Home / Plantas / Clerodendro Perfumado: Características, Nome Científico e Fotos

Clerodendro Perfumado: Características, Nome Científico e Fotos

O nome faz jus ao cheiro da planta. Pode emitir odores fétidos ou deliciosos. Essa planta pode ser conhecida como clerodendo vermelho. As flores duram por bastante tempo e sua coloração é chamativa e muito vívida. É uma planta parecida com as Lágrimas de Cristo. Trepadeiras, amantes da luz e tropicais.

Características do Clerodendo Perfumado

Essa é uma das plantas mais bonitas. A beleza dela ultrapassa até a beleza de outras flores de sua família e sua espécie. Sua tonalidade pode ser mais intensa e sua abertura mais rústica. Diferente de outras espécies similares, é mais resistente e sua durabilidade tende a ser maior. Ela sobrevive em piores condições e se mantem bela mesmo sem tantos cuidados como os exigidos por outras parecidas.

São arbustos, originais da Ásia. Como já citado, também é tropical. Ou seja, o clima brasileiro é atrativo e aconchegante para o desenvolvimento e cultivo dessa planta. Ela prefere ambientes úmidos e ama a luminosidade em excesso.

É considerada uma planta invasiva, por ser trepadeira e por seus galhos e ramos se enrolarem em outras plantas e suportes, usando de estrutura para seu crescimento. Sua altura fora do formato de trepadeira pode chegar a dois metros. Porém com suporte e estrutura adequados pode chegar a alturas maiores.

Sua maior utilidade é como arbusto. Em sua florescência ficam cheios e preenchidos com flores.

Diferente de outras flores, o clerodendo se floreia durante o inverno, e não na primavera. Formam maciços, podem ser utilizadas isoladas ou como arbustos.

Composto para o Clerodendo Perfumado

Há um adubo indicado para nutri o solo de flores como o clerodendo perfumado, portanto, com essa receita poderá adubar não somente o clerodendo mas todas as flores e plantas de seu jardim. Trata-se basicamente de um composto de Fosforo, Nitrogênio e Potássio.

Pode ser comprado em lojas de jardinagem, grandes mercados ou até casas de ração. A opção orgânica é mais indicada para iniciantes que desconhecem cuidados com essas plantas, pois a adubação industrial é mais agressiva e mais forte. A má administração do composto fabricado pode agredir e ser prejudicial para a planta.

Bons Solos para Plantação de Clerodendo Perfumado
Bons Solos para Plantação de Clerodendo Perfumado

Ingredientes Necessários

  • 1 litro de água;
  • 5 cascas de ovos – para tornar a mistura menos agressiva;
  • 5 cascas de banana – potássio;
  • 4 colheres de borra de café – nitrogênio e fósforo;
  • 2 colheres de canela em pó – germicida.

Como Fazer

  • Bata todos os ingredientes – não é necessário coar, tudo será utilizado.
  • Depois de bater, coloque a substancia dentro de uma garrafa que possa ser tampada, não enche. Deixe um espaço pois a substancia precisa e liberará gases.
  • Mantenha o recipiente com a substancia em local seco, arejado e com clima ameno por 4 dias.
Preparando o Solo para Plantação
Preparando o Solo para Plantação

Depois desse processo, seu adubo orgânico está pronto para ser utilizado. Lembre-se, é preciso que o solo seja adubado, e não a planta. Para isso, aplique seu composto orgânico nas extremidades do vaso ou no solo longe do caule. As raízes conduzem os nutrientes necessários até a planta.

Para o bom funcionamento do composto, deve ser bem administrado. Veja a necessidade da planta e qual a periodicidade de adubação dela. No caso do Clerodendo Perfumado a adubação pode ser feita de seis em seis meses. Se for feito mais vezes que isso poderá matar sua planta.

Como Plantar Clerodendo Perfumado

Há muitas plantas que mantém o jardim perfumado. A clerodendo perfumado é uma delas. Usadas por jardineiros e paisagistas como uma opção para jardins em locais secos e poluídos.

A proliferação pode ser feita através de mudas ou sementes. O modo mais rápido de se obter um desenvolvimento e floração é através das mudas. As mudas podem ser obtidas retirando ramos de plantas já desenvolvidas. Os ramos devem ter no mínimo três nós, e em botões em tempo de se abrirem.

Plantação de Clerodendo Perfumado
Plantação de Clerodendo Perfumado

Para o plantio, é necessário:

Solo bem nutrido: Essa planta é resistente a solos áridos e com poucos nutrientes. Porém um solo bem nutrido pode ser a base para cuidados simples e fáceis. E para a florescência periódica certeira dessa planta. Portanto, adicione o composto elaborado ao solo, certifique-se de que o solo é arenoso e bem drenado, e então plante sua muda de Clerodendo Perfumado.

Iluminação moderada: Essa planta prefere meia sombra. Mesmo que receba luz direta do sol por algum momento do dia, não pode ser por muito tempo. Os raios solares podem queimar e matar as flores e folhas. Portanto, reserve um local bem iluminado, com luz solar filtrada ou indireta.

Regas moderadas: A resistência do clerodendo perfumado pode aguentar alguns dias de solo seco. Porém é necessário que periodicamente o solo seja umidificado.

Plantação de Clerodendo Perfumado
Plantação de Clerodendo Perfumado

Os cuidados corretos também incluem podas de limpeza. A poda é importante para o desenvolvimento saudável de qualquer planta, inclusive dessa. A retirada de folhas secas e flores murchas concentrará a energia da planta para o crescimento e florescência da planta.

Na decisão pelo local, além da iluminação e solo, deve ser considerado o vento. Essa flor é semi herbácea e não semi lenhosa como outras da mesma família. Isso significa que seu caule é maleável e não muito resistente. Ao encherem-se de flores, podem pesar e o caule pode até não aguentar. Por isso é necessário que se coloque em locais sem rajadas fortes ou ventanias.

Curiosidades da Planta Clerodendo Perfumado

Essa planta é conhecida por seu cheiro agradável. Porém poucos sabem que o malcuidado ou as muitas mudanças (de solo, iluminação ou local) podem fazer com que a planta libere um odor muito desagradável. O cheiro fétido sinaliza que algo não está certo. Ao senti-lo analise se as condições estão favoráveis a ela.

As clerodendos são medicinais. Há diversas propriedades que podem ser uteis para a saúde. Essas propriedades podem amenizar sintomas de diarreia, doenças venéreas, ferimentos, dores, anemia, entre tantas outras complicações.

Essa flor funciona como tônico, laxativo, lacto gênico, cicatrizante, entre outros. Pode tratar até alopecia ou calvície.

Para a utilização de suas ações medicinais podem ser utilizadas suas raízes, folhas e sementes.

Seja qual for o problema, sempre utilize as ações medicinais com acompanhamento profissional. A automedicação pode trazer sérias complicações e consequências para a saúde.

Veja também

Como se Faz Mastruz com Leite ?

A medicina natural está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Neste cenário, nomes famosos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *