Home / Plantas / O que é Enraizamento de Estacas?

O que é Enraizamento de Estacas?

Propagar plantas é uma maneira barata e fácil de obter novas plantas a partir de plantas que você já possui. Esse meio de reprodução assexuada produz uma planta que é geneticamente idêntica à sua progenitora.

Há uma variedade de ferramentas e métodos de propagação de plantas ; de cortar estacas a camadas, dividir e muito mais.

A técnica que você selecionar dependerá do tipo de planta que você deseja propagar e da quantidade de tempo e esforço que deseja colocar nela.

O que é Enraizamento de Estacas?

Uma das coisas mais surpreendentes sobre as plantas é que todas as células têm a capacidade de duplicar todas as partes e funções da planta. Ao cortar uma folha ou caule e criar as condições corretas, você pode criar uma planta totalmente nova.  A propagação ou enraizamento por estacas é o método de propagação de plantas mais popular para arbustos lenhosos e plantas ornamentais. Esta também é uma boa técnica para plantas de casa.

As plantas de casa geralmente são fáceis de propagar. Procure um caule saudável, ausente de botões de flores, doenças e insetos. Usando uma faca afiada e estéril, faça um corte limpo em um ângulo de 45 ° para maximizar a área de enraizamento. As estacas devem ter cerca de 10 cm de comprimento (mais curtas se a planta for pequena) e incluir a ponta do caule e pelo menos dois ou três conjuntos de folhas em anexo.

Remova o conjunto inferior de folhas (novas raízes geralmente se desenvolvem nessa área) e mergulhe a ponta que você acabou de cortar em  gel de enraizamento . Isso ajudará a selar o tecido da planta cortada e promoverá o novo crescimento radícula. Em seguida, coloque o corte em uma vasilha (vaso) pequena com vermiculita úmida , perlita ou outra mistura de envasamento sem solo . Certifique-se de fazer um pequeno orifício no meio de cultivo antes de colocar o corte nele. Dessa forma, a solução de enraizamento não sai do caule.

Como Cuidar de Estacas Enraizadas

Mantenha suas novas plantas quentes e sob luz forte , mas longe da luz solar direta. Muitas mudas também se beneficiarão da umidade adicionada. Para aumentar a umidade e criar um efeito de mini-estufa, coloque os vasos em um saco plástico transparente. Não deixe o plástico que você usa para cobrir os vasos tocar nas estacas. Frascos de maionese, caixas de leite e garrafas de refrigerante de plástico também podem ser usados ​​para cobrir estacas.

Uma vez que as estacas tenham desenvolvido raízes – isso pode levar alguns dias ou alguns meses – replante em outro recipiente com terra úmida, mas não molhada. Até que as novas plantas estejam totalmente estabelecidas, monitore cuidadosamente a quantidade de umidade e luz que elas recebem. Remova as folhas caídas e as plantas doentes da área, assim que surgirem a fim de impedir que os fungos se espalhem para plantas saudáveis.

Como Selecionar Galhos Para Estacas

As estacas de caule de madeira macia são retiradas de novos galhos de arbustos que ainda não se tornaram lenhosos.  O termo “madeira macia” descreve o estágio de crescimento de uma planta lenhosa decídua que não é nova em folha (verde), nem totalmente madura (lenhosa). Está em algum lugar entre os dois. (Tente dobrar o galho. Se ele se encaixar facilmente, está pronto para ser usado. Se for muito flexível e apenas se dobra, é muito jovem e provavelmente apodrecerá antes do enraizamento. Se não houver flexibilidade, será muito antigo, e será muito lento para fazer o enraizamento.)

As estacas devem ser colhidas alguns centímetros abaixo do botão terminal. Use um corte reto na extremidade superior do caule, ligeiramente acima de um broto, e um corte angular na extremidade inferior, logo abaixo de um broto. Descarte a ponta da foto. Sempre pegue mais estacas do que você imagina, pois nem todas elas se enraízam.

Coloque as estacas em um recipiente com toalhas de papel molhadas para mantê-las úmidas até que você possa chegar em casa (ou no banco de vasos) para plantá-las. Certifique-se de pegar mais estacas do que você pensa que precisará, pois elas provavelmente não serão todas enraizadas.

Como Replantar Estacas

Plante as mudas em vasos cheios de um meio de envasamento sem solo, com profundidade suficiente para sustentar as hastes e segurá-las na vertical. Não use o solo do jardim, pois ele permanecerá muito úmido, causando o apodrecimento do corte antes do enraizamento.

Essa mistura sem solo é ideal para enraizamento de estacas, mas deve ser substituída por uma mistura mais rica para envasamento, assim que as estacas mostrarem sinais de crescimento.

Ingredientes:

Uma parte de coco, turfa ou vermiculita;

Uma parte de perlita ou areia de construção estéril;

Misture todos os ingredientes com uma pequena quantidade de água e misture bem até uniformemente úmido. Uma solução leve de fertilizante orgânico ou extrato de algas marinhas pode ser adicionada a esta receita.

Depois que as estacas são plantadas, você pode cortar as folhas para cerca da metade do tamanho. Eles ainda serão capazes de fotossintetizar a luz, mas não perderão tanta água através da transpiração.

Estacas em Vasos
Estacas em Vasos

Coloque os recipientes em um saco plástico para aumentar o nível de umidade ao redor das estacas ou compre um sistema de nebulização para manter as novas plantas adequadamente úmidas. Após cerca de 6 semanas, verifique se as raízes se formaram. Se os recipientes em que você está plantando forem pequenos, você poderá notar raízes salientes nos orifícios de drenagem. Caso contrário, dê um puxão suave na planta. Se a planta sair, ela não estará pronta – replante-a. Se houver  resistência, está pronto para ser replantada.

Estacas de Folhas

Várias plantas herbáceas ou lenhosas, incluindo muitas plantas de interior, podem ser propagadas a partir de estacas de folhas. Com esse método, uma folha e seu caule (pecíolo) ou às vezes apenas um pedaço da folha são usados ​​para criar uma planta totalmente nova. As instruções para propagação por estacas foliares são basicamente as mesmas que para estacas de caule de madeira macia ou folhosa e podem ser executadas em qualquer época do ano.

Selecione uma folha saudável e crescida de uma planta que cresça vigorosamente e remova-a juntamente com cerca de 1,5 cm do seu caule. Mergulhe a parte cortada no  hormônio de enraizamento  e plante todo o caule (até o fundo da folha) em um ângulo em um meio de enraizamento úmido e sem solo. Depois de plantar a água completamente para resolver a mistura de envasamento ao redor da planta.

As mudas de raiz são melhor tomadas quando a planta está adormecida e as raízes estão repletas de carboidratos.

Veja também

Hibiscus Sabdariffa

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *