Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor-de-Cone: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Flor-de-Cone: Características, Nome Científico e Fotos

A flora do nosso planeta possui uma variedade de espécies extremamente grande, principalmente quando levamos em consideração as que estão presentes na Floresta Amazônica, já que ela é a maior floresta do mundo e é considerada também o pulmão do mundo.

Por esse motivo, é comum que muitas espécies de flores não sejam conhecidas, e as mais famosas, como por exemplo a rosa e as tulipas, são as  que tendem a ter maior espaço na maior parte das vezes.

Apesar disso, fica claro que temos muitas flores que ainda não são conhecidas mas são igualmente importantes para o nosso país, como é o caso da flor de cone, que vem ganhando maior destaque com o passar do tempo mas continua não sendo tão conhecida quanto as flores que citamos anteriormente.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais profunda sobre a flor de cone. Continue lendo o texto para saber quais as características dessa planta, seu nome científico e muito mais!

Nome Científico Da Flor De Cone

O nome científico pode ser considerado algo assustador para muitas pessoas, já que na grande maioria das vezes ele é em latim e isso pode acabar causando confusão na mente de quem não é muito íntimo da ciência ainda.

Apesar disso, o nome científico é extremamente útil para as mais diversas finalidades, principalmente quando levamos em consideração que ele foi responsável por universalizar a linguagem da ciência, ou seja, fazer com que todos os seres vivos sejam chamados da mesma maneira independente do idioma, facilitando muito a comunicação entre os cientistas.

Por conta dessa universalização da linguagem, podemos dizer que o nome científico é sempre formado pela união do gênero com a espécie de ser vivo, o que significa basicamente que ele é um termo binomial, com dois nomes.

Nesse caso, podemos dizer que o nome científico da flor de cone é Echinacea; na verdade, esse é o nome apenas do gênero da flor, já que o nome da sua espécie irá depender exatamente da espécie que está sendo levada em consideração no final.

Tudo Sobre a Flor-de-Cone Murxa
Tudo Sobre a Flor-de-Cone Murxa

Portanto, o que irá definir qual será o segundo nome desse termo binomial é justamente a espécie do ser vivo, e isso é variável. Portanto, temos que a única parte fixa do nome dessa flor é o seu gênero, nesse caso o Echinacea.

Características Da Flor De Cone

Com certeza o nome científico já é uma característica muito importante para se aprender sobre a espécie, mas a verdade é que existem outras características físicas e até biológicas que também são essenciais para o bom entendimento da espécie.

Em primeiro lugar, podemos dizer que a flor de cone possui uma coloração extremamente bonita, o que inclusive faz com que ela seja considerada uma excelente espécie para ornamentação, já que está cada vez mais comum fazer ornamentação de ambientes utilizando flores.

Em segundo lugar, o gênero Echinacea na verdade comporta 9 espécies de flor de cone, o que mostra que não existe apenas uma flor de cone no mundo, mas sim várias com características distintas e também com semelhanças, o que torna o estudo dessas espécies ainda mais complexo.

Em terceiro lugar, o que muitas pessoas não sabem é que as plantas desse gênero são usadas para fins medicinais há muito tempo, o que apenas demonstra que muitas plantas possuem sim um poder curativo, e isso é ainda mais interessante para que percebamos que podemos ampliar nossos horizontes com a utilização de plantas.

Borboleta Em Cima de uma Flor-de-Cone
Borboleta Em Cima de uma Flor-de-Cone

Por fim, podemos também dizer que essa planta possui esse nome porque suas pétalas – em alguns períodos do ano ficam voltadas para baixo, e isso faz com que a planta adquira justamente um formato de cone.

Portanto, essas são algumas características interessantes que podemos citar sobre esse gênero de plantas, sendo que algumas características mais específicas podem ser observadas quando paramos para analisar detalhadamente cada uma das espécies que compõem esse gênero.

Curiosidades Sobre a Espécie

Aprender por meio de curiosidades também pode ser algo essencial para muitas pessoas, já que isso facilita a absorção dos assuntos e também faz com que se aprenda muito mais informação de maneira mais dinâmica, o que é muito interessante.

Pensando nisso, vamos falar agora algumas curiosidades interessantes sobre as plantas que compõem o gênero da flor de cone.

  • Os primeiros povos a utilizaram a flor de cone para fins medicinais foram os indígenas dos Estados Unidos no século XVII;
  • Nos tempos antigos, essa espécie era utilizada principalmente para curar processos infecciosos e também tumores malignos;
  • Ao mesmo tempo em que era utilizada com propriedades medicinais, a flor de cone era transformada em pó e dada aos cavalos por meio de inalação, já que essa era uma das formas encontradas de acalmar o animal;
  • Além de tudo isso, a raiz da flor de cone era mastigada para causar um alívio nas dores de dente, o que pode ser feito até os dias de hoje;
  • Por fim, essa é uma planta conhecida por suas propriedades afrodisíacas, já que ela consegue aumentar a imunidade do ser humano e eliminar toxinas.

Logo, essas são algumas curiosidades interessantes sobre a flor de cone que você provavelmente não sabia!

Flor De Cone no Jardim
Flor De Cone no Jardim

Benefícios Da Flor De Cone

Você já deve ter percebido que essa planta possui diversos benefícios, e é por isso que agora iremos enumerar os principais deles.

  1. Serve como planta de ornamentação, já que ela é muito bonita;
  2. Possui diversas capacidades medicinais;
  3. Como por exemplo, pode ser utilizada para aumentar a imunidade;
  4. Pode ser também utilizada para tratar dores localizadas, como as dores de dente que citamos anteriormente;
  5. É fácil de ser encontrada, já que existem 9 espécies desse gênero;
  6. Pode ser utilizada na forma de compressa e também de bebida;
  7. É excelente para tratar processos como os de gripe.

Viu como essa planta pode ser extremamente benéfica para o corpo quando for utilizada da maneira correta?

Quer saber ainda mais informações sobre outras espécies de plantas e não sabe exatamente onde encontrar textos confiáveis na internet? Sem problemas! Para isso, leia também em nosso site: Tudo Sobre a Flor Gengibre-Azul – Características e Fotos

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *