Home / Plantas / Pode Tomar Chá de Moringa à Noite?

Pode Tomar Chá de Moringa à Noite?

Moringa é uma planta nativa da Índia, também conhecida como a “árvore milagrosa”, por suas muitas propriedades benéficas para a saúde e a beleza contidas nas folhas, flores, sementes e raízes. Um superalimento real com excelentes propriedades nutricionais e terapêuticas.

A moringa , nome botânico moringa oleifera, é uma planta nativa da Índia, que pertence à família  moringaceae. Hoje é cultivada principalmente na América do Sul (Cuba, Paraguai e Argentina), Etiópia e Filipinas. É uma planta muito apreciada por suas muitas propriedades benéficas: é também conhecida como a “árvore milagrosa” , da qual a FAO promove o cultivo, considerando-o um alimento completo e útil para combater a desnutrição no mundo.

A planta pode consumir flores, raízes, sementes e folhas, das quais o pó de moringa também é obtido, usado como um complemento e muito apreciado nos países ocidentais, enquanto o óleo de moringa é produzido a partir de sementes que tem uma característica importante: não fica rançoso e pode ser usado como condimento ou para o cuidado do cabelo. Moringa é, portanto, considerada um verdadeiro “superalimento”: é super nutritivo e benéfico para a saúde e a beleza.

Por que a moringa é considerada um superalimento? Entre as características que tornam esta planta única, está o conteúdo completo de proteínas: a moringa contém 9 aminoácidos essenciais, além de vitaminas, antioxidantes e sais minerais, dentre os quais se destacam o potássio e o cálcio. Entre as vitaminas, encontramos a vitamina C, uma quantidade sete vezes maior que a contida nas laranjas, bem como a vitamina A, que ajuda a prevenir infecções e proteger a visão, e a vitamina E, que protege a pele e os órgãos do envelhecimento precoce., neutralizando a ação prejudicial dos radicais livres.

Moringa também é uma planta rica em Omega 3, 6 e 9: ácidos graxos importantes para a nossa saúde, pois ajudam o bom funcionamento do coração e do sistema nervoso. Em termos numéricos, a moringa contém 4 vezes a vitamina A contida nas cenouras, duas vezes a proteína contida no iogurte, 3 vezes o potássio contido nas bananas e o quádruplo do cálcio normalmente fornecido pelo leite.

Pode Tomar Chá de Moringa à Noite?

Se a intenção for pra dormir, pode sim. A moringa também contém triptofano, um aminoácido importante para a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela regulação do sono e do humor. Por conseguinte, pode ser tomado sob a forma de um pó ou suplemento alimentar para promover o sono, sempre após consultar o seu médico. E não é só isso! Veja outros benefícios da moringa:

Fonte de energia e ajuda a combater a febre: a moringa é capaz de aumentar o nível de energia imediatamente, especialmente o pó de moringa é muito nutritivo e rico em ferro e magnésio, que ajuda a combater a fadiga física e mental, útil mesmo após um período de recuperação. Também é útil contra gripe, febre e dor nas articulações.

Promove a digestão e a perda de peso: graças ao conteúdo de fibra alimentar, a moringa favorece o processo digestivo, por esse motivo os suplementos à base de moringa são geralmente tomados após as refeições. Também estimula a motilidade intestinal, prevenindo constipação e resfriados. Moringa também é usada por sua capacidade de aumentar o metabolismo, promovendo a perda de peso.

Propriedades afrodisíacas: entre as propriedades da moringa que não devem ser subestimadas, existem aquelas afrodisíacas contidas em seus frutos, às quais a medicina tradicional atribui grande poder. Os frutos da moringa podem ser consumidos após a fervura das vagens em que estão contidos, também chamados de “baquetas”. Um remédio natural e revigorante útil para homens e mulheres.

Outros Benefícios do Consumo de Moringa

Ação antioxidante e anti-inflamatória: a moringa possui fortes propriedades antioxidantes, graças ao conteúdo de substâncias como quercitina, rutina e ácido clorogênico que, juntamente com sais e vitaminas minerais, especialmente a vitamina E, ajudam a combater os efeitos nocivos dos radicais livres, diminuindo a velocidade do envelhecimento da pele e órgãos. Ele também executa uma ação anti-inflamatória que ajuda a proteger o sistema imunológico: os extratos vegetais também ajudam em caso de asma e inflamação do trato respiratório, pois promovem a respiração e melhoram a função pulmonar.

Útil para o tratamento do herpes simplex e em caso de anemia: as folhas de moringa são eficazes em caso de infecção causada por herpes simplex; as substâncias contidas em suas folhas impedem a formação de lesões cutâneas típicas dessa infecção e muitas vezes muito irritante. Os extratos obtidos das folhas e flores também são úteis em caso de anemia; a moringa seria de fato capaz de facilitar a absorção de ferro e aumentar o número de glóbulos vermelhos, mantendo os parâmetros na normalidade.

Benéfico para a saúde ocular: graças aos antioxidantes e vitamina A, a moringa ajuda a proteger a retina, impedindo a dilatação dos vasos da retina e mantendo a vascularização intacta. Graças ao conteúdo de ômega 3, 6 e 9, a moringa também ajudaria a reduzir a possibilidade de desenvolver degeneração macular, além disso, a presença de aminoácidos essenciais, promove o reparo da córnea após uma lesão cirúrgica, traumática ou inflamatória.

Útil contra a pele seca e acne e benéfico para os cabelos: a moringa também possui propriedades cosméticas, graças também à presença de vitamina E, um poderoso antioxidante; ajuda a combater a pele seca e sem tônus ​​e evita manchas na pele. Moringa também ajuda a regular o sistema hormonal, provando ser eficaz no tratamento da acne. O óleo obtido das sementes de moringa também é muito útil para a saúde dos cabelos (protege-os da poluição e da radiação ultravioleta). O óleo de moringa também pode ser usado como condicionador e estimulador de crescimento capilar.

Modos de se Consumir a Moringa

As folhas, frutas, flores, sementes e raízes da moringa podem ser consumidas, mas também podem ser usadas na forma de pó ou suplementos reais em cápsulas. As folhas de moringa tem um sabor levemente picante, semelhante ao de rabanete, e podem ser comidos crus, em saladas ou cozido, em sopas ou como um prato lateral. Até as flores podem ser comidas cruas, principalmente em saladas: as flores de moringa também produzem mel excelente.

As sementes, contidas dentro de uma vagem, podem ser consumidas tanto cozidas quanto torradas: seu sabor lembra o de grão de bico. O óleo de moringa também é obtido a partir das sementes, um óleo vegetal doce e muito agradável usado para temperar alimentos, mas também em cosméticos, como cremes e sabonetes, para melhorar o efeito nutritivo, antioxidante e tonificante, além de cuidar dos cabelos.

Modos de se Consumir a Moringa

Os frutos da moringa são consumidos principalmente na culinária indiana, geralmente cozidos e usados ​​como condimento ou para sopas e caldos: o sabor das vagens lembra o de aspargos. Até as raízes são geralmente consumidas na Índia e nos países onde a planta é cultivada, como aromatizante: seu uso deve ser limitado, devido a um alcaloide que interfere no sistema nervoso.

Veja também

Para que Serve a Folha de Bambu? Benefícios do Bambu

O bambu é uma planta multifuncional bem conhecida. As folhas são usadas para fins medicinais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *