Home / Plantas / Como Cultivar a Planta Cravo?

Como Cultivar a Planta Cravo?

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Cravo, então se você é fã de plantas como nós não pode perder nenhuma informação. Ainda vamos dividir uma série de dicas para manter um pé de cravo em casa, como plantar e dicas de como cultivar. Fique com a gente até o final.

Essa é uma planta muito cultivada em diversas regiões do planeta, além de ter um significado especial para cada cultura, por isso é tão popular no mundo inteiro.

Além de tudo é uma planta extremamente versátil, pois pode ser plantada de diversas maneiras, você pode plantar no seu quintal, em um pequeno canteiro ou ainda em um lindo vaso que vai enfeitar a sua casa. Se você visitar uma exposição de flores ou locais que comercializam plantas, com certeza vai encontrar um lindo pé de cravo.

O cravo tem características especiais que devem ser destacadas e por isso separamos informações bem interessantes sobre ele, além de clara aquelas super dicas de cultivo que você não pode deixar de ver.

Tudo Sobre o Cravo

Cravos Coloridos
Cravos Coloridos

O cravo se trata de uma planta de caule macio e flexível e que possui um longo ciclo de vida, não é uma planta de grande porte, por isso chega a atingir no máximo 80 cm de altura, e na maioria das vezes não alcança nem isso.

Os cravos possuem um perfume muito característico, embora existam espécies que não possuem nenhum perfume. Suas flores podem se apresentar em diversas cores, como por exemplo, amarelo, branco, rosa, laranja e vermelho, já a folhagem é um verde puxado para o cinza.

Saiba que essa planta é nativa da Europa meridional, são encontradas hoje em dia diversas espécies dela, além de espécies híbridas que foram criadas. Ela é conhecida cientificamente pelo nome de Dianthus caryophyllus.

Como Cultivar a Planta Cravo?

Existem diversas maneiras de plantar o craveiro, pode ser através da divisão de rizomas ou mesmo por sementes.

Utilizando Sementes

Você pode utilizar uma caixa de ovos por exemplo como sementeira, ou pode simplesmente semear em no lugar onde deseja plantar o seu craveiro, seja em um vaso ou diretamente no solo.

Abra um berço com cerca de 0,5 cm de fundura na terra, se isso não for feito sua planta terá muitos problemas para crescer.

Se você mora em local de clima ameno, suas sementes devem germinar em até 21 dias. As mudas geradas devem ser levadas para o local definitivo de plantio assim que estiverem com cerca de 5 a 8 cm de altura.

Utilizando a Divisão de Rizomas

Uma planta adulta já bem desenvolvida normalmente possui diversos ramos já prontos. Estes então são capazes de serem divididos e também replantados.

Cuidados e Dicas no Cultivo

Cravo Listrado
Cravo Listrado

O craveiro não é uma planta de cultivo difícil, costuma ser bem simples, mas é importante se atentar a algumas coisas, principalmente no que se diz respeito ao preparo do solo, as regas, a luz e algumas outras coisas. Mas se isso foi cumprido de maneira correta, com certeza a sua planta vai se desenvolver saudável e vistosa como deve ser.

Solo – Vamos começar pelo solo ideal, ele deve ser bem drenado, deve ser fértil, deve ser leve, enriquecido com matéria orgânica. O ph ideal é de 6,6 a 7,5, mas saiba que ele pode suportar um pH que esteja de 6 a 8.

Clima – Essa planta tem clara preferência pelo clima mais ameno e até frio.

Luz – Saiba que ele precisa receber de forma direta a luz do sol por grande parte do dia, no mínimo de 4 a 5 horas diárias.

Rega – O solo do craveiro deve se manter sempre úmido, mas não exagere na quantidade de água, pois você pode matar a sua planta. Até a umidade do ar em excesso pode prejudicar a sua planta, muito cuidado com isso.

Ciclo de cultivo do craveiro – É uma planta com ciclo de vida bem longo, que pode ser anual ou até mesmo de dois em dois anos.

Quando o Cravo deve Florescer?

Cravo Rosa
Cravo Rosa

Se as dicas de cultivo forem seguidas de maneira correta e o clima colabore também, seu craveiro pode estar florido o ano inteiro. Já se você mora em local de clima temperado, saiba que ele deve estar mais florido no final da primavera, através do verão e no começo do outono.

Caso você tenha escolhido plantar o seu craveiro utilizando sementes, ele deve começar a florir de 4 a 12 depois de você ter plantado ele, claro que isso vai depender da espécie escolhida e também do clima e do cultivo.

Cravo e seus Significados

Como dissemos, o cravo é uma planta cheia de curiosidades e significados. Por isso vamos conhecer um pouco disso hoje, algumas pessoas acreditam que ele trás boas energias ao ambiente, ainda significa boa sorte para quem recebe. Mas outras pessoas vão além, e atribuem significados diferentes para cada cor de cravo. Vamos conhecer.

Cravo Rosa – Transmite Gratidão, boas lembranças, alegria e carinho.

Cravo Vermelho – Transmite paixão e amor de verdade.

Cravo Amarelo – Um buquê de cravos trás boa vida financeira para quem recebe, além de alegria claro. Apenas uma flor indica falta de reciprocidade.

Cravo Branco – Todo branco ele  transmite pureza e inocência. Um cravo  listrado pode indicar um amor não retribuído.

Cravo Roxo – Pode significar solidão.

Benefícios do Cravo para Saúde

Ele tem poder antifúngico, antibiótico,  tranquilizante, antioxidante entre outros. Pode ajudar a regular a pressão arterial. Mas esses efeitos ainda não foram confirmados em humanos

Agora ações comprovadas são,  alívio de dor de cabeça, melhora tontura, alívio cansaço, melhora vertigem, cura úlcera e até feridas na pele. Pode ser utilizada no local onde houve picadas, basta friccionar a flor no local.

Viu quantas informações interessantes aprendemos hoje? Conta para a gente aqui nos comentários se você já sabia disso.

Veja também

Pé de Limão no Vaso

Pode Plantar Limão em Vaso?

Se você gosta muito de limão e adoraria poder colher limões frescos diretamente do seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.