Home / Plantas / Amora-Preta: Benefícios, Características, Comprar e Fotos

Amora-Preta: Benefícios, Características, Comprar e Fotos

A amora-preta, cujo nome científico é Rubus fruticosus L., é um arbusto famoso por suas frutas  de grande valor medicinal, cosmético e nutritivo. É uma fonte concentrada de nutrientes valiosos, além de constituintes bioativos de interesse terapêutico, destacando sua importância como alimento funcional.

Além de ser usado como fruta fresca, as amoras-pretas também são usadas como ingrediente em pratos cozidos, saladas e produtos de panificação, como geleias, lanches, sobremesas e conservas de frutas.

Amora-Preta: Benefícios, Características

As amoras-pretas são uma fruta com pouco carboidrato e com um grande impacto nutricional. As amoras-pretas em sua composição contém ferro , vitamina C e antioxidantes e geralmente são consumidas frescas, em conservas ou em produtos assados, como sapateiros e tortas.

Índice Glicêmico – Apesar de conter  7 gramas de açúcar por cada porção de 100 ml., as amoras-pretas têm um índice glicêmico (IG) de apenas 25, tornando-o aceitável para dietas favoráveis ​​aos diabéticos se consumidas com moderação.

Fibra Alimentar – Uma porção de amoras fornece 31% de suas necessidades diárias de fibra alimentar. Alguns têm a forma de fibra insolúvel , que adiciona volume às suas fezes e ajuda a mantê-lo regular, e outros são fibras solúveis , que ajudam na digestão e diminuem a absorção de açúcar e gordura na corrente sanguínea.

Rubus fruticosus L Características

Teor de Gorduras – Amoras são praticamente sem gordura. O que poucas gorduras as amoras contêm são tipos de gordura monoinsaturados e poliinsaturados, “saudáveis”, que reduzem a inflamação vascular e melhoram a saúde do coração.

Proteína – Amoras não oferecem tanto assim em termos de proteínas. Para ajudar a aumentar a ingestão de proteínas, coma amoras com iogurte grego (17 gramas por porção de 170 gramas) ou aveia (6 gramas por xícara, cozida).  Os adultos devem consumir 0,8 gramas de proteína, por quilograma de peso corporal, por dia. Isso se traduz em 56 gramas por dia para o homem sedentário médio e 46 gramas para a mulher sedentária média.

Micronutrientes e Seus Benefícios à Saúde

A única porção de amoras fornece 50 por cento de sua ingestão diária recomendada de vitamina C . Você também se beneficiaria com doses excepcionalmente altas de  manganês . Ambos são antioxidantes altamente potentes que reduzem o estresse oxidativo das células, livrando o corpo dos radicais livres. Eles fazem isso quebrando o vínculo entre os radicais livres e outras moléculas que podem desestabilizar e danificar as células.

As amoras-pretas também fornecem 32% de suas necessidades diárias de vitamina K , que seu corpo usa para produzir proteínas para ossos e plaquetas saudáveis necessárias ​​para a coagulação sanguínea. Amoras também oferecem uma quantidade modesta de potássio, magnésio, vitamina A, ferro e cálcio.

Pesquisa Científica Quanto aos Benefícios

Tem havido muito interesse científico sobre o papel das antocianinas e outros flavonóides na prevenção de doenças. A antocianina é o pigmento que dá cor às amoras-pretas e outras frutas e vegetais azuis, violetas ou vermelhas. Acredita-se que suas propriedades antioxidantes ajudem a retardar ou prevenir o número de doenças metabólicas e relacionadas ao envelhecimento.

Um estudo de 2010 sugeriu que as antocianinas nas bagas do  gênero Rubus  (que incluem amoras e framboesas ) reduziram a oxidação do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL) em 50%, correspondendo a uma redução significativa no aterosclerose (endurecimento das artérias) e doenças cardíacas.

Além disso, em sua pesquisa, a investigação relatou que as antocianinas inibiam o crescimento de células de câncer de mama, estômago, cólon e pulmão.  Embora isso não sugira que as amoras possam alterar o curso de qualquer câncer depois que ele se desenvolver, ele sugere o benefício protetor de uma dieta rica em antocianina.

Também existem evidências de que antocianinas podem ajudar a retardar a progressão da doença de Alzheimer (DA). Embora a evidência esteja longe de ser conclusiva, a antocianina parece suprimir a toxicidade dos depósitos de beta-amilóide no cérebro. Estes são os compostos que interrompem as vias neurais e danificam as células cerebrais, desencadeando o desenvolvimento da DA.

De acordo com um estudo de 2010, os  ratos alimentados com uma dieta composta por um extrato de antocianina a 1% sofreram uma alteração na composição dos beta-amilóides no cérebro. Em vez de beta-amilóide solúvel (o tipo associado à DA), os ratos alimentados com antocianinas apresentaram placas beta-amilóide mais insolúveis (consideradas menos tóxicas e prejudiciais ao cérebro).

Como Comprar Amoras

Nos supermercados você encontra uma infinidade de bandejas de frutas, um doce saudável para qualquer pessoa. Você fica lá perplexo com o arranjo colorido de morangos, mirtilos, amoras e framboesas. Amoras e framboesas são tão boas que é difícil não comer a caixa inteira antes de começar a preparação da receita, sumos roxos e vermelhos profundos mancham dedos, roupas e até panelas. Portanto, guarde essas frutas para polvilhar com sorvete ou assar em uma torta.

Escolha bagas brilhantes e coloridas, que não mostram sinais de esmagamento ou machucado. Como em todas as frutas, verifique se há mofo antes de comprar.Escolha aqueles que são gordos, sem amolgadelas e azuis. Você não quer vermelho em suas amoras, pois elas não continuam a amadurecer após a colheita.

Se você tiver escolha, é melhor comprar amoras direto no campo do que nos mercados. Amoras são uma das frutas mais caras devido à sua fragilidade. Eles são difíceis de transportar e têm um prazo de validade refrigerado de 2 dias. Compre apenas amoras se você planeja comê-las imediatamente.

Amora Congelada

Amoras não amadurecem depois de serem colhidas. O fruto deve ter uma cor uniforme, sem manchas de luz. Isso é verdade se você os obtém do campo ou de uma mercearia.  Amoras-pretas devem ter um forte aroma a frutos silvestres. Isso também vale para as amoras do supermercado. Se você não sentir o cheiro das bagas, não as compre.

Inspecione a embalagem antes de comprar amoras em busca de mofo ou manchas, especialmente na parte inferior da embalagem. O mofo mostra que as amoras já começaram a ficar ruins e as manchas indicam que as amoras estão maduras. Evite amoras se elas ainda tiverem o caule preso. Isso indica que a baga foi colhida muito cedo e não será doce ou saborosa.

Não lave amoras (tanto do supermercado quanto do campo) até estar pronto para comê-las. Lavar antes é uma receita para mofo.  Armazenadas na geladeira sem lavar, as amoras mantêm-se por dois ou três dias (não se esqueça de escolher as esmagadas primeiro). Antes de usar, lave as bagas com cuidado e seque-as.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim do Imperador: Características e Nome Cientifico

O jasmim do Imperador, de nome científico Osmanthus Fragrans, é uma espécie nativa da Ásia. Compreende sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *