Home / Plantas / Maçã Golden Delicious: Benefícios, Calorias, Preço e Fotos

Maçã Golden Delicious: Benefícios, Calorias, Preço e Fotos

A maçã golden delicious é uma das frutas que oferecem mais nutrientes relevantes, para a saúde e boa forma, a preços abaixo de dois dólares por quilo, conforme tabela da Ceasa.

Diversos pesquisadores, indicam sua origem híbrida, fruto de cruzamento entre as espécies Grimes Golden e Golden Reinete.

O sabor varia dependendo de onde dá-se o cultivo, em um clima mais frio a acidez aumenta, criando um sabor mais doce, e em áreas mais quentes a acidez é menor, gerando um sabor mais suave.

Apresenta uma coloração que vai do verde ao laranja pálido, dependendo do seu estado de maturação, são de tamanho  pequeno a médio, são firmes crocantes e brancas.

Benefícios

As pectina, encontrada nas fibras da maça golden delicius, ajudam a limitar a reabsorção do colesterol pelo intestino delgado, levando a uma queda das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), ou colesterol ruim, que são moléculas que transportam partículas de várias partes do organismo para as artérias, podendo depois de um certo tempo, entupí-las provocando acidentes vasculares. As pectinas ajudam ainda, a manter a liquidez da bile, prevenindo a formação de cálculos renais.

Por ser uma fruta fibrosa, a maça golden delicius, é sintetizada mais lentamente no aparelho digestivo, o que aumenta a sensação de saciedade e impede uma abrupta variação na glicose sanguínea e portanto a liberação de excesso de insulina.

A insulina é produzida pelo pâncreas com a  função de metabolizar o sangue para produção de energia, quebrar os sacarídeos, sintetizar proteínas e estimular o armazenamento de lipídios na região abdominal. Estima-se que a ingestão diária de uma maçã, reduz em 28% as chances de se desenvolver diabetes.

Sua ação antioxidante (procianidina), previne os efeitos causados pelos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares, reforçando o sistema imunológico e beneficiando as funções respiratórias.

Bons níveis de consumo da maça golden delicius colabora para a diminuição de sequelas ligadas ao envelhecimento precoce, como os tumores cancerígenos e o enrugamento da pele.

Maçã Golden Delicius contém efeito adstringente e anti bactericida, de forma que atua prevenindo o aparecimento de cáries e placas bacterianas. Seus níveis de vitaminas A e C são benéficas a visão, fortalecendo e diminuindo as chances de degeneração macular.

Maçã Golden Delicious
Maçã Golden Delicious

Os fitoquímicos e polifenóis, encontrados na maça golden delicius, auxiliam o funcionamento geral dos pulmões, amenizando as crises de asma. Também por ser rica em ferro, regula os níveis de hemoglobina no sangue, aumentando a oxigenação, estimulando o crescimento capilar e reduzindo a anemia.

Calorias

O consumo de maças são excelentes para uma dieta equilibrada e saudável, entretanto é importante ficar atento aos seus valores calóricos, pois apresentam bastante variação dependendo do tipo de maça e da maneira como são ingeridas.

Resumo Nutricional:

Cals

72                           Gord

0,23g                     Carbs

19,06g                  Prot

0,36g

Existem 72 calorias em Maçãs Golden Delicious (1 média).

Repartição das Calorias: 3% gord, 96% carbs, 2% prot.

Quantidades comuns:

Quantidade       Calorias

1 fatia 9

1 oz      14

100 g   52

1 pequena (6,5 cm de diâmetro)           56

1 xícara, fatiadas            58

1 xícara, cortadas em quarta parte, cortadas    66

1 média (7 cm de diâmetro)     72

1 porção (139 g)             73

1 grande (8,5 cm de diâmetro)               111

Aplicações

A Golden Delicious apresenta um sabor ácido, meio adocicado, semelhante ao da pera, significa que esta maçã combina bem com uma boa variedade de alimentos frescos e na elaboração de bebidas alcoólicas como sidras, vinhos e vinagres.

Fatias ou pequenos pedações de maçã frescas e cruas podem ser adicionadas a maionese, saladas verdes, saladas de frutas ou saladas de grãos.

A polpa das Maçãs Golden Delicious não desmancham com facilidade, apresentando o conteúdo ácido necessário e estabilidade para o cozimento, podendo ser assados em batatas fritas, crumbles, tortas, bolos, galettes e pães.

Fatias de maçã também podem ser cozidas e acondicionadas em compotas e manteigas, ou purê em molhos e sopas, combina bem com cebola, repolho, carne de porco, queijos e ervas fortes.

Maçãs no Mundo

Existem mais de 7.500 tipos de maçã cultivadas ao redor do mundo, em regiões de clima mais frio. Abaixo as mais comercializadas:

Granny Smith

Tem a cor verde intensa, tamanho médio, crocante,  pouco ácida e suculenta. Seus niveis de caloria vão de 52 calorias, numa maça pequena, a 104 calorias, numa maça grande.

Ambrosia

É uma maça cara, chega a custar R$ 8,00 cada uma, quase o dobro do preço por quilo da maça gala, em virtude de sua colheita ocorrer apenas uma vez por ano.

Maça Ambrosia
Maça Ambrosia

Recebe este nome, que significa “Comida dos Deuses”, em alusão ao seu sabor de mel, seu aroma e à beleza que apresenta, uma cor rosa brilhante e formato cônico.

Arkansas Black

O tom vinho de sua casca justifica o seu nome, apresenta um sabor azedinho e muito delicioso.

Braeburn

Maça com gosto picante, meio doce e casca apresentando listras laranja e vermelhas, com fundo verde e amarelo, nativa da Nova Zelândia.

Maça Braeburn
Maça Braeburn

Calville Blanc d’Hiver

É uma maça feinha, toda enrugada, formato irregular e gosto de azedo, mas são ótimas no preparo de sobremesas, essenciais no preparo do Tarte Tatin.

Cameo

Maça americana deliciosa, muito parecida com a maça argentina. Frequenta os mercados há pouco tempo.

Maça Cameo
Maça Cameo

Fuji

Esta é uma maça japonesa, muito cultivada em Santa Catarina, apresenta uma casca grossa, de tamanho médio pra grande, sabor adocicado, meio acido e casca vermelho claro. São 71 calorias numa fruta pequena e 142 calorias numa fruta grande.

Gala

Maça tão popular no Brasil, como a maça fuji, são pequenas, de casca fina, de coloração vermelhas, muito saborosas, e apropriadas para saladas e molhos.

 Argentina (Red Delicious)

É uma fruta linda, com gosto de melão e casca amarga, mas ficam uma delícia em saladas. Apesenta 60 calorias numa fruta pequena e 120 calorias numa fruta grande.

Como escolher

Prefira frutas duras e lisas, evite frutos obviamente já manipulados;

Lave-as cuidadosamente e mantenha no congelador, para que se mantenham com o mesmo valor nutritivo.

Ao passo que existe um alto consumo de frutas como mangas, laranjas, bananas, abacaxis, melancias, uvas e maracujás, o consumo interno de maças é de cerca de 6 kg/habitante/ano da fruta,  esse consumo é quase dez vezes menor que o da Áustria, com seus 53 quilos de maçã por habitante.

Veja também

Como Plantar, Cultivar e Fazer Muda de Pé de Ameixa em Vaso?

Será que se pode plantar o caroço que sobrou da ameixa que a pessoa comeu? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *