Home / Plantas / Cinerária dos Floristas: Como Cultivar, Podar e Regar Com Fotos

Cinerária dos Floristas: Como Cultivar, Podar e Regar Com Fotos

As cinerárias dos floristas são plantas compactas que explodem com florações como estrelas com cores tais como de rosa, roxa, branca, vermelha, e até azul. Você verá essas plantas em floristas e supermercados na primavera. Eles geralmente não duram muito, mas os cuidados adequados podem prolongar a vida útil da sua planta de cinerária dos floristas.

Cinerária Dos Floristas: Como Cultivar

As cinerárias dos floristas se desenvolverão perenes somente em regiões costeiras e temperadas de verão ameno. Fora nessas condições, são plantas de casa com vida curta, mas espetaculares. Seja no exterior ou no interior de residências, as cinerárias exigirão cuidados específicos e condições de cultivo. Escolha um local com muita luz para sua planta de cinerária. Eles podem crescer em sombra parcial a pleno sol, embora geralmente cresçam melhor em áreas com luz indireta e brilhante.

O solo ideal para o crescimento externo dessas plantas é ácido, úmido e organicamente rico, além de oferecer boa drenagem. Você precisará alterar seu solo se for um solo argiloso pesado. Adicione composto orgânico rico ao solo para criar um ambiente mais adequado. Se você a cultivar como planta de casa, escolha uma mistura comercial de solo para vasos projetada para plantas de interior.

As cinerárias dos floristas ao ar livre precisam de fertilização esporádica, bastando um pouco de fertilizante granular 10-10-10 ou 14-14-14, com inserção morosa, a cada 90 ou 120 dias, ou conforme recomendado pela embalagem, alimentando suas folhas com a quantidade ideal de nitrogênio, suas flores com a quantidade ideal de fósforo e fortalecendo suas raízes fortes com a quantidade ideal de potássio.

Faça a fertilização de modo uniforme, circulando sua planta, utilizando uma proporção de 25 ml por 25 cm quadrados de solo, depositando suavemente na solo e regando em seguida. Não alimente cinerárias internas. Eles são fertilizados com efeito de estufa para florescer por apenas cerca de 25 a 45 dias. Não há nada que se possa fazer para que elas brotem ou floresçam novamente. Usufrua esse período maravilhoso porque depois só servirão pra jogá-las fora.

Cinerária Dos Floristas: Como Podar E Regar

Dezenas de Cinerária Dos Floristas no Vaso
Dezenas de Cinerária Dos Floristas no Vaso

A falta de irrigação atenta em cinerárias dos floristas as fará murchar e morrer. Aqueles com excesso de água também acabarão sofrendo com podridão radicular. Procure um solo sempre úmido, atento todos os dias e irrigando-a por baixo, evitando irrigar nas folhas e botões. A recuperação de uma cinerária murcha dentro de casa é possível se submergir o vaso em um recipiente com água morna. Assim que a água parar de borbulhar, aguarde mais alguns instantes e faça escorrer o excesso da planta completamente.

Mantenha-nas à meia sombra enquanto ela se recupera. Caso contrário, sua raiz apodrecerá e o único jeito será jogá-la fora. As cinerárias dos floristas são melhores entre 12 e 18 °C durante o dia, ou então entre 7 a 12°C à noite. Qualquer temperatura ou iluminação fora desse padrão desbotará suas folhas e minguarão suas flores. Terá sempre melhor resultado se colocar seu vaso de cinerárias na janela onde possa receber uma boa iluminação diurna filtrada.

As cinerárias dos floristas prosperam ao lado de laterais sólidas, junto a objetos altos ou sob árvores de copa aberta, protegidas da luz solar direta. Se houver ventos frios, faça suportes de estacas para a cinerária dos floristas e pense em coberturas adequadas também. Mas não deixe a planta coberta quando o sol surgir. Arrancar as flores gastas das cinerárias potencializa uma floração abundante e duradoura. Cinerárias dos floristas cultivadas nos jardins, se podadas após a floração, voltarão a brotar no outono e a florir na primavera ou verão.

Cinerária Dos Floristas: Características

Muda de Cinerária Dos Floristas
Muda de Cinerária Dos Floristas

A planta cinerária dos floristas, cujo nome científico é pericallis hybrida, é uma planta da família das margaridas (asteraceae). É uma planta herbácea perene que atinge alturas em torno de 15 a 40 cm, raramente acima de 60 centímetros. A lâmina da folha é verde escura, em forma de coração triangular, com cerca de 15 a 50 cm de comprimento, larga e com dentes salientes para lóbulos.

Vinte a mais de cem cabeças de flores juntas formam um guarda-sol hemisférico e denso com um diâmetro de cerca de 2,5 cm. Per capita são nove a doze florzinhas disponíveis. São de cor azul, violeta, roxo, vermelho, vermelho acobreado, rosa ou branco, mas também podem ser coloridos com fundo branco ou preenchidos. As flores tubulares são da mesma cor, mas geralmente mais escuras. Elas também podem ser esbranquiçadas ou amareladas.

A espécie provavelmente se origina de um cruzamento de pericallis cruenta e pericallis lanata, que ocorrem em florestas nas ilhas Canárias ocidentais. Este híbrido provavelmente se originou na cultura. Seu período padrão de floração é do meado da primavera ao início do verão. Ela está na cultura desde pelo menos 1777 onde originalmente era conhecida como cineraria x hybrida e atualmente existem inúmeras variedades.

Depois que as flores da cinerária dos floristas morrem, é hora de jogá-la fora, não há alternativa. Então certifique-se de que existem muitos brotos ao comprar uma planta cinerária dos floristas, para que ela possa florescer o maior tempo possível. Essas plantas são consideradas venenosas e devem ser mantidas afastadas de animais de estimação e crianças.

Cinerária Dos Floristas: Manutenção E Pragas

Cinerária dos Floristas no Jardim
Cinerária dos Floristas no Jardim

As cinerárias dos floristas costumam também ser incomodadas por muitas pragas como ácaros, moscas-brancas e outras pragas semelhantes. Tais insetos sugam a energia das cinerárias dos floristas, deixam resíduos ou dejetos inconvenientes e proliferam-se com facilidade. A pulverização com produtos não tóxicos disponíveis no mercado para uso nas folhas minimizará ou eliminará a infestação.

Use esse tratamento conforme sugerido por especialistas ou de acordo com o indicado nas embalagens e o repita também conforme recomendado, de preferência toda a semana até que a praga cesse. Evite excesso ou escassez de temperatura ou de água nas folhas e assim evitará expor as cinerárias dos floristas a doenças fúngicas causando manchas foliares, mofo e etc. Uma boa idéia é plantar sempre com um espaço adequado entre uma e outra e procurar regar sempre cedo na manhã, deixando que apenas o orvalho noturno as mantenha irrigadas.

Todas as sugestões contidas aqui são meramente informativas e sempre seguiremos sugerindo que o leitos busque informações mais pertinentes e adequadas com especialistas em sua região.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *