Home / Plantas / Cacto São Pedro: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto São Pedro: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto São Pedro

Os cactos são conhecidos mundialmente por serem plantas que se adaptaram para sobreviver no deserto. Seus espinhos nada mais são que suas folhas sem água que também se tornaram meios de se defender de animais e pragas nesses locais.

Possuem uma estrutura grossa que impede a evaporação mesmo que o Sol bata diretamente sobre ela e suas raízes conseguem armazenar uma grande quantidade de água para que essa planta não a perca, porém em quantidade maiores, suas raízes apodrecem.

Embora fique em locais desérticos, seu corpo é composto por quase 95% de água.

O que poucas pessoas sabem é que os cactos podem ser comestíveis e até mesmo utilizados em medicina pelos índios, e até mesmo para animais. Como é o caso do Cacto São Pedro que abordaremos mais abaixo sobre suas características. Vamos lá?

Características do Cacto São Pedro

Muitas curiosidades e características envolvem o Cacto São Pedro ou San Pedro, por isso, vamos abordar sobre cada uma desde suas propriedades até seu modo de cultivo separadamente.

  • Propriedades

Facilmente encontrado na América do Sul, principalmente no Peru, na parte dos Andes. Sempre teve suas propriedades utilizadas pelos nativos da região, mas só ficou conhecido e foi batizado com esse nome quando os europeus descobriram seu poder alucinógeno na época de forte presença da igreja católica mesmo sendo já utilizada há 3 mil anos atrás.

Teve o nome em homenagem a São Pedro pois essa planta é conhecida como abertura para a porta dos céus onde o santo é o guardião da entrada. Após consumi-la as pessoas conseguem ter alucinações envolvendo a luz solar que remetem a espíritos e ver com certa clareza no plano espiritual. Mas claro que tudo isso vai de acordo com a crença de cada um!

Hoje em dia a igreja católica tenta apagar da memória a questão do nome do santo e a planta, sendo impossível devido à forte presença cultural da igreja em países da América do Sul e o crescimento do espiritismo em outros.

Pela visão científica isso se deve pela presença do alcaloide mescalina, que é uma droga que produz efeitos psicodélicos nos indivíduos que as consomem. Para seu preparo de consumo é necessário ferver a planta em chá por 8 horas e depois consumi-la e seu efeito tem duração de meio dia, ou seja, 12 horas.

  • Características Físicas

Possui 3 metros de altura, uma cor verde clara e são formadas de 6 a 8 hastes. Tem espinhos por toda sua estrutura trazendo beleza pela planta quando a analisamos como um todo. No final desses caules, estão presentes flores brancas que abrem somente a noite. Essas flores são grandes e podem chegar a 10 centímetros.

Também dão frutos verdes escuros que aparecem geralmente após a época de reprodução, embora existem bastantes estudos e histórias falando sobre o chá dessa planta para uso religioso e medicinal, não existem pesquisas falando sobre o consumo de seu fruto.

  • Cultivo

Presente e bem adaptável em climas quentes como da América do Sul, não possuem muitos segredos para cultivo assim como a maioria dos cactos.

Gostam de estações como o verão, mas podem se queimar em contato direto com a luz do sol, por isso, prefira um contato de luz indireta. No caso de frio são quebradiças já que ficam mais finas devido à falta de calor, por isso, coloque em locais que não tem tanto vento ou com uma espécie de haste segurando seus caules.

Em relação a maioria dos cactos, sobrevivem melhor a baixas temperaturas e necessitam de um solo mais fértil, já que chegam a grandes alturas, não podem ser colocadas em vasos e a sua terra deve ser a que drena facilmente para que não ocorra a acumulação de água que apodrece as suas raízes.

Cacto São Pedro no Vaso
Cacto São Pedro no Vaso

Pode ser plantada diretamente pelas sementes ou por mudas, no caso, pode deitar a planta ainda em ligação com os demais caules, ou corta-la e fazer a separação e posteriormente acompanhar sua adaptação e crescimento em um local separado da planta que a originou.

Onde Encontrar o Cacto San Pedro no Brasil

Embora seu consumo seja proibido e até mesmo perigoso para as pessoas que não tem conhecimento adequado para isso, os cactos dessa espécie são facilmente encontrados em todo território brasileiro desde lojas especializadas, até mesmo pela internet.

Seu preço varia de 50 a 70 reais, e podem ser encontrados pequenos para enfeitar as casas assim como as suculentas e mini cactos.

Sua versão em pó também pode ser adquirida por aqui alegando ser um tratamento alternativo para doenças de origens psicológicas para alcoolismo, problemas mentais, purificações, entre outras questões.

No caso, esse método não é indicado, pois não se sabe os malefícios que essa planta pode causar diretamente ou até mesmo viciar os que tomarem seu pó ou caules em forma de chá. Por isso, não a consuma e aproveite sua beleza rústica com flores brancas apenas para enfeitar seus lares!

Flores do Cacto São Pedro
Flores do Cacto São Pedro

Cacto San Pedro e Rituais Xamânicos

Até a atualidade, assim como o Santo Daime no Brasil, o cacto San Pedro ainda é muito utilizado por algumas religiões para curas, principalmente mentais dos que seguem os conhecimentos da região.

No caso, o que chama a atenção desses religiosos é o formato de estrela que essa planta possui quando cortada, além da presença da mescalina como vimos acima. No caso, dizem que tomar um líquido com essa planta purifica o corpo e proporciona a cura até mesmo de doenças sérias como câncer e HIV.

Rituais Xamânicos
Rituais Xamânicos

Não existem estudos científicos que comprovem essas propriedades, porém seu uso em países como Venezuela e Peru onde as religiões que envolvem o quântico, espiritismo, contatos com extraterrestres crescem de uma forma bem maior que países mais cristãos e tradicionais, esses rituais são bem famosos e frequentes.

Geralmente são feitas as terças-feiras, o dia sagrado para o xamã, e as pessoas entram em contato com o sobrenatural, vendo extraterrestes, deuses, uma luz verde que clareia as informações. No caso das pessoas que entram em contato com o consumo da planta pela primeira vez existe muita ânsia, dor de barriga e dor de cabeça, o que dizem os especialistas do xamã que faz parte da purificação.

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *