Home / Plantas / Agapanto, a Flor do Amor: Por Que é Chamada Assim?                                 

Agapanto, a Flor do Amor: Por Que é Chamada Assim?                                 

Uma planta muito bonita e que chama atenção sempre! Essa é a agapanto, árvore que tem origens africanas, mas que cresce com muita facilidade em locais com temperaturas mais amenas. No artigo de hoje vamos falar um pouco dessa flor, conhecida popularmente como flor do amor. Confira!

Agapanto, a Flor Do Amor

O agapanto possui o nome científico de Agapanthus africanus, mas é conhecida também como flor do amor. O próprio nome da planta possui esse significado ( em grego,  panthus significa flor e ágape significa amor ) e ela tem as liliaceae como família.

Elas receberam esse nome devido à sua longevidade e beleza, representando assim o sentimento do amor. Pode ser utilizada tanto na ornamentação de jardins quanto em ambientes interno.

Características do Agapanto

São vegetais que toleram o frio com muita facilidade e se adaptam  muito bem nas regiões sudeste e sul do nosso país. As flores são encantadoras e costumam parecer na estação da primavera nas cores: azul, branca e lilás. Embora sejam exuberantes, elas não possuem perfume muito forte.

São resistentes, demoram muito tempo para murchar e são usadas com muita frequência para a produção de ornamentos florais. As folhas da agapanto também são  exuberantes e podem garantir um visual rústico e diferenciado para o seu arranjo.

Os hastes das flores do agapanto podem chegar a medir mais de um metro de comprimento. A depender da região, elas também podem se conhecidas como lírio do Nilo, lírio africano e flor do nilo. São herbáceas e chegam a medir mais de cinquenta centímetros.

Como Cultivar Agapanto

A reprodução dessa árvore pode acontecer por meio de mudas feitas através de seus ramos e também de forma menos comum por sementes. Por volta de três anos já é possível encontrar a primeira inflorescência. Para obter melhores resultados, prefira realizar o plantio no inverno ou na primavera.

Observe que como o agapanto adora um friozinho, a temperatura ideal para o plantio é por volta de 14 °C. Outro ponto que deve ser observado é a profundidade necessária para a acomodação da planta. Portanto, separe pelo  menos dois centímetros de profundidade no solo, ok?

Com relação à luminosidade, o agapanto necessita de sol intenso ou no máximo uma meia sombra. Uma técnica muito interessante é plantar diversos agapantos em conjunto para garantir grandes florações. Um verdadeiro espetáculo de beleza para o seu jardim! Elas  também podem garantir um visual muito especial quando colocada próximas aos muros e cercas.

Agapanto no Jardim
Agapanto no Jardim

Com relação às regas, o agapanto é muito resistente e pode sobreviver com pouca água. Em alguns canteiros nas ruas, ele é capaz de se desenvolver apenas com a água das chuvas. Entretanto, preserve a sua flor do amor de geadas.

A planta precisa de um solo rico em material orgânico e a melhor forma de propagação é por meio de touceiras. Privilegie o plantio no fim do inverno para que a flor do amor possa ter raízes mais firmes nas estações mais quentes do ano. Tome cuidado com a drenagem do solo e fique ainda mais atento se o seu cultivo estiver sendo realizado em vasos, afinal, eles costumam acumular água no fundo.

Outras Informações e Curiosidades Sobre a Agapanto

Separamos algumas informações adicionais para que você conheça um pouco mais sobre a agapanto, a  flor do amor:

  • A popularização dessa espécie aconteceu com muita força ainda em 1950 quando o renomado paisagista Burle Max utilizou a agapanto na ornamentação de suas obras. Assim, diversas cidades tiveram no seu projeto urbanístico a introdução da planta.
  • A flor do amor tem uma propagação muito rápida através de ramos. Mesmo durante um inverno mais rigoroso elas conseguem resistir. Nesse período do ano é muito comum que as folhas congelem e apresente uma coloração mais amarela.
  • Ela é muito utilizadas nos períodos natalinos, pois garante um visual muito interessante. Além disso, os buquês da flor do amor são amplamente utilizados por quem trabalha com ornamentação.
  • Fique muito atento e evite acidentes com essa planta, afinal, se ela for ingerida pode causar muitos problemas por conta da sua toxidade. Náuseas e diarreias, além de alergias e irritações na pele são os principais sintomas causados pela agapanto. Procure lavar a área afetada e em caso de irritações maiores, não se esqueça de procurar um médico rapidamente.
  • A flor do amor possui um formato que lembra um guarda-chuva. O mais interessante é a variedade de cores que elas podem se apresentar, que vão desde os mais variados tons de azul até as flores brancas.

Ficha Técnica da Agapanto, a Flor do Amor

Para encerrar não esqueça de conferir a ficha técnica da flor do amor:

Possui nome científico de Agapanthus africanus e apresenta flores de características perenes.

Preferem climas subtropicais e são muito resistentes ao frio.

São plantas nativas do continente africano, mas se desenvolveram muito bem no Brasil.

Podem chegar a medir quase um metro de comprimento.

Por serem belas e longevas também são  conhecidas como flor do amor.

E você? Já conheceu uma flor do amor de perto? Por seu fácil cultivo ela pode ser uma boa opção para seu jardim e também na ornamentação dos mais variados ambientes.

As flores trazem sempre bem-estar e serenidade para os ambientes. Estudos destacam, inclusive, que a presença de plantas pode trazer mais serenidade, harmonia, auxiliando o alívio de sintomas de ansiedade e estresse. Para aqueles que moram em grandes cidades, as plantas (em especial as flores) podem trazer um verdadeiro sentimento de paz em meio a todo o caos em que vivemos. Portanto, investir na construção de espaços verdes como os jardins podem contribuir para o aumento da qualidade de vida.

Encerramos por aqui e lembramos que em caso de dúvidas ou sugestões você pode nos contactar por meio do nosso espaço de comentário que fica logo aqui abaixo. Diariamente o Mundo Ecologia traz os melhores conteúdos sobre a natureza, plantas e animais. Não deixe de conferir! Que tal compartilhar esse artigo sobre a flor do amor nas suas redes sociais? Ficaremos muito felizes em receber novamente sua visita por aqui.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *