Home / Plantas / Como Plantar Hortênsia de Galho? Passo a Passo

Como Plantar Hortênsia de Galho? Passo a Passo

As hortênsias são um gênero de mais de 75 espécies e 600 cultivares nomeadas, nativas de uma ampla variedade de regiões e países, incluindo Japão, Ásia, Indonésia, montanhas do Himalaia e Américas.  As hortênsias podem crescer como trepadeiras e árvores, mas geralmente são cultivadas como arbustos. As plantas podem crescer de 30 cm., até quase 30 m. de altura como uma trepadeira!

As belas flores produzidas por esta planta é o que as torna tão populares.   As flores grandes vêm em uma variedade de formas, cores e tamanhos. Flores de hortênsia podem ser rosa, azul, vermelho, branco, roxo e verde! Os arbustos floridos podem crescer em sombra parcial a pleno sol.

Algumas hortênsias mais novas crescem em climas mais frios, algumas são tão pequenas que cabem na fronteira perene, e outras têm flores incrivelmente grandes e cores profundas.

Como Plantar Hortênsia de Galho? Passo a Passo

A planta é resistente a insetos e pragas, cresce sob o sol ou a sombra e se recupera bem de invernos frios.  Este amado arbusto produz grandes quantidades de flores em forma de bola que enchem facilmente um vaso ou fornecem uma peça central vistosa para o seu jardim.  A maioria das hortênsias premium vendidas como contêineres começam em cerca de 25 dólares por uma muda de planta.

O alto preço da planta coloca os sonhos de uma sebe de hortênsias em espera para a maioria dos jardineiros que não podem gastar centenas de dólares em plantas. Felizmente, a facilidade com que as hortênsias podem ser propagadas torna uma planta fácil de começar a partir de mudas. E uma planta madura pode potencialmente produzir dezenas de novas hortênsias para preencher qualquer local ensolarado do jardim.

Escolha seu Galho – Escolha uma haste verde e macia para cortar. As hastes lenhosas e cinzas são menos metabolicamente ativas e levarão o dobro do tempo para enraizar;

Corte o Galho no Período Correto – Propagar uma nova muda a partir de uma planta de hortênsia mãe é um pouco de arte e um pouco de ciência. Programe seu projeto para a primavera, quando o metabolismo da planta e seu crescimento estiverem atingindo um pico. A propagação de hortênsias na primavera também permite à planta amadurecer toda uma estação de crescimento em uma planta de tamanho normal. Separe um tempo no início da manhã ou à noite para tomar e preparar seu corte. Dessa forma, o estresse térmico não reivindicará seu caule vulnerável enquanto estiver fora da planta;

Precauções no Corte – Desinfete suas tesouras mais limpas e afiadas,  passando uma bola de algodão em álcool e limpando a lâmina e a superfície da alça. Tomar essa precaução ajudará a prevenir doenças fúngicas em sua nova planta.

Se sua haste estiver cortada ou danificada, descarte o corte e tente novamente. Não vale a pena o desapontamento de esperar semanas para que o corte se enraíze, apenas para experimentar apodrecimento da raiz ou outro problema que não ocorre.

Se você estiver planejando propagar várias estacas, faça pleno uso de qualquer ramificação cortada, pois cada ramificação pode produzir duas ou três estacas.

Faça um corte cerca de duas polegadas abaixo de um nó de folha em um galho verde e saudável que ainda não formou um broto. Ao todo, o caule deve ter entre 15 e 30 cm de comprimento;

Limpeza do Galho – Remova as folhas com as podadoras, tomando  cuidado para não danificar a haste no processo. Corte as folhas na haste, deixando algum espaço entre a haste principal e o corte. Isso permite que a integridade da haste principal permaneça intacta. Remova completamente todas as folhas, exceto as mais altas. Corte as duas folhas restantes ao meio;

Preparação do Galho – Mergulhe a extremidade cortada em pó de enraizamento. Escolha uma panela que atenda às suas necessidades de espaço e o número de mudas de hortênsias que você está iniciando. Um pote de terracota de 20 a 30 cm. irá manter o seu corte por um mês ou mais – ou talvez durante toda a temporada.

Preparação do Galho

Se você não tem pó de enraizamento à mão e tem um salgueiro por perto, faça um remédio rápido usando água de salgueiro. Para fazer isso, pique os caules dos salgueiros jovens e os prepare em um chá. Deixe a mistura repousar durante a noite e, em seguida, use-a no dia seguinte para ajudar suas estacas de hortênsia a começar rapidamente. O salgueiro é uma rica fonte do hormônio ácido indol-3-acético necessário para o crescimento das plantas.

Preparação do Vaso – Encha a panela com um meio de partida estéril  . Umedeça o solo completamente. Em seguida, coloque o caule no solo até a base das folhas restantes;

Mantenha a Umidade Necessária – Mantenha o novo corte da hortênsia sempre úmido, mas não encharcado. Um passe diário com uma varinha de chuva é suficiente para a maioria das situações. Se as mudas estiverem em vasos muito pequenos, em pleno sol ou em uma área exposta e com vento, você pode precisar de visitas adicionais de rega para evitar que seque.

Hortênsia em Vaso

Após cerca de 10 dias, o corte da sua hortênsia formará novas raízes, permitindo que você retire a rega diária.

Siga as diretrizes de espaçamento adequadas ao transplantar suas plantas enganosamente pequenas, permitindo um espaço de 1 a 2 metros entre as plantas. Com o tempo, as novas plantas saudáveis ​​crescerão em arbustos floridos.

Simbolismo das Hortências

O nome hortênsia vem das palavras gregas “hydor”, que significa água e “angos”, que significa vaso. Que juntos se traduzem em “barril de água”. Isso ocorre pelo fato de as hortênsias serem notórias por precisar de muita água e de flores em forma de xícara. O nome, Hortênsia, é uma versão latina da palavra francesa Hortense.

Hortênsias podem simbolizar muitas coisas diferentes, dependendo de onde ao redor do mundo e sua cultura. Muitos acreditam que essas flores foram descobertas no Japão, embora as plantas sejam nativas de vários locais diferentes ao redor do globo.

Japão – Segundo uma lenda japonesa, o imperador deu hortênsias à família de uma garota que ele amava para mostrar o quanto ele se importava com ela.

Vitorianos – Na era vitoriana, as hortênsias representam orgulho, vanglória e vaidade. Hortênsias especialmente brancas.

Estados Unidos – As hortênsias são usadas para o 4º aniversário de casamento, simbolizando apreciação e emoção sincera.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *