Home / Plantas / Como Fazer o Bambu da Sorte Crescer?

Como Fazer o Bambu da Sorte Crescer?

Tanto as plantas “Lucky Bamboo”, que se assemelham às plantas de bambu, quanto as próprias plantas de bambu são nativas da Ásia, e tê-las é considerado boa sorte. Eles são de baixa manutenção e prosperam com pouco esforço. Ambos têm folhas que crescem naturalmente e caules retos. Seguindo algumas dicas simples, você pode manipular as hastes para que elas cresçam em espiral.

Algumas Dicas

Corte um lado da caixa de papelão para que os outros três lados permaneçam intactos. A caixa deve ser pequena o suficiente para que a planta caiba perfeitamente dentro dela, mas grande o suficiente para deixar o bambu com uma quantidade razoável de espaço para crescer. Coloque a caixa perto de uma fonte de luz, como uma janela, porta de vidro ou fora, em um clima ameno. Certifique-se de que a caixa esteja na sombra, até certo ponto, pois as plantas de bambu são muito sensíveis a qualquer fonte de luz muito forte ou brilhante.

Bambu da Sorte em Casa
Bambu da Sorte em Casa

Coloque a planta de bambu dentro da caixa. Apenas um lado da planta deve enfrentar a fonte de luz; A parte superior e os outros três lados do piso devem estar na sombra dentro da caixa.
Cuide da planta, fornecendo água pura. Observe o bambu crescer lentamente em direção à fonte de luz. Seja paciente, pois esta etapa pode levar tempo.
Gire suavemente o bambu, até que fique na outra direção, quando você perceber que a planta se inclinou para a luz. Continuará a crescer em direção à fonte de luz. Vire a planta novamente para que o lado oposto fique voltado para a fonte de luz quando o bambu crescer um pouco na outra direção. Continue girando a planta suavemente toda vez que crescer em direção à luz, para obter a forma de espiral comumente vista.
Coloque a planta na panela perto de uma fonte de água, como uma lagoa ou um riacho, como um método alternativo de moldá-la. Como essas plantas não crescem na água, aproximar a água terá um efeito muito semelhante ao método no qual uma caixa de papelão é usada. No entanto, isso não funcionará com plantas Dracaena. Embora a espécie “bambu da sorte” se assemelhe à planta de bambu real, essa variedade crescerá na água.

Bambu da Sorte

O Feng Shui, a antiga arte chinesa da postura, usa alguns objetos, chamados “curas do Feng Shuir, para estimular o fluxo de energia positiva da força vital, chamada” chi “em sua casa. A sorte é uma das curas mais populares, mas só é eficaz quando você a coloca adequadamente em sua casa e cuida bem dele.
Cuide da planta. Embora o bambu seja fácil de cuidar em geral, você não deve esquecê-lo. Se a planta se atrofia, não pode mais representar sorte. De fato, trará azar se você morrer ou ficar doente. Cuide dela, mantendo-a limpa e com água fresca no copo. A qualidade desta última influencia a aparência da planta; portanto, use água filtrada, pois o excesso de minerais presentes na água da torneira pode dar ao bambu uma cor amarelada ou marrom. Mantenha o nível da dose de água a 2,54 cm acima do fundo das hastes. O bambu também prefere a luz solar indireta e as temperaturas ambientes que estão entre 65 e 70 graus.
Pode sobreviver em muitos ambientes fechados, mas a iluminação indireta é melhor, pois a luz solar direta pode fazer com que as folhas fiquem amarelas e queimem.

Bambu da Sorte em Crescimento
Bambu da Sorte em Crescimento

Embora cresça melhor no solo, é frequentemente vendido com raízes na água. A água deve ser completamente trocada a cada duas semanas. A água deve ser engarrafada, água da torneira macia com muito pouco flúor ou mesmo água de um filtro de aquário. Desenvolve-se melhor com luz total, com iluminação indireta e temperaturas acima de 15 ° C a 25 ° C.
Muitas vezes, em grandes cadeias de lojas de animais, eles são vendidos em vasos enraizados em rochas submersas, indicando que é uma planta aquática. Enquanto eles podem viver por meses neste habitat, ele acabará apodrecendo, a menos que os brotos possam crescer acima da superfície da água.
As bordas das folhas amarelas ou marrons podem ser causadas por luz direta excessiva, excesso de raízes ou água fluoretada ou clorada, o que pode ser evitado colocando a água da torneira exposta ao ar por um dia antes do uso da planta. A água salgada também pode causar essa anomalia.
Formas torcidas podem ser produzidas pela planta por rotação em relação à gravidade e às fontes de luz direcionadas. Isso é difícil de conseguir para a maioria dos usuários particulares, mas não é impossível com tempo livre e muita paciência.

Um Pouco Mais Sobre

Se você sempre se perguntou como é que eles dão o formato espiral clássico aos talos de bambu que vendem, aqui você descobrirá o segredo. Existem basicamente duas maneiras de dar ao bambu da sorte uma forma espiral, as quais são simples, embora seja necessária paciência.
O primeiro usa a luz como recurso e o segundo usa o que é conhecido como guia ; essa segunda técnica é amplamente usada para dar essas formas complexas a pequenas árvores de bonsai.

Para a primeira técnica, você precisará de:

  • Uma caixa de papelão
    Um par de tesouras

Comece fechando um dos lados da gaveta. Em seguida, coloque a planta de bambu dentro da caixa. Aproxime a gaveta de uma fonte de luz. Deixe-o nessa posição por vários dias, até começar a ver que a planta cresce quase na horizontal.
Em seguida, vire o recipiente da planta levemente para dentro da caixa e deixe o bambu continuar a crescer. Quando o bambu estiver crescendo novamente na direção da luz, vire o recipiente novamente.

Para a segunda técnica, você precisará de:

Um tubo de PVC da largura que você deseja que a espiral vire.
Fio fino para florista.

Para esta técnica, recomenda-se que os brotos que você tem sejam finos e bastante macios. Comece fixando o tubo de PVC no recipiente de bambu ao lado do broto, você pode usar arame de florista.
Quando você atingir uma certa altura, dobre o broto com muito cuidado, deve ser muito delicado para não quebrá-lo, forçando-o demais. Fixe-o no tubo de PVC com o fio da florista. À medida que o surto cresce, prenda-o lentamente com o fio, dando-lhe a forma de espiral.
Com a técnica do guia, você poderá formar seus brotos de bambu não apenas com a forma espiral tradicional, mas também criar designs engenhosos.
Escolha a técnica que melhor combina com você e com a qual você se sente mais confiante. Lembre-se de que, nos dois casos, você deve ter muita paciência e perseverança. Gostou do nosso artigo? Possui alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário para nós!

Veja também

Como Cuidar da Flor Sálvia Ananás, Fazer Mudas e Podar

O universo das plantas e flores pode ser muito diversificado, já que todos os detalhes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *