Home / Plantas / Alamanda Trepadeira: Características, Flor, Como Cuidar e Fotos

Alamanda Trepadeira: Características, Flor, Como Cuidar e Fotos

Alamanda trepadeira que também seria conhecida como alamanda amarela, planta canária e flor de manteiga é uma planta originária do Brasil. O mais popular da alamanda é sua folhagem verde rica e flores amarelas brilhantes.

Características da Alamanda

Popularmente conhecida como flor de manteiga e com o nome científico Allamanda cathartica, é uma atraente planta perene de arbusto nativa do Brasil que geralmente é cultivada ao ar livre para decorar paredes ou cercas e também pode ser usada como planta de interior.

É uma espécie trepadeira, com galhos lenhosos e folhas verdes brilhantes dispostas em verticílios e que podem medir de 10 a 15 centímetros de comprimento por 3 a 5 centímetros de largura.

Geralmente, sua floração ocorre durante o verão e é apresentada na forma de abundantes flores em forma de funil ou trompete, consistindo de cinco pétalas amarelas brilhantes soldadas entre elas.

Flor da Espécie Alamanda
Flor da Espécie Alamanda

Em regiões com climas tropicais e com um alto nível de umidade no ambiente, é possível que a floração e frutificação da alamanda trepadeira ocorram ao longo do ano. O fruto desta planta é apresentado como uma cápsula elipsóide e levemente achatada.

Por se tratar de uma espécie nativa da Amazônia, essa planta não tolera temperaturas abaixo de zero; portanto, em algumas áreas onde a geada é registrada, é aconselhável cultivá-las em ambientes fechados.

Seja levantada em ambientes fechados ou em espaços abertos, a alamanda precisa ser exposta ao sol para ter um crescimento ideal. Se desejar melhorar a floração das plantas de interior, é melhor levá-las para o exterior durante o verão, tendo o cuidado de voltar a introduzi-las em casa antes que a temperatura caia com a chegada da noite.

Quanto às exigências do solo, espécimes desta espécie podem se desenvolver sem problemas em qualquer mistura de qualidade do solo, tomando cuidado apenas para que o substrato não seja alcalino.

A alamanda trepadeira pode ser reproduzido a partir de estacas de 8 a 10 centímetros de comprimento cortado no início da primavera e deixá-los enraizadas no solo úmido.

Por falar em umidade, esta planta precisa ser sujeita a rega leve, aplicando água mole com uma frequência recomendada de duas a três vezes por semana. Também é conveniente usar um umidificador ambiente para aumentar a umidade do ar ao redor da planta.

Quando o inverno chegar, especialmente em áreas temperadas, é aconselhável reduzir a frequência de irrigação da alamanda trepadeira.

Como Cuidar Da Alamanda Trepadeira?

Esta planta é muito fácil de cultivar e seus requisitos são mínimos. De qualquer forma, devemos seguir as dicas a seguir para que a saúde e o florescimento dessa espécie não sejam afetados.

Exige crescimento em locais muito iluminados. A alamanda deve receber cerca de 3-4 horas de luz solar diária e alguma sombra. O sol intenso por muitas horas pode causar queimaduras e murchamento da planta. Recomenda-se cultivá-lo sob grandes árvores, onde a luz solar afeta apenas o tempo indicado anteriormente.

E a Alamanda trepadeira desenvolve-se muito melhor em climas muito quentes, onde as temperaturas permanecem acima de 20 ° C. Temperaturas abaixo de 5 ° C causarão a morte da planta.

Devemos manter a umidade acima de 70% se o tempo estiver muito seco. Para aumentar a umidade, as folhas devem ser pulverizadas com água nas primeiras horas da manhã. O orvalho deve ser feito principalmente no verão, quando o calor aumenta.

A planta cresce muito bem em solo de jardim misturado com um pouco de areia e matéria orgânica. Essa mistura deve fazer com que o dreno seja perfeito para evitar o alagamento. Cresce rapidamente em terra seca, mas se adapta perfeitamente ao envasamento.

Freqüência de irrigação é sempre mantendo a umidade do substrato. A rega deve ser feita antes que o solo seque completamente e geralmente deve ser de duas a três vezes por semana. Cada irrigação deve ser profunda, mas sem reunir o substrato.

Quando podar deve ser de modo sutil e no final da temporada de inverno para remover os caules secos e as folhas ou flores em decomposição.

Devemos pagar a cada 15 dias na primavera, mas principalmente no verão. Os fertilizantes mais usados ??são líquidos para plantas com flores, mas é recomendado o uso de húmus de minhoca que também é muito eficaz. Todos os fertilizantes químicos devem ser usados abaixo da dose proposta pelo fabricante.

Pragas E Doenças Da Alamanda Trepadeira

É frequentemente atacada por cochonilhas capazes de secar as folhas rapidamente. A solução é eles serem removidos manualmente usando fragmentos de algodão umedecidos com álcool ou um banho com sabão. Em casos extremos, certos inseticidas devem ser usados para eliminar os cochonilhas.

A alamanda trepadeira também é atacado por ácaros que se manifestam na parte inferior das folhas. A único solução é aumentar a umidade e usar inseticidas anti-ácaros.

Os sintomas mais comuns e a solução deles são:

Folhas murchas: Falta água. Verifique se a planta está recebendo água suficiente, especialmente durante os períodos quentes e secos do ano.

Folhagem pálida ou teias de aranha: Sofre de ácaros. Trate sua alamanda com algum inseticida natural.

Manchas marrons: podem ser devidas a pulgões. Use inseticida natural, como óleo de nim.

Alamanda Trepadeira Murcha
Alamanda Trepadeira Murcha

Folhas amarelas: Possui clorose. Aplique fertilizante foliar rico com ferro.

Lembre-se que a alamanda multiplica-se facilmente a partir de estacas jovens de mais de 8 cm. Tenha muito cuidado ao manusear a planta, pois seu látex queimará a pele facilmente.

A ponta das estacas cortadas deve ser imersa em hormônios para facilitar o aparecimento das raízes e depois semeada em um substrato composto de solo de jardim, areia fina e matéria orgânica. Para o desenvolvimento das raízes, as temperaturas devem ser superiores a 20 ° C.

Alamanda No Mundo Ecologia

Este é apenas um de uma série de artigos que apresenta diversos conteúdos sobre alamanda. Veja aí abaixo algumas sugestões de artigos sobre o tema para sua apreciação e, se achar que sua pergunta ou dúvida, ainda não foi satisfeita, deixe seu comentário esclarecendo o que deseja e garantimos que procuraremos escrever sobre sua dúvida.

Alguns artigos sobe alamanda:

Veja também

Suco de Babosa

Babosa Serve para Tratar que Tipo de Doenças? Lista de Doenças

Babosa: O que é? Babosa, nome popular para a planta Aloe Vera, leva esse nome …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *