitar sua vida.

Não se importar com a saúde do solo onde ela foi plantada: Preparar um ecossistema perfeito para sua planta é muito importante, um solo saudável facilita a irrigação da planta e tem papel super importante.

Utilizar borrifador em spray na hora de molhar a planta: O spray é muito leve e não vai fornecer a quantidade necessária de água de sua planta, você precisa de um aplicador de mais intensidade como um jato. Inclusive o mais indicado é optar por um regador de jardim, daqueles de bico comprido e afilado, pois ele ajuda a alcançar melhor os espaços além de facilidade de dosar a quantidade.

Veja também

Morangos

Qual é o Tipo de Morango Mais Doce?

Difícil encontrar alguém que não ame morangos, não é verdade? Mais difícil ainda é encontrar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.