Home / Plantas / Como Cuidar de Margaridas em Apartamento

Como Cuidar de Margaridas em Apartamento

É sempre bom ter plantas em casa, ainda mais quando são flores tão bonitas quanto as margaridas. Mas, e quando se mora em apartamento, que é um lugar mais fechado, o que fazer para cultivar e cuidar bem de tipo de planta?

Calma, que vamos lhe ajudar. Na verdade, vamos dar dicas gerais de como plantar e cuidar bem de margaridas, mesmo em locais com espaço limitado, como apartamentos, além de mostrar algumas curiosidades em relação a essa linda flor.

Preparados, então?

Características Gerais

De nome científico Leucanthemum vulgare, as margaridas, também chamadas de bem-me-quer, são flores de apelo muito popular, e que existem em grande quantidade de espécies, tipos e tamanhos. A mais comum, contudo, é a que possui uma coloração branca. As margaridas podem chegar a 60 cm de altura, e pertencem à família Asteraceae, ou seja, plantas cuja característica principal é ter um miolo redondo, cercado por pétalas, e da qual pertencem flores como o girassol e o crisântemo. Além disso, elas florescem o ano todo, sendo muito usadas em buquês.

Já, em relação à origem, não existe uma informação concreta em relação a isso, mas, acredita-se que as margaridas se originaram da Eurásia. Sendo plantas arbustivas, e com talos lenhosos, ela pode alcançar diversos tamanhos (até chegar aos 60 cm), o que faz com que elas possam ser plantadas tanto em vasos, quanto em grandes jardins. Estima-se que existam mais de 20 mil espécies de margaridas espalhadas pelo mundo hoje em dia, como a margarida-olga, céu-estrelado e margarida-de-paris.

A época da floração das margaridas ocorre da Primavera ao Outono. Uma dica boa é retirar as flores que estão começando a murchar, e tentar salvá-las em outro recipiente, pois isso garante que as que ficaram conseguirão florescer melhor. E, para que elas cresçam ainda mais viçosas, outra boa dica é podá-las ainda na Primavera (isto é, se elas não estiverem, antes disso, com partes danificadas, secas ou simplesmente doentes, o que obrigaria a fazer a poda imediatamente).

Cuidados em Apartamentos

As margaridas são flores que se dão muito bem com a luz, e isso é fato. Portanto, caso você more em apartamento, o ideal é deixar o vaso (ou jarra) numa varanda ou janela que tenha luz, e que pelo menos, pegue um pouco de luz solar no início da manhã, ou no final da tarde, pois não é aconselhável que ela tome sol o tempo todo, em especial, nos períodos de maior calor. Em suma: principalmente em apartamentos, é imprescindível atentar para a localização da sua flor.

No que se refere a temperaturas, é bom salientar que as margaridas se dão muito bem entre 15° C e 25° C. Não que essas flores também não possam “vingar” no frio, porém, é bem melhor para ela estar num ambiente de temperatura moderada, puxando mais para o calor. Contudo, em relação à rega, é precisa ficar atento à periodicidade nas estações. No verão, o indicado é regar as suas margaridas a cada 2 dias, e no inverno, a cada 15 dias. Evidentemente, evite regar em demasia para a planta não morrer.

Também é preciso ficar atento à pragas e poeiras em suas flores, pois isso pode acarretar num aspecto doente e feio para elas. Uma das formas mais eficazes de ser evitar esse tipo de transtorno é limpar as suas folhas com um pano macio que esteja embebido com algum inseticida natural. Em caso de notar uma aparência mais empoeirada na flor, ou uma folha um pouco mais seca, reforce esses procedimentos, limpando-as com mais frequência. Se preciso for, mude-as de vaso ou jarra.

Outro ponto fundamental para que as suas margaridas se deem bem no seu apartamento, é adubá-las no período da floração. Aproveite para usar um substrato drenável, misturado a fertilizante. Esse procedimento precisa ser feito sempre no final do inverno. Um adubo que seja orgânico fornecerá os nutrientes necessários para que a planta cresça de maneira saudável. Pra estimular a floração, utilize um pouco de NPK rico em fósforo.

E, por fim, lembre-se sempre de tentar remover com cuidado as partes não-saudáveis através de poda. O instrumento necessário deve ser uma tesoura pequena de jardinagem que esteja devidamente esterilizada. E, não se esqueça de borrifá-la com água de vez em quando, não necessariamente no dia em que for regá-las.

Atenção na Hora da Compra

Margaridas em Apartamento no Vaso de Lata
Margaridas em Apartamento no Vaso de Lata

Caso você, ao invés de plantar as sementes, prefira comprar uma muda já pronta, o recomendável é fazer algumas verificações nela para averiguar se essa muda é, ou não, saudável.

Um desses pontos, por exemplo, é verificar se as folhas dos talos estão verdes e muito firmes. Se existir alguma folha danificada ou amarelada, é sinal de que aquela muda não está em perfeitas condições para ser levada ao seu apartamento, pois essas características específicas são sinais de praga.

Verifique, ainda, se a planta possui muitos bolbos e flores que estejam abertas. Se os bolbos estiverem muito fechados, é provável que eles não abram devido à secura presente no interior.

Todos esses cuidados são necessários, pois se você levar uma flor que já esteja doente pra casa, certamente, terá muito mais trabalho com ela, chegando ao ponto de perder toda a muda. São pequenos pontos de atenção que precisam ser verificados para se ter margaridas sempre saudáveis e bonitas em seu apartamento.

Margaridas como Presentes

Trata-se de uma excelente escolha presentear alguém com margaridas, pois sua simbologia popular está ligada à simplicidade, ao amor e ao romantismo. Portanto, ela combina muito bem com presentes para certas datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, e até mesmo em festas de final de ano.

Suas cores (em especial, o branco) combinam muito bem com conceitos como prosperidade e paz. Ou seja, se num enorme jardim já é interessante ter uma flor dessas compondo o ambiente, imagine em um local mais fechado, como num apartamento? Certamente, para quem mora em um imóvel do tipo, ganhar margaridas de presentes é muito positivo.

Agora, é com você: escolha o melhor arranjo dessas flores, e presentei quem gosta. Não tenha dúvidas de que a pessoa irá amar.

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *