Home / Animais / Araçari-de-Bico-Branco: Características, Habitat e Fotos

Araçari-de-Bico-Branco: Características, Habitat e Fotos

A presença de aves em um local é um indicativo bastante positivo para as pessoas, já que mostra que o ambiente possui comida e boas áreas de descanso.

Isso porque as aves, por mais que se movimentem bastante, não costumam voar muito distantes de áreas com vasto volume de alimentos, já que esse tipo de animal, em geral, costuma ter uma dieta bastante positiva. Ademais, as aves costumam descansar no alto de árvores ou outros locais mais altos, que, em geral, propiciam um ambiente de defesa bastante inteligente contra invasores.

Importância das Aves

Portanto, as aves são, em último caso, uma maneira de saber se o local pelo qual se está passando é ou não agradável para a visitação. Quando se está perdido, por exemplo, é muito importante fazer uso dessa observação para entender o real problema no qual você está inserido. Tudo isso graças às aves.

Ademais, as aves são essenciais para toda a humanidade, já que é a partir das aves, por exemplo, que se dá grande parte da dispersão de sementes em todo o mundo, por exemplo.

Dessa forma, as aves são extremamente belas e atraem grande atenção por parte de todas as pessoas, já que a estrutura corporal única chama muito a atenção.

Logo, as aves são parte essencial do desenvolvimento da natureza, levando novas culturas vegetais a outros ambientes. Além disso, algo impressionante nas aves é a forma como esse tipo de animal esbanja beleza, sendo quase sempre animais de grande beleza e de traços muito marcantes.

Araçari-de-Bico-Branco no Galho da Árvore
Araçari-de-Bico-Branco no Galho da Árvore

De qualquer maneira, dentre as aves, há ainda aquelas que atraem ainda mais atenção pela sua beleza ainda mais forte e chamativa, como é o caso do araçari, uma ave muito semelhante ao tucano à primeira vista. O araçari, portanto, se divide em diversas outras subespécies e demonstra sempre a sua beleza na região Norte do Brasil, um cenário mais do que apropriado para essa ave.

Conheça o Araçari-de-Bico-Branco

O araçari-de-bico-branco é uma variação natural do araçari, sendo muito parecido com o araçari-castanho, por exemplo. Contudo, com o araçari-de-bico-branco há algumas variações muito importantes para o entendimento das distinções entre as subespécies de araçari.

O araçari-de-bico-branco, para começar, possui o bico realmente branco, uma característica sua e que nenhum outro animal da espécie possui igual. Dessa forma, o araçari-de-bico-branco costuma se destacar bastante em meio à floresta, por mais que esse tipo de araçari já tenha sido visto em companhia de outros animais um pouco diferentes da mesma espécie.

O certo é que o araçari-de-bico-branco mede cerca de 45 centímetros, sendo um pouco maior que outros tipos de araçari, e pesa cerca de 2780 a 320 gramas. O araçari-de-bico-branco é, portanto, maior e mais pesado quando comparado a outros animais.

Quando jovem e ainda imaturo em termos físicos, o araçari-de-bico-branco é todo negro, apenas com o bico servindo de contraste. Porém, já quando está em fase adulta, o araçari-de-bico-branco se mostra muito mais parecido com outros da espécie araçari, sendo ainda negro nas costas, mas com o peito fortemente amarelado e, ademais, com uma faixa vermelha entre esse amarelo todo do peito.

O araçari-de-bico-branco, a exemplo de outros animais da espécie e de outras aves, possui um som muito característico, que serve tanto para afugentar predadores como para atrair os membros do seu grupo para mais perto, o que faz com que a sociedade do araçari-de-bico-branco permaneça sempre próxima, dificultando os ataques dos predadores em geral.

Grupo de Araçari-de-Bico-Branco
Grupo de Araçari-de-Bico-Branco

Além disso, o grupo do araçari-de-bico-branco, quando em conjunto, se mostra muito agressivo, não sendo uma tarefa muito fácil se aproximar do grupo. Até mesmo por isso, o araçari-de-bico-branco permanece em estado mais conservado que alguns outros animais parecidos.

Nome Científico e Alimentação do Araçari-de-Bico-Branco

O araçari-de-bico-branco atende pelo nome científico de Pteroglossus aracari. Entretanto, como era de se esperar, as pessoas costumam chamar o araçari-de-bico-branco por outros nomes. Camisa-de-meia, culico, araçari-culico, tucano-de-cinta, araçari-minhoca e alguns outros nomes fazem parte do conhecimento da cultura popular em relação ao araçari-de-bico-branco.

Já quanto à alimentação, o araçari-de-bico-branco costuma comer muitas frutas, sendo esse tipo de alimento a base da dieta do araçari-de-bico-branco. Contudo, como dispersos de sementes que é, o araçari ainda costuma comer pequenas sementes e coquinhos que encontra. Porém, havendo uma boa reserva de frutas, o araçari-de-bico-branco certamente optará por esse alimento em detrimento de outros.

Características do Araçari-de-Bico-Branco

O araçari-de-bico-branco possui pelagem negra quando jovem, mas conforme vai crescendo e se desenvolvendo, o animal vai deixando de ser negro na região da barriga para dar lugar a um belo e chamativo amarelo. Esse peito amarelado, de forma bastante forte e bonita, possui ainda uma faixa vermelha que torna o araçari-de-bico-branco ainda mais belo.

Para completar, o animal ainda possui, como o seu nome já diz, um bico branco, totalmente diferente de outros animais da mesma espécie. Dessa forma, o araçari-de-bico-branco se destaca muito na floresta, ainda que, em geral, o animal costume se movimentar sempre pelas partes altas da floresta, além de voar quase sempre em grupo.

Características da Ave
Características da Ave

O araçari-de-bico-branco ainda é conhecido pelo interessante fato de as fêmeas serem menores que os machos, tendo, também, o bico bastante reduzido em comparação aos machos.

Biologicamente, isso se deve ao fato de que a fêmea araçari-de-bico-branco precisa alimentar os filhotes diretamente na boca quando esses ainda são filhotes frágeis. Assim, a fêmea desenvolveu, ao longo do tempo, um bico em formato mais ondulado e, além disso, menor que o bico do macho.

Subespécies e como Fazer Boas Fotos do Araçari-de-Bico-Branco

O araçari-de-bico-branco apresenta algumas subespécies, sendo, ao todo, 3 as subespécies desse tipo animal. As diferenciações entre cada subespécie são mínimas, incapazes de tornar essas subespécies muito distintas umas das outras. Por outro lado, as 3 subespécies do araçari-de-bico-branco possuem muitos detalhes em comum e compartilham diversos pontos, físicos, estruturais, evolutivos e, em um cômputo geral, biológicos.

Subespécie do Araçari-de-Bico-Branco
Subespécie do Araçari-de-Bico-Branco

Algo que muitos se perguntam, além disso, é como se dão as fotos do araçari-de-bico-branco. Para tal, de forma resumida, é muito importante que se tenha árvores com frutos saborosos por perto, para atrair o grupo. Ademais, é muito importante ter uma boa câmera, com lentes qualificadas e modernas, para alcançar o araçari-de-bico-branco.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *