Home / Plantas / Qual é a Fruta do Cacto? Cactus tem Frutas?

Qual é a Fruta do Cacto? Cactus tem Frutas?

Os cactos compõem a vegetação de grande parte do Brasil, porém, suas características são pouco conhecidas por nós. O cacto tem frutas? E flores? 

Essa é uma dúvida muito pertinente, tendo em vista que são plantas muito secas, que vivem em temperaturas quentes, no entanto, como toda as plantas, ela possui seu ciclo de vida. E claro, possuem frutas, flores, sementes, raízes, etc. Quer saber quais são? Veja a seguir! 

Cacto: Você Conhece? 

Os cactos estão espalhados por grande parte da América Central, sobretudo no México. Existem inúmeras espécies de cactos, onde cada um possui suas principais características e peculiaridades. Logo, as flores, os frutos, são distintos uns dos outros. 

Eles estão presentes na família Cactaceae, onde fazem parte mais de 170 gêneros e 2.000 espécies. De fato, são muitos, eles nascem sobretudo em temperaturas quentes, secas, como é o caso do México, do Nordeste brasileiro. É  importante destacar que ele é oriundo do continente americano, onde está presente na América do Sul, do Norte e Central. 

Claro, em algumas áreas não existem, principalmente nas mais frias. Os cactos adoram temperaturas semi áridas, desérticas, com muito sol. Lá se adaptam e ficam por um longo período. 

Eles são bonitos, cada um possui um formato, existem os mais arredondados, ou ovalados, os mais compridos, os finos. Apenas no Brasil são encontradas cerca de 300 espécies de cactos. Os mais famosos são o canto de Mandacaru, muito presente na região Nordeste do Brasil, também as flores de maio, presentes em muitas floresta do sul do país. 

São muitas as espécies, de fato, e os cactos são capazes de armazenar água no seu interior, para poder sobreviver e aguentar as altas temperaturas, por isso o seu caule geralmente é grosso e os espinhos substituem as folhas, elas têm função de evitar a perda de água, evitando que o cacto seja furado. 

E qual é a fruta do cacto? Veja abaixo as diferentes espécies de cactos junto com as suas frutas características. 

Cacto: Qual é a sua Fruta? 

Toda planta  possui flores, frutos, sementes, e com o cacto não é diferente. Como são muitas as espécies de cactos, distintas também são seus frutos. 

Por exemplo, a fruta dos cactos epífitos, é a famosa pitaya. Ela pode ser encontrada em 3 diferentes formas: uma é toda avermelhada na casca, com o interior branco, onde estão presentes as sementes. Existe também a pitaya com o bagaço roxo e a casca rosa, essa possui um gosto e odor distinto da outra. E há ainda a pitaya de casca amarela com o interior branco.

Fruta dos Cactos Epífitos
Fruta dos Cactos Epífitos

Já no caso do Cacto Opuntia, a fruta é o Nopal. Uma pequena fruta vermelha, em formato de pera, com o interior e o bagaço todo roxo, com minúsculas sementes pretas. Elas possuem excelentes propriedades medicinais e são muito utilizadas no México para curar diversas doenças. Ele também é utilizado na culinária mexicana para composição de sobremesas e diferentes tipos de molhos. Ele não possui espinhos na casca e possui um sabor doce. O nopal ainda é recomendado para pessoas que sofrem com diabetes, tendo em vista o seu combate ao açúcar presente no organismo.

Existem também as frutas que nascem no cactus Opuntia-ficus, elas são conhecidas como Figo da Índia. São redondas, avermelhadas e deliciosas. Muitas culturas utilizam os alimentos oriundos da natureza onde vivem. E com o povo mexicano, não foi diferente. Eles adaptaram diferentes receitas com as frutas dos cactos, que possuem um delicioso sabor e é muito fácil de encontrar. Ele cresce sobretudo em regiões semiáridas. 

Agora que você já sabe alguns frutos das principais espécies de cactos, que tal conhecer um pouco a respeito de cada espécies? Veja abaixo quais são elas

Espécies de Cactos Mais Conhecidas

Mandacaru

O mandacaru, conhecido cientificamente como Cereus Jamacaru, é o cacto símbolo da região Nordeste brasileiro. Com um formato que comprido, espesso e com o caule grosso e resistente, ele está presente sobretudo na Caatinga. Suas flores são brancas e representam o “fim da seca” na região. 

Ele faz parte da cultura regional nordestina, presente em diversas canções, cordéis, peças, enfim, é um cacto muito característico e peculiar. 

Xique Xique

O Xique Xique é uma espécie de cacto do gênero Pilosocereus, seu nome científico é Pilosocereus Gounellei, ele é também é muito comum no sertão nordestino. Sobretudo na caatinga e serras da região. Eles são capazes de se proliferar pelo chão, e grandes quantidades são encontradas. 

Xique Xique
Xique Xique

A espécie compõem pratos exóticas da região, onde tanto ele, quanto o mandacaru (e seus frutos) são utilizados para diferentes sabores. 

Cacto Figueira da Índia

Essa é uma espécie de cacto pouco vista aqui no Brasil, no entanto, pode ser vista em abundância nas áreas semi-áridas do México. Ela é encontrada também em Israel, onde há registros que o consumo de seus frutos remontam há 900 anos. O cacto possui “palmas” arredondadas, de diferentes tamanhos, seus espinhos são grandes e sua coloração é verde escura. 

Ela está presente no gênero Opuntia e o seu nome cientifica é Opuntia Ficus. Seu fruto é amplamente consumido, ele é conhecido como Figo da Índia. 

Cacto Flor de Maio

Essa espécie é conhecida pelas suas belíssimas flores, elas podem ser avermelhadas, rosadas ou brancas. Elas são grandes e exuberantes, possuem o formato semelhante a um camarão. Quando falamos da planta em si, ela é achatada, arredondada, é considerada uma epífita. 

Cacto Flor de Maio
Cacto Flor de Maio

Diferente de muitos outros cactus, ela não possui espinhos. Ela  pode chegar até os cm de altura e não tolera temperaturas extremas, tanto o frio, quanto o calor. A planta pode ser encontrada em diversas residências espalhadas pelo Brasil. 

Cacto Bola

O cacto bola, como o próprio nome já diz possui um formato totalmente arredondado. É de origem mexicana e possui muitos espinhos. Ele pode alcançar até 30 centímetros de altura. Ele chama muita atenção devido as suas belíssimas flores, que brotam de coloração rosa. 

Cacto Bola
Cacto Bola

É conhecido cientificamente como Echinocactus grusonii, dentro do gênero Echinocactus e da família cactaceae, como os outros citados acima. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *