Home / Animais / Formiga-Cabeçuda: Características, Nome Cientifico, Fotos e Tamanho

Formiga-Cabeçuda: Características, Nome Cientifico, Fotos e Tamanho

As formigas podem ter uma importância muito grande para a vida do agricultor, já que esses insetos são capazes de tornar as plantações mais eficientes. Porém, a depender da espécie e quando em grande número, as formigas também podem ser uma grande dor de cabeça para o homem do campo.

O certo é que que esse inseto é um dos seres vivos mais populosos de todo o planeta Terra, não estando presente apenas nas regiões polares: portanto, de uma forma ou de outra é fundamental aprender a conviver com eles.

Logo, é importante saber o que as formigas podem apresentar de positivo para a agricultura e, ademais, o que podem fazer para tornar a vida do agricultor ainda mais difícil.

Entendendo esses dois lados, será possível tomar medias que favoreçam o homem do campo e a sua plantação, já que apenas o conhecimento pode alavancar um negócio.

Formigas: Boas ou Ruins?

Dessa forma, as formigas podem acrescentar muitas coisas positivas ao cenário rural. Uma delas é o fato de as formigas, a partir dos longos túneis que fazem no solo, ajudarem a levar oxigênio para os locais mais profundos da terra, fazendo com que as plantações ali existentes fiquem mais fortes.

Ademais, as formigas ajudam a manter o nitrogênio no solo, algo fundamental, já que o nitrogênio só é adquirido pelas pessoas a partir dos vegetais em geral e, sem esse elemento, seria impossível realizar ações simples no organismo humano. Outro fator muito positivo que pode ser acrescentado pelas formigas é a questão do controle biológico, já que algumas formigas conseguem se alimentar de outros insetos e impedir que pragas se proliferem pela plantação.

Além disso, como algumas formigas se alimentam das fezes de animais, há a possibilidade, também, de expulsar moscas que podem ser prejudiciais para a pecuária, já que as formigas se alimentariam das fezes antes da chegada dessas moscas.

Porém, se há tantos pontos positivos, também há o lado negativo de ter as formigas por perto quando se vive no campo.

Um desses fatores é que as formigas podem passar, rapidamente, de controladoras de pragas ao estágio de elas mesmas se transformarem em um problema parecido. Isso porque, a depender da espécie, as formigas podem se alimentar de vegetais, cortando a plantação para comer.

Além disso, algumas formigas usam os vegetais para servir de utensílio no ninho, algo que também prejudica a agricultura. De qualquer forma, o certo é que, se há um grande número de formigas no ambiente, isso não é um bom sinal. Por isso é tão importante estar atento aos sinais de que pragas de formigas podem estar se formando no seu território.

Só assim será possível localizar o crescimento do inseto antes que problemas maiores aconteçam.

Conheça a Formiga-Cabeçuda

Assim, se as formigas podem ser boas ou ruins para a vida no campo, um fator muito importante é a espécie dessa formiga. Dessa forma, é necessário conhecer as espécies do Brasil.

Uma das mais comuns é a formiga-cabeçuda, que possui esse nome em decorrência do tamanho da cabeça em comparação ao corpo. Muito comum em diversas partes do país, a formiga-cabeçuda possui características muito conhecidas, sendo comum não apenas no campo, mas também na zona urbana das cidades.

Isso porque a formiga-cabeçuda aproveita cada espaço disponível para criar ninhos, o fazendo por trás de azulejos, paredes, em portas antigas, máquinas velhas e todo o tipo de lugar que possa representar um abrigo de alguma forma.

De coloração variante, a formiga-cabeçuda varia do marrom escuro ao marrom claro, a depender da subespécie do inseto. De toda forma, a formiga-cabeçuda faz parte da cultura nacional e entender mais sobre ela é fundamental.

Características da Formiga-Cabeçuda

A formiga-cabeçuda possui características muito comuns no universo das formigas, possuindo um modo de vida que muitos outros insetos também têm. Assim, a coloração da formiga-cabeçuda varia conforme a variação da subespécie do inseto, mas sempre entre o marrom mais claro e um tom mais escuro, sendo relativamente simples identificar a formiga-cabeçuda.

Isso por conta das suas características fortes presentes na estrutura física, com a cabeça e a parte traseira do corpo sendo muito grandes e claramente desproporcionais em relação ao restante do corpo.

Algo interessante sobre a formiga-cabeçuda, contudo, é que as rainhas não apresentam a cabeça tão grande quanto as operárias. De forma ainda mais específica, a formiga-cabeçuda que faz papel de soldado na colônia apresenta a cabeça ainda maior que as outras.

Portanto, os ninhos da formiga-cabeçuda podem ser encontrados em qualquer tipo de solo, mas também em portas, paredes, mesas ou qualquer ambiente que forneça o mínimo de abrigo.

Formiga-Cabeçuda Cortando uma Folha
Formiga-Cabeçuda Cortando uma Folha

Logo, a formiga-cabeçuda consegue se adaptar a diferentes ambientes, o que facilita muito a vida da espécie, capaz de sobreviver a mudanças tidas como radicais para outras espécies de formigas e, assim, se manter forte.

Nome Científico e Alimentação da Formiga-Cabeçuda

A formiga-cabeçuda pode ser confundida com a formiga-cortadeira, mas se trata de duas espécies distintas. Dessa forma, o nome científico da formiga-cabeçuda é Pheidole spp.

Já em relação à alimentação, a formiga-cabeçuda gosta de ter na sua dieta alimentos mais relacionados à produção de proteínas. Assim, restos de carne, açúcar e substâncias doces podem ser um belo atrativo para a formiga-cabeçuda.

De toda forma, quando em estado menos confortável, a formiga-cabeçuda pode se alimentar de maneira mais abrangente, sendo capaz de comer fungos e até mesmo formigas menores para sobreviver.

Como Identificar a Formiga-Cabeçuda

Formiga-Cabeçuda no Formigueiro
Formiga-Cabeçuda no Formigueiro

A forma mais fácil de identificar a formiga-cabeçuda é, sem dúvidas, notar o tamanho da sua cabeça em relação ao restante do corpo. Isso porque a formiga-cabeçuda apresenta uma diferença muito grande de tamanho entre o seu corpo e a sua cabeça, embora essa diferença seja maior quando se trata dos soldados da colônia.

Além disso, a formiga-cabeçuda é pequena, variando de 1,5 milímetros a 3,5 milímetros. As antenas têm 12 segmentos, sendo os três últimos maiores que os demais.

Contudo, uma maneira fácil de identificar a formiga-cabeçuda em áreas urbanas é localizar o seu ninho, já que a formiga-cabeçuda gosta de se esconder em paredes, portas ou buracos do tipo dentro das casas.

Veja também

O Que Acontece Se Quebrar o Casco da Tartaruga?

Os répteis são muito especiais e despertam a curiosidade nas pessoas. Assim, lagartos, camaleões, crocodilos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *