Home / Plantas / Jasmim-dos-Poetas: Curiosidades e Fatos Interessantes

Jasmim-dos-Poetas: Curiosidades e Fatos Interessantes

As pessoas, de uma maneira geral, são apaixonadas por plantas. Dessa maneira, as plantas estão presentes nas vidas de quase todos, sendo que até mesmo quem não gosta muito de cuidar dos vegetais faz uso de produtos à base de plantas.

Dessa forma, um grande exemplo são os óleos essenciais, que possuem propriedades de flores e plantas de todo o mundo, feitos exclusivamente para melhorar as questões de saúde das pessoas. Portanto, é muito interessante notar como os óleos essenciais têm sido cada vez mais utilizados recentemente, com um aumento claro da busca pelo contato com a natureza por parte das pessoas.

Ademais, além da questão do uso das plantas para a fabricação de óleos essenciais, há como utilizar as propriedades naturais das flores e plantas de uma forma um pouco mais antiga: a partir da fabricação de chás. Assim, há uma série de maneiras de utilizar as plantas.

Esse é o caso, por exemplo, do jasmim. Planta de flores belas e muito atrativas para quem gosta de enfeitar a casa, o jasmim possui aroma doce e acaba por ser uma ótima alternativa para aqueles que desejam estar mais perto da natureza, mas sem perder o lado visual da arrumação da casa.

Nesse sentido, o jasmim encaixa muito bem como flor de ornamentação, seja para ser colocada na sacada, na entrada de ambientes ou até mesmo em jardins abertos e espaçosos. De toda forma, o certo é que o jasmim pode ser usado de inúmeras maneiras e, em quase todas, consegue elevar a beleza do ambiente. Contudo, uma maneira também muito útil de utilizar o jasmim é na composição de óleos essenciais, muito úteis para uma série de problemas de saúde.

No caso do jasmim, o óleo essencial da planta é bom para aumentar o desejo sexual, estimular o bombeamento de sangue por parte do coração, para diminuir as dores decorrentes da menopausa e para a resolução de uma série de outras questões.

Conheça o Jasmim-dos-Poetas

Do mesmo gênero do jasmim clássico, aquele mais conhecido pelas pessoas, o jasmim-dos-poetas também é branco e pode ser encaixado em diversos ambientes. Nesse caso, a planta serve apenas para melhorar a paisagem e não deve ser ingerida. Trepadeira, a planta pode se adaptar a locais muito diferentes e até mesmo de difícil adaptação para outros tipos de flores, o que torna o jasmim-dos-poetas.

Flor Jasmim-dos-Poetas
Flor Jasmim-dos-Poetas

Podendo chegar ao 6 metros de altura, a planta não ocupa muito espaço no jardim, já que é capaz de aproveitar cada milímetro de espaço para se expandir sem prejudicar as demais culturas vegetais. O período em que o jasmim-dos-poetas se torna mais bonito é entre o inverno e a primavera, justamente quando a grande maioria das plantas está crescendo e ganhando forma para aproveitar ao máximo a estação das flores.

Dessa forma, já no fim do inverno os primeiros botões do jasmim-dos-poetas começam a aparecer, dando o tom de como será o desenvolvimento da planta até o final da primavera. Quando aberta, a flor costuma ter uma aparência de estrela branca, dando destaque a qualquer ambiente. Para quem gosta de plantas e deseja renovar o seu jardim, vale a pena postar nessa flor tão bonita.

Curiosidades do Jasmim-dos-Poetas

A planta jasmim-dos-poetas pode ter comportamento invasor, a depender da região, por mais que isso não seja comum. Nesse caso, o jasmim-dos-poetas se expande de forma rápida e preocupante, matando as outras plantas do espaço ao retirar os nutrientes dessas plantas. Esse tem sido um caso bastante comum na Nova Zelândia, onde o clima é muito favorável para o desenvolvimento do jasmim-dos-poetas.

No país, tem sido bastante comum ver as pessoas matando a flor de cada sistemática para acabar com o problema. Ademais, o jasmim-dos-poetas é um tipo de planta bastante usado para recobrir cercas e muros, já que a planta se adapta muito bem a esses locais como a trepadeira que é.

Outro ponto bastante interessante sobre o jasmim-dos-poetas é que esse tipo de planta possui uma alta resistência, o que faz com que, em alguns países de inverno mais amenos, como é o caso do Brasil, seja possível ver a plantar dar flores ao longo de quase todo o ano. Portanto, para quem deseja ter uma planta recobrindo a cerca de casa, montando uma cerca viva, pode ser muito interessante fazer a opção pelo jasmim-dos-poetas.

Outro ponto curioso é que a planta é tóxica para pessoas e animais, não devendo ser ingerida.

Modo de Cultivo do Jasmim-dos-Poetas

A planta jasmim-dos-poetas pode ter um modo de cultivo bastante facilitado, já que essa planta não exige grandes complexidades para se manter bela e forte. Dessa maneira, a planta, por vezes, chega até mesmo a sobreviver sem a presença de água em abundância. Um grande problema para o jasmim-dos-poetas, contudo, pode ser o frio em excesso.

Porém, para quem mora no Brasil, apenas em alguns poucos lugares o inverno costuma ser rigoroso e longo, o que torna grande parte do país muito boa para o cultivo do jasmim-dos-poetas. Dessa maneira, é importante que a planta receba doses regulares e pequenas de água todos os dias, além de ter um solo rico em matéria orgânica para se desenvolver de maneira plena.

Os nutrientes do solo, aliás, são um grande diferencial quando se trata do jasmim-dos-poetas, por mais que a flor seja resistente e muito capaz de sobreviver a situações adversas. Em todo caso, uma alternativa interessante é deixar a planta em um local coberto, onde ela fique à meia sombra e pegue apenas parte do sol ao longo de todo o dia. Ademais, dessa forma os ventos e as chuvas também não serão um problema.

Origem do Jasmim-dos-Poetas

O jasmim-dos-poetas possui origem na Ásia, embora atualmente todo o mundo já possua muitos exemplares dessa planta. De toda maneira, a China é o local de origem do jasmim-dos-poetas, que acabou migrando para Nova Zelândia e Austrália a partir dos muitos cidadãos chineses que saíram do país em busca de mudanças na vida.

Origem do Jasmim-dos-Poetas
Origem do Jasmim-dos-Poetas

O mais comum em seu país de origem, a China, é que o jasmim-dos-poetas seja usado para a ornamentação, sobretudo como cerca viva. Essa é uma maneira inteligente e barata de dar um toque especial à divisória, sem que o charme seja perdido por completo, já que a flor é muito bonita.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *