Home / Plantas / Como Tirar as Cascas de Amêndoas? Passo a Passo

Como Tirar as Cascas de Amêndoas? Passo a Passo

Usadas principalmente secas, as amêndoas são um lanche perfeito e na cozinha elas se prestam aos mais variados preparativos.

Amêndoas são frutos de uma planta difundida na região do Mediterrâneo e na Ásia, a amendoeira (prunus amygdalus), pertencente à família rosaceae. A fruta consiste em uma casca verde, uma casca lenhosa e a semente interna, ou a amêndoa real, que é a parte comestível da fruta. Das amêndoas, você obtém a farinha, o óleo e o leite que podem ser facilmente fabricados em casa. Essas frutas são colhidas manualmente quando a parte externa amadeirada é aberta.

Amêndoas amargas é um tipo diferente dos doces, com diferentes características de forma, sendo maiores e mais agachadas. Estas são consideradas tóxicas e perigosas para os seres humanos porque contêm uma substância chamada amigdalina que, se consumida em grandes quantidades, é muito venenosa. A dose relatada como perigosa em adultos é de cerca de 50 amêndoas amargas, enquanto em crianças de 6 a 10 unidades. No entanto, o extrato de amêndoa amarga é usado para preparar algumas sobremesas sem, é claro, ser perigoso para a saúde.

Como Tirar as Cascas de Amêndoas? Passo a Passo

Embora a pele fina e marrom dessas frutas contenha uma boa dose de nutrientes, por razões de estética da receita ou para produzir leite a partir dessa fruta, ela pode precisar ser eliminada. No mercado, existem aquelas já descascadas, mas se você a obter com a pele, veja como eliminá-lo facilmente com um processo doméstico.

Primeiro você precisa aquecer a água no fogo; quando ferver, retire a panela da chama e coloque-a em uma superfície resistente ao calor. Mergulhe as amêndoas com a pele em água fervente por um minuto: preste atenção aos horários, pois deixando-os de molho mais, corre o risco de deixá-las macias. Depois de drená-los com uma escumadeira ou uma peneira, continue deixando-as esfriar e depois esfregue-as com um pano limpo para eliminar o excesso de água.

Cascas de Amêndoas

A pele marrom das amêndoas ficará enrugada (agora você não terá que fazer nada além de descascá-las com delicadeza): verá que o tegumento da amêndoa se soltará facilmente. Se alguma dessas amêndoas não descascar, você pode mergulhá-lo novamente em água quente por alguns segundos.

Depois de descascar todas as amêndoas, é aconselhável deixá-las secar bem antes de usá-los. Se desejar, pode tostá-las por alguns minutos no forno a 180°, para melhorar ainda mais o sabor das amêndoas ou em uma panela antiaderente, dependendo dos usos.

Como Fazer Farinha de Amêndoa

Muito fácil de fazer, esta farinha sem glúten pode ser usada em preparações doces e salgadas. Para prepará-lo em casa, você precisará apenas de um misturador poderoso com lâminas e amêndoas. Você pode escolher aquelas que já estão descascadas e aqueles com o tegumento marrom externo. Tudo que você precisa fazer é misturá-los para obter uma farinha mais ou menos fina.

A farinha comprada geralmente é feita com resíduos de produção (amêndoas quebradas ou feias são usadas e, portanto, não são adequadas para serem vendidas como um todo). Você pode misturar as amêndoas mesmo depois de tostá-las, mas neste caso, antes de continuar a cortá-las, você precisará esfriá-las muito bem para evitar que, durante o processo, seja criado um creme em vez de uma farinha devido ao calor.

A farinha caseira é mantida em um frasco de vidro ou plástico bem fechado por vários meses. Na culinária vegana, essa farinha também pode ser usada como condimento ou um toque extra para pratos e sopas de macarrão. A farinha de amêndoa é encontrada, já feita em pacotes de 250g, com bastante facilidade no supermercado ou em lojas de alimentos orgânicos.

Como Torrar Amêndoas

Para torrar as amêndoas (ambas com pele marrom fina ou sem), use uma panela antiaderente e o forno. No primeiro caso, coloque-os na panela em fogo baixo, tomando cuidado para não se sobreporem para garantir que o calor se espalhe uniformemente. Tome cuidado com uma colher de pau para girá-las frequentemente para evitar que a parte convexa mais exposta se queime.

O tempo pode variar dependendo do tipo de pote, mas o tempo total necessário é de no máximo 10 minutos. Se você usar o forno, leve-o a uma temperatura de cerca de 150/180 graus, coloque as amêndoas em uma assadeira sem papel manteiga e mantenha-a na parte central, tendo o cuidado de ativar a função de calor acima e abaixo. Também neste caso, você terá que virar as amêndoas a cada 5 minutos, para que a torrefação seja uniforme.

O processo de torrefação de nozes não é necessário, mas é feito para melhorar o sabor das frutas e trazer os óleos essenciais presentes. Deve-se lembrar que para provar o fruto seco, é melhor evitar tostá-lo para não alterar suas propriedades organolépticas, assim como seria melhor consumi-lo não salgado ou adoçado.

Propriedades e Valores Nutricionais: Quantas Amêndoas Comer?

Amêndoas são muito energéticas e ricas em gordura (até 50%), principalmente insaturadas; 100 gramas fornecem cerca de 600 calorias. Eles contêm boas quantidades de proteínas vegetais (portanto, são particularmente adequadas para quem segue uma dieta vegana), sais minerais (potássio, fósforo, cálcio) e vitaminas dos grupos B e E. Eles são uma fonte extraordinária de magnésio, perfeita em caso de fadiga física e estresse.

Estudos científicos recentes mostraram que um consumo diário moderado de amêndoas (cerca de 20/30 gramas) ajuda a manter o apetite e o açúcar no sangue sob controle, provando ser uma ajuda válida contra diabetes e doenças cardiovasculares. De acordo com dados oficiais, a quantidade diária recomendada é de 30 gramas, o que corresponde a cerca de 23 frutas.

Todo e sem casca devem ser armazenados em local fresco, seco e escuro. Utilizados principalmente a seco, são um aperitivo perfeito e na cozinha se prestam aos mais variados preparativos. Farinha de amêndoa ou amêndoas moídas, por exemplo, são um excelente ingrediente básico para bolos e tortas.

Mas as amêndoas, de preferência torradas levemente, também podem ser usadas para preparar os primeiros pratos saborosos. Nós, por exemplo, os usamos para esses deliciosos muffins de rúcula, amêndoa e tomate seco e em tempeh de amêndoa com arroz. Tiras descascadas, cortadas e finas, as amêndoas podem ser usadas para decorar bolos antes de cozinhar ou, sempre levemente tostada, pratos à base de arroz e legumes.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *