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Como Germinar Arroz? Dicas Sobre Germinação de Sementes

O arroz é um cereal de origem asiática, considerado a terceira maior cultura de cereais do mundo (estando atrás apenas do trigo e do milho).

Além do grão tradicional em suas diferentes apresentações (integral, parbolizado….), ainda existe o grão germinado, o qual é considerado um alimento bioativo com alto valor nutricional. Um grão germinado pode ter o seu percentual de vitaminas e minerais otimizado em até 20 vezes ou mais.

Existem vários grãos cujo processo de germinação pode ser realizado até mesmo em casa. Alguns exemplos incluem o girassol, trigo, aveia, linhaça, centeio, gergelim, amêndoas, nozes, grão-de-bico, amendoim, sementes de girassol, ervilha, lentilha e é claro o arroz. No caso do arroz, uma peculiaridade importante é que a germinação deve ser feita apenas com o arroz do tipo integral.

Neste artigo, você conhecerá importantes dicas para germinação de sementes de arroz, e os benefícios inerentes à ingestão deste alimento bioativo.

Então venha conosco e boa leitura.

O Arroz: Importância Histórica, Cultural e Nutricional

O cultivo do arroz data do ano 3.000 a. C. em territórios asiáticos. No Brasil, antes mesmo do descobrimento em 1500, o cereal já era cultivado por aqui, e por essa razão, acredita-se que ele seja o primeiro país da América a cultivar arroz.

O arroz é um alimento rico em carboidratos e aminoácidos (unidade estrutural das proteínas). A combinação do arroz e feijão, típicas das refeições dos brasileiros, fornece todos os aminoácidos essenciais necessários ao bom funcionamento do organismo.

Após a colheita, de acordo com o tipo de processamento que o arroz recebe, este pode ser classificado como arroz polido, parbolizado, integral, entre outros tipos.

O arroz polido é o mais consumido no Brasil, é um dos que possuem menor valor nutricional, logo é importante complementar esse valor com a inclusão de legumes e verduras no cardápio.

O arroz integral demora mais tempo para cozinha, visto que não passa pelo processamento ao qual é submetido o arroz polido (o qual inclui remoção da casca); no entanto, concentra benefícios nutricionais incríveis, tais como a prevenção de doenças cardiovasculares, prevenção de câncer, diabetes e obesidade.

No arroz integral, há uma concentração maior de nutrientes e minerais do que o arroz polido, assim como uma concentração menor de carboidratos.

O arroz integral é o único tipo indicado para a germinação.

Benefícios Nutricionais dos Grãos Germinados

O processo de germinação aumenta as enzimas digestivas do alimento em até 800%, melhorando consideravelmente a absorção dos nutrientes. O ácido fítico dos grãos e sementes (considerado um fator anti-nutricional) e reduzido, colaborando para uma maior disponibilidade dos minerais Ferro, Magnésio, Cálcio e Zinco, assim como maior disponibilidade das vitaminas A, B, C e E.

A germinação também aumenta consideravelmente a concentração de antioxidantes. Esse aumento na produção de antioxidante auxilia igualmente para que o alimento fique mais estável, reduzindo as chances de rancificação.

Após a germinação, a concentração de carboidratos diminui.

Entre os inúmeros benefícios concretos derivados dessas informações nutricionais, estão a melhora significativa da digestão, o aumento da imunidade, o aumento do potencial de regeneração muscular, melhora das funções metabólicas, entre inúmeras outras vantagens.

No caso específico do arroz integral, a germinação implica na ativação de GABA (ácido gama-aminobutírico), o qual é um neurotransmissor de ação calmante no cérebro, cuja ativação implica em diminuição da ansiedade e da pressão arterial, assim como melhora na qualidade do sono.

Arroz Integral
Arroz Integral

A farinha de linhaça germinada possui uma concentração ainda maior fibras solúveis e insolúveis, assim como lignina. O mesmo é válido para a lentilha germinada, cujas fibras auxiliam a reduzir o apetite, aumentar a saciedade, bem como prevenir e controlar os quadros de diabetes e colesterol.

Como Germinar Arroz? Dicas Sobre Germinação de Sementes

A germinação caseira requer que o grão seja colocado de molho em um recipiente, de modo que esteja completamente submerso pela água. Durante este tempo, recomenda-se cobrir o recipiente com um pano para evitar a queda de insetos. Esse primeiro molho requer um tempo de 12 horas.

Após o primeiro molho, os grãos devem ser enxaguados com o auxílio de uma peneira ou algum material similar.

Depois de enxaguados, os grãos devem ser colocados de molho novamente por 24 horas. Basicamente, a troca de água deve ser realizada 1 vez ao dia; contudo, nos dias mais quentes, esse procedimento deverá ser realizado de 2 a 3 vezes durante o dia. Convém lembrar, que as sementes demandam um tempo entre 3 a 4 dias para germinar.

Quando estiver finalizado o tempo requerido para o processo, e os primeiros brotos começarem a aparecer, o arroz germinado deverá ser acondicionado em um recipiente hermético até que esteja pronto para o consumo.

Receita com Arroz Germinado

Arroz Germinado
Arroz Germinado

Segue abaixo uma receita incrível de mingau de arroz germinado.

Em relação aos ingredientes, serão necessários:

  • ½ xícara de água;
  • 1 banana média madura;
  • 4 colheres (sopa) de arroz germinado;
  • Canela a gosto;
  • 1 colher (chá) melado.

O modo de preparo consiste em bater o arroz juntamente com a água no liquidificador durante 1 minuto. Separadamente, a banana deverá ser esmagada com um garfo.

Todos os ingredientes (incluindo a banana esmagada e o arroz triturado com água) devem ser adicionados juntos em uma caneca e levados ao fogo.

Os ingredientes não devem ser necessariamente cozidos. Recomenda-se deixar a mistura apenas morna ao mexer durante 1 minuto em fogo baixo.

O ideal é apenas amornar o mingau e consumi-lo imediatamente, uma vez que o cozimento implica na perda de muitos nutrientes (os quais foram obtidos durante o processo de germinação).

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Agora que você já conhece importantes informações sobre o processo de germinação, nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

CAVALLI, S. Mingau Vivo- Receita com arroz germinado. Disponível em: < http://www.30tododia.com.br/nutricao/receitas/sucavalli/mingau-vivo-receita-com-arroz-germinado/>;

GAÚCHAZH. Conheça os benefícios dos alimentos germinados para a saúde. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2011/05/conheca-os-beneficios-dos-alimentos-germinados-para-a-saude-3313850.html#targetText= Os%20gr%C3%A3os%20germinados%20ou%20alimentos,alto%20valor%20nutricional%20que%20cont%C3%A9m.>;

Portal São Francisco. Arroz. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/arroz>;

Vapza. Grãos germinados- como fazer em casa. Disponível em: < https://vapza.com.br/blog/graos-germinados-como-fazer-em-casa>;

ZANIN, T. Tua Saúde. Saiba por que o arroz faz parte de uma dieta equilibrada. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/beneficios-do-arroz/>.

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