Home / Plantas / Flores Para Plantar em Túmulos

Flores Para Plantar em Túmulos

Desejar enfeitar o jazigo perpétuo de um ente querido falecido é mais do que mera vontade de embelezar ou decorar o espaço. Há toda uma tradição tipicamente religiosa por trás desse gesto, algo digno de respeito e porque não dizer admiração.

Existem muitos fatores a se considerar quando se decide adornar esse ambiente, como regras impostas pela administração do local, tradições culturais e mesmo as considerações para com os “vizinhos” de túmulos. Nosso artigo, porém, se aterá apenas ao tema para não se delongar.

Flores Para Plantar em Túmulos

Apenas nos restringindo ao tema, ainda assim é importante considerar alguns fatores envolvidos em uma decisão dessas. Por maior que seja o desejo íntimo do enlutado de prestar uma homenagem ao falecido ou honrar sua memória, o plantio de flores deve atender certos critérios.

O primeiro a considerar é mesmo o costume local. O hábito de flores é usual e predominantemente cristão. Portanto se o falecido era muçulmano ou judeu, é muito provável que o parente prefira preservar o respeito pelos hábitos e costumes do mesmo, que não a sua própria vontade se diferirem nessa questão.

Certas administrações tem também seus próprios requisitos e regras no que diz respeito a adornos em sua propriedade e também essa questão precisa ser definida entre os parentes antes mesmo de capitularem pra o enterro, pra que não haja surpresas e desentendimentos posteriores.

Outra questão a considerar envolve a escolha adequada de plantas e arranjos de acordo com o solo do local. Cemitérios tendem a ter um solo pobre devido a terraplenagem, muito torrado pelo sol com chuvas que correm com a erosão do solo. E portanto, um cultivo adequado precisa ser estudado.

Por fim, pensamos que é também preciso pensar nas próprias possibilidades de manutenção do local cultivado. Poucas pessoas vão ao cemitério com muita frequência, por falta de tempo ou por causa da distância: portanto, é necessário escolher plantas resistentes para adornar os túmulos, o que não é necessariamente facilitado por manutenção infrequente e condições agrícolas precárias do cemitério.

Flores Para Plantar em Túmulos
Flores Para Plantar em Túmulos

Pensando somente nas condições climáticas, independente do potencial de cuidados e manutenção que cada espécie demanda, mencionaremos a seguir quais flores podem ser ideais para cada tipo de clima geral, sendo nesse caso flores para outono, inverno, primavera ou verão.

Flores de Enterro no Outono

O chrysanthemum, vulgarmente conhecida como crisântemo é uma típica flor de outono apropriada para túmulos. Fica bem tanto em vasos como em jardins, adapta-se bem a meia sombra, não é muito exigente de água, possuis lindas variedades de cores e é tido como uma flor mediadora entre a terra e o céu.

O cyclamen é outra que oferece uma boa representatividade no outono por ser uma espécie que melhor se adequa a climas amenos e também melhor adaptável a ambientes sombreados sem muita luz direta. é importante um solo rico em matéria orgânica e bem drenado para obter o melhor dessa planta de flores deslumbrantes.

Outra que certamente garantirá um outono florido e belo ao túmulo de seu ente querido é a chamada urzes (calluna vulgaris). Em solos bem drenados e organicamente ricos, sem muita exposição a ventos fortes, as urzes certamente darão um toque especial ao ambiente lúgubre, quer aplicadas em vasos, quer em canteiros junto ao túmulo.

Flores de Enterro no Inverno

Para essa estação uma recomendação que funciona são os helleborus ou heléboros. Plantas fáceis de cuidar, que não suportam temperaturas elevadas e, portanto, se adaptam bem a invernos frios com lindas flores resistentes ao clima e geadas. Tanto que são originária dos alpes europeus. Ficam ótimas tanto em vasos como em canteiros.

Pense também em uma outra opção cujo nome popular chega a ser atraente para essa situação: amor perfeito… Sim a espécie do gênero viola é de fato perfeita para o inverno nos túmulos pois oferecerá linda floração enquanto outras estão dormentes ou murchas nessa ocasião. Com cuidado adequado é também uma maravilhosa opção de inverno.

E não poderíamos deixar de pensar nas rosas tradicionais também para opção de inverno pois principalmente hoje em dia há rosas que suportam bem as condições adversas de um inverno. Com o devido cuidado e manutenção, elas podem conferir um lindo canteiro de flores nos túmulos nessa circunstãncia climática, inclusive se estiverem em vasos.

Flores de Enterro na Primavera

Por incrível que possa parecer, a primavera é uma estação delicada para flores dependendo da região do Brasil em que você reside. Poderíamos pensar em tulipas ou talvez na flor galantus mas é preciso dizer que flores, em geral, não sobrevivem bem a temperaturas muito altas e portanto, a manutenção e local adequado são imprescindíveis para uma boa floração e desenvolvimento.

Pode se dizer que os jacintos são uma boa opção (muscari). São plantas usualmente perenes, muito resistentes e fáceis de cultivar. São ótimas em vasos e nos ambientes de jazigos e sepulturas conferirão um aspecto incrível com sua inflorescência peculiar. Com a manutenção adequada florescem divinamente na primavera mas tendem a murchar rapidamente se expostas a condições climáticas extremas.

Os exemplares bulbosos costumam ser os mais recomendados para a primavera, pois é a época que invariavelmente se abrirão com belas flores coloridas mas que provavelmente só durarão poucas semanas antes de “adormecerem”. Aqui nos referimos a narcisos, tulipas, jacintos, amarilis, etc… Você pode decidir dessa lista qual a que mais corresponderá as suas expectativas de cultivo em sua região.

Flores de Enterro no Verão

E por fim esta época que mais sacrifica o cultivo em nosso clima brasileiro. Apesar de sua intensidade de temperatura e exigência maior de cuidados, o verão garante lindas flores coloridas e saudáveis também. A questão sempre será, como em todas as estações obviamente, os devidos cuidados e manutenção das espécies escolhidas para enfeitar o túmulo do ente querido falecido.

Conhecida também como jasmim brasileiro, a dipladênia (mandevilla splendens) é uma trepadeira que parece preferir mesmo o verão para florescer. Basta a temperatura subir que a espécie oferece uma variedade magnífica de formas e flores pra apreciar. Só é preciso ter cuidado, no entanto, com suas ramificações se alastrando, correndo o risco de invadir túmulos alheios e incomodar a “vizinhança”.

Flores de Enterro no Verão
Flores de Enterro no Verão

Outra sugestão agradável para o clima de verão são as americanas gauras (gaura lindheimeri). Oferecem ótima floração de verão, muito resistentes a luz solar direta e ficam muito bem em canteiros ou vasos. Sua característica de resistência a seca é uma particularidade que ajuda muito principalmente se cultivada em túmulos que não receberão visitas muito regulares por parentes e familiares.

E por fim mas não menos importante podemos sugerir também para o verão as lavandas, mas especificamente a lavandula angustifolia. Embora se desenvolvam melhor em climas frios, as lavandas são bem resistentes também ao clima seco e temperaturas elevadas, podendo portanto oferecer uma linda floração no verão, além de seu confundível aroma que num ambiente tão fúnebre pode certamente dar um toque especial.

Veja também

Para Que Serve a Babosa com Limão? Quais os Benefícios?

Verdadeiramente, Lemon e aloé Vera contêm propriedades de limpeza naturais que ajudam o corpo a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *