Home / Plantas / Quantos Anos Vivem uma Formiga Operária e Uma Rainha?

Quantos Anos Vivem uma Formiga Operária e Uma Rainha?

O mundo das formigas é considerado por muitas pessoas um mundo à parte daquele dos seres humanos, mas a verdade é que quando paramos para estudar um pouco mais sobre esse inseto, podemos perceber que esses dois mundos estão muito mais ligados do que pensamos, e que até mesmo o mundo das formigas possui uma hierarquia nas relações entre os seres.

Apesar de tudo isso, a verdade é que a grande maioria das pessoas não considera importante estudar um pouco mais sobre as formigas, mesmo que elas sejam essencial para a vida de diversos seres vivos, e mesmo que curiosamente elas – juntas – pesem mais do que todos os seres humanos juntos presentes no mundo.

Assim, é muito interessante pesquisar um pouco mais sobre o assunto para que a gente consiga entender exatamente como funciona a organização de vida da formiga, já que por exemplo muitas pessoas não conseguem entender muito bem o conceito de formiga operária e formiga rainha, mesmo que esses nomes sejam muito famosos.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre a organização das formigas em operárias e rainha. Continue lendo o texto para saber exatamente o que essas classificações significam, e também para entender um pouco mais sobre quantos anos cada uma dessas formigas vivem.

O Que É Uma Formiga Operária

Antes de mais nada, é interessante que você saiba exatamente o que cada uma dessas classificações significa para que tudo fique bem claro. Dessa forma, vamos começar explicando de maneira mais detalhada o que é uma formiga operária no final das contas.

Basicamente, a formiga operária é aquela que exerce todas as funções no formigueiro, como por exemplo proteger a colônia de formigas, conseguir alimentos para os outros membros e também cuidar dos ovos da formiga rainha, já que eles são muito importantes.

É importante notarmos que essa é a divisão com maior número de formigas, já que praticamente todas as formigas se encaixam na classificação de operárias quando elas não são rainhas, e por isso podemos dizer que elas possuem uma rotina bem cansativa e desgastante.

Portanto, agora você já entende exatamente o que é uma formiga operária, e provavelmente pode já ter uma ideia de qual é a expectativa de vida da formiga que se encontra nessa casta dentro da colônia.

Quantos Anos Vive a Formiga Operária

Formiga Operária Trabalhando
Formiga Operária Trabalhando

Como já dissemos anteriormente, existem diversos fatores que fazem com que a vida da formiga operária seja muito dura e, consequentemente, que sua rotina seja extremamente desgastante com todas as atividades diárias.

Dessa forma, já fica claro que a expectativa de vida dessa casta é bem menor do que a expectativa de vida da formiga rainha, já que a função que ela possui é completamente diferente e não causa desgaste físico.

Assim, é possível afirmarmos que as formigas operárias vivem apenas alguns meses de vida, sendo que o recorde registrado por algumas espécies foi de 3 anos para essa casta de formigas, o que foge da regra, já que a maioria vive bem menos que isso.

É claro que essa baixa expectativa de vida é causada principalmente por conta da rotina extremamente cansativa que essas formigas possuem, já que elas fazem todo o trabalho braçal e aquele que demanda mais esforço dentro da colônia.

Portanto, agora você já sabe exatamente o que é uma formiga operária e quantos anos ela tende a viver fazendo as atividades das quais é encarregada dentro da colônia.

O Que É Uma Formiga Rainha

Formiga Rainha
Formiga Rainha

É claro que o próprio nome dessa classificação já diz tudo: a formiga rainha é a representante e dona da colônia, e é exatamente por isso que as colônias possuem o tempo de duração da formiga rainha, o que significa que elas acabam assim que a rainha morre.

Como já dissemos anteriormente, as formigas operárias têm como principal função cuidar da formiga rainha e de seus ovos, e tudo isso possui uma explicação bem simples: a única função da formiga rainha é a de se reproduzir, e é por isso que seus ovos precisam ficar bem protegidos.

Dessa forma, basicamente a vida das outras formigas é voltada para alimentar e cuidar da formiga rainha, além de garantir a sobrevivência dos outros seres por meio da obtenção de alimentos.

Enquanto tudo isso ocorre, a formiga rainha é a dona do formigueiro, pois ela foi responsável pela criação dele; e também podemos destacar que é ela que faz com que ele cresça, já que ela é justamente a responsável pela reprodução.

Portanto, podemos perceber que a rotina de uma formiga rainha é muito menos cansativa do que a de uma formiga operária, e é exatamente por isso que podemos esperar que esses animais tenham expectativa de vida muito diferentes de acordo com a rotina que eles desempenham no dia a dia.

Quantos Anos Vive a Formiga Rainha

Como já dissemos anteriormente, a formiga rainha possui uma rotina muito mais calma e sem grandes esforços além do de se reproduzir, e é exatamente por isso que a sua expectativa de vida é muito maior do que a das formigas operárias.

Assim, podemos afirmar que a maior vida já registrada por uma formiga rainha foi de 15 anos, o que faz com que a expectativa de vida da formiga rainha seja de 15 anos em determinadas espécies, ou seja, 5x mais do que os 3 anos máximos que uma formiga operária consegue sobreviver.

Além disso, é interessante lembrarmos que quando a formiga rainha morre a tendência é que o formigueiro também morra com o tempo, já que não existirá mais nenhum membro para propagar a espécie e muito menos para organizar toda a colônia.

Você sabia que as formigas eram organizadas dessa maneira? Isso só demonstra como o fato de elas serem pequenas não faz com que elas sejam menos importantes para o nosso planeta, já que elas possuem uma influência enorme na natureza ao redor de todo o mundo!

Quer saber ainda mais algumas informações interessantes sobre formigas e não sabe onde encontrar artigos? Leia também: Formiga-Cabeçuda: Características, Nome Cientifico, Fotos e Tamanho

Veja também

Como Plantar Canela em Vaso em Casa

Existem plantas que não necessitam de uma grande horta ou quintal para serem cultivadas. É o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *