Home / Plantas / Com Quantos Anos Pode Tomar Chá De Hibisco?

Com Quantos Anos Pode Tomar Chá De Hibisco?

Por mais que um produto seja natural, ele requer certos cuia dos quanto ao seu consumo. Muitos podem até achar, por exemplo, que qualquer pessoa de qualquer idade pode tomar qualquer tipo de chá. Mas, não é bem assim. Em especial, o chá de hibisco.

Vamos saber com que idade se pode tomar essa bebida, e quais outras supostas contraindicações?

Características De Um Chá De Hibisco

O chá feito com essa planta nada mais é do que uma infusão preparada especificamente com o cálice de um dos botões secos da flor de hibisco (cujo nome científico é Hibiscus Sabdariffa). Ultimamente, essa bebida vem fazendo sucesso devido ao fato de ajudar a pessoa a perder peso. Sua função antioxidante é perfeita para queimar gordura corporal, e por isso, é uma bebida que vem sendo bastante citada nas dietas dos mais diversos tipos.

Fora o fato de que esse chá possui um sabor bastante agradável, lembrando framboesa, o que facilita a sua ingestão. No entanto, é preciso salientar que a flor usada para esse chá não é a mesma flor ornamental vista em tantos jardins e vasos por aí. É preciso ter esse cuidado na hora da compra desse produto, o que pode ser resolvido vendo se o nome científico da planta que citamos anteriormente se encontra no rótulo.

Tirando a questão da perda de peso, esse chá ainda trás outros benefícios, como, por exemplo, reduzir o colesterol (devido, mais uma vez, aos seus antioxidantes), combater doenças do fígado (já que os antioxidantes do chá ajudam na redução dos radicais livres), e também serve como anti-inflamatório e antibacteriano.

Existe Alguma Contraindicação?

Na verdade, não existe necessariamente uma grande contraindicação quando o assunto é consumo de chá de hibisco, porém, o recomendável é não exagerar no consumo dessa bebida, pois ela possui um forte efeito diurético, o que pode provocar uma eliminação excessiva de elementos importantes para o nosso organismo, como o sódio e o potássio.

Também, de um modo geral, esse chá não é muito recomendado para mulheres que estejam gestantes ou lactantes, ou mesmo para aquelas que desejam engravidar, pois a bebida interfere na fertilidade e nos hormônios femininos, mais precisamente, no estrogênio.

Chá De Hibisco
Chá De Hibisco

E é preciso salientar mais uma vez que o chá de hibisco é ideal para a perda de peso, portanto, é necessário que ao tomá-lo você tenha, ao mesmo tempo, uma alimentação balanceada, além de, se possível, realiza atividades físicas com relativa frequência.

É consenso entre os principais especialistas da área que o limite de consumo dele deve ser entre 200 ml diários até 3 xícaras  de chá (também diárias) antes das principais refeições. É importante consultar um nutricionista para saber qual dose exata desse chá você pode ou não tomar.

Existem Idade Adequada Para Tomar Chá De Hibisco?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que segundo órgãos como a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, os seis primeiros meses de vida de uma criança precisam se dedicados única e exclusivamente ao aleitamento materno. Ou seja, nesse período, nada de dar chá de hibisco, ou qualquer outro chá. Inclusive, nem mesmo água deve ser dada à criança.

Já após os seis meses de vida, já é possível dar alguns chás para as crianças, mas, com restrições. Afinal, devido ao princípio ativo de algumas ervas, nem toda bebida feita com elas pode ser dado aos pequenos. Os chás que são liberados, por exemplo, são erva-doce, hortelã, erva-cidreira e camomila. Detalhe: sempre sem a adição de açúcar e em horários noturnos. Chás que tenham cafeína, por sua vez, como o o preto e o mate, devem ser evitados.

Quanto ao chá de hibisco propriamente dito, o mais recomendável é que as crianças só tomem essa bebida a partir dos 3 anos de idade. Abaixo dessa faixa etária, somente se for sob prescrição médica. Importante salientar que ele também não deve ser tomado durante a noite, para não prejudicar o sono das crianças.

Benefícios do Chá De Hibisco
Benefícios do Chá De Hibisco

A recomendação é que se tome pelo menos 1 xícara de 200 ml dessa bebida diariamente; não mais do que isso. Pode ser consumido 2 horas antes do almoço, ou 2 horas antes da janta.

E, Quanto Aos Efeitos Do Chá De Hibisco Para a Terceira Idade?

Se esse chá possui restrições quanto à idade mínima, o mesmo não pode ser dito com relação à idade máxima.

Idosos que possuem problemas sanguíneos, principalmente, encontram no chá de hibisco um grande aliado para a manutenção da sua saúde. Isso porque essa bebida tem como um de seus princípios ativos diminuir a pressão das paredes dos vasos sanguíneos, evitando, entre ouras coisas, problemas graves de saúde, como derrames.

Outra particularidade do chá de hibisco que fez dele um grande aliado para pessoas na terceira idade é que ele fortalece a massa óssea, algo indispensável para os idosos, que frequentemente sofrem com quedas e fraturas de todos os tipos.

Chá De Hibisco Para a Terceira Idade
Chá De Hibisco Para a Terceira Idade

Sem contar ainda que esse chá fortalece o sistema imunológico e possui uma grande quantidade de vitamina C, o que ajuda na prevenção de diversas doenças, como gripes, resfriados, e viroses em geral.

Como Preparar O Chá De Hibisco?

A forma mais adequada de preparar essa bebida é através de infusão. O procedimento é simples, bastando colocar uma colher de sopa da planta seca para cada litro e água fervente. Depois, é só deixar repousar por cerca de 5 ou mesmo 10 minutos, e coar. Preferencialmente, mantenha o chá em um recipiente que seja de vidro ou de cerâmica.

Caso a preferência seja por tomar esse chá gelado, você pode conservá-lo na geladeira por um período máximo de 6 horas. Contudo, o mais recomendável mesmo é tomar a bebida assim que ela é feita, pois assim dá pra aproveitar todas as propriedades dela (seja criança, adulto ou mesmo idoso).

No mais, é recomendável sempre procurar um médico (no caso da criança, um pediatra) e um nutricionista antes de começar a tomar esse tipo de chá. Esse procedimento é necessário para saber se a saúde da pessoa está em dia, e se ela está apta a tomar essa bebida sem maiores restrições.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *