Home / Plantas / Qual é a Função do Galho? Para Que Ele Serve?

Qual é a Função do Galho? Para Que Ele Serve?

As plantas são um dos organismos vivos mais essenciais da Terra. Eles são imensamente benéficos para animais e seres humanos. Eles produzem oxigênio, que é crucial para a sobrevivência de organismos vivos. As árvores abrigam animais e também são conhecidas por seus benefícios medicinais. No geral, diferentes partes das plantas exibem papéis diferentes. Eles atuam como fonte de alimento e oxigênio e mantêm o equilíbrio ecológico.

Uma planta tem muitas partes. Diferentes partes executam diferentes funcionalidades. A parte da planta que aparece acima do nível do solo é chamada de sistema de brotação, enquanto a parte da planta que fica abaixo do solo é chamada de sistema radicular.

Galhos e tronco de árvore mais alta da Amazônia
Galhos e tronco de árvore mais alta da Amazônia

Qual é a Função do Galho? Para Que Ele Serve?

O trabalho de um galho de árvore é fornecer uma maneira de as folhas atuarem como uma rede para a luz solar.  Os galhos das árvores crescerão para dar mais folhas e mais luz, mesmo que isso signifique crescer de lado. As árvores precisam de luz para a fotossíntese, e é assim que as plantas verdes geram sua energia.

Existem outros fatores que afetam a maneira como os galhos também crescem. A gravidade puxa os galhos para baixo. E o crescimento dos galhos é afetado pelo vento. Parte da troca que qualquer árvore tem que fazer é entre reunir luz, permanecer estável ao vento e ter sucesso contra concorrentes próximos. Portanto, quando os galhos crescem tortamente, isso faz parte da estratégia geral de sobrevivência de uma árvore.

As árvores têm sensores que detectam luz e gravidade. Desde o momento em que uma árvore começa sua vida, ela sabe qual é o fim. As árvores geralmente tentam crescer em direção à luz e se afastar da atração gravitacional. Mas, à medida que uma árvore envelhece, seus galhos tendem a crescer mais para fora do que para cima. É assim que a árvore pode lançar uma rede mais larga para captar a luz do sol.

Estruturas Vegetais das Árvores

As raízes agem como canudos absorvendo água e minerais do solo. Pequenos pêlos radiculares ficam fora da raiz, ajudando na absorção. As raízes ajudam a ancorar a planta no solo para que não caia. As raízes também armazenam alimentos extras para uso futuro.

A alimentação da maioria das plantas é feito em suas folhas. As folhas são projetadas para capturar a luz solar que a planta usa para produzir alimentos através de um processo chamado fotossíntese.

As flores são a parte reprodutiva da maioria das plantas. As flores contêm pólen e pequenos ovos chamados óvulos. Após a polinização da flor e a fertilização do óvulo, o óvulo se transforma em fruto.

A fruta fornece uma cobertura para as sementes. A fruta pode ser carnuda como uma maçã ou dura como uma noz.

As sementes contêm novas plantas. Sementes se formam dentro das frutas.

Estruturas de Suporte das Plantas

As hastes fazem muitas coisas. Eles apoiam a planta. Eles agem como o sistema de encanamento da planta, conduzindo água e nutrientes das raízes e dos alimentos na forma de glicose das folhas para outras partes da planta. As hastes podem ser herbáceas como o caule dobrável de uma margarida ou lenhosas como o tronco de um carvalho.

O caule é a parte da planta que se encontra acima do solo. A casca das árvores é de cor marrom e os caules mais jovens são de cor verde. Forma a base do sistema de brotações e traz folhas, frutos e flores. A região onde as folhas surgem é conhecida como nó e a região entre os nós é conhecida como internode. O caule fornece suporte para a planta. Eles também protegem a planta e ajudam na propagação vegetativa . Algumas hastes subterrâneas, como batata e gengibre, são modificadas para armazenar alimentos.

As hastes surgem do plumule, verticalmente para cima até o chão. Inicialmente, as hastes são geralmente fracas e não podem ficar retas. Por fim, cresce e se torna a parte mais resistente da planta, chamada tronco. O tronco é coberto por uma espessa cobertura externa conhecida como casca. O caule geral fornece uma estrutura  definidas para uma planta, que mais tarde se desenvolve em uma árvore.

As Funções das Hastes da Planta

A  principal função do caule é sustentar brotos, flores, folhas e frutos da planta. Juntamente com as raízes, um caule ancora as plantas e as ajuda a ficar em pé e perpendiculares ao chão.

O caule é a parte que transporta água e minerais da raiz e alimentos preparados das folhas para outras partes da planta.

As  hastes são um dos depósitos de plantas onde os alimentos preparados são armazenados na forma de amido. As hastes de algumas plantas nas áreas desérticas, como Opuntia, são modificadas em estruturas grossas e carnudas que armazenam alimentos e evitam a perda excessiva de água devido à transpiração.

Poucas hastes ajudam na reprodução através da propagação vegetativa e também ajudam a dar flores e a produzir frutos.

As hastes protegem o Xylem e o floema, permitindo que eles desempenhem suas funções. As gavinhas do caule são espiraladas e ajudam a planta a subir no suporte. Os brotos axilares também são modificados em espinhos que protegem a planta dos animais que pastam.

Curiosidades Sobre as Árvores

As árvores são mais do que apenas parte de nossa paisagem natural. Eles fornecem abrigo e alimento para a vida selvagem. Eles absorvem dióxido de carbono e produzem ar respirável.

As árvores são os organismos mais vivos da Terra e nunca morrem de velhice . The Old List é um banco de dados de árvores antigas que rastreia oficialmente árvores antigas, suas espécies e localização. Methuselah, das Montanhas Brancas da Califórnia, chega aos mais de 4.800 anos.

Assim como os humanos, as árvores precisam de água para sobreviver – e bebem muito. Em um único dia, uma árvore grande pode consumir 100 litros de água do solo e descarregá-la no ar como oxigênio e vapor de água. Lembre-se de que muitas condições desempenham um papel, como o tamanho da árvore, espécies da árvore, umidade, temperaturas, exposição ao sol,  etc.

Árvore e seus galhos
Árvore e seus galhos

O plantio estratégico de árvores e arbustos pode economizar até 25% em suas contas de energia . Eles não apenas fornecem sombra no verão, mas também servem como quebra-vento no inverno.

As árvores são capazes de se comunicar e se defender contra insetos atacantes. Os cientistas descobriram que as árvores podem inundar suas folhas com produtos químicos chamados fenólicos quando os insetos começam seu ataque. Eles também podem sinalizar perigo para outras árvores, para que possam iniciar sua própria defesa.

Veja também

Como Cuidar da Flor Sálvia Ananás, Fazer Mudas e Podar

O universo das plantas e flores pode ser muito diversificado, já que todos os detalhes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *