Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor-de-São-Miguel: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor-de-São-Miguel: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar sobre a famosa Flor de São Miguel, portanto se você gosta de conhecer novas espécies de flores não pode perder nenhuma informação, por isso fique com a gente até o final para estar por dentro.

Tudo Sobre a Flor-de-São-Miguel

Nome Científico – Conhecida cientificamente como Petrea volubilis L.

Essa flor que é originária daqui do nosso país pode também ser conhecida popularmente como viuvinha.

Características da Flor – de – São – Miguel

Viuvinha
Viuvinha

Menor que uma árvore, a viuvinha se trata de um arbusto, possui um caule lenhoso, muito utilizada com o efeito trepadeira, pois se agarra ao que estiver por perto e toma conta, pode ser usada para cobrir cercas, pergolados, pórticos, grades entre outros.

Em seus ramos surgem um conjunto de flores em forma de estrela, são lindas e delicadas e por isso são muito utilizadas para embelezar ambientes. Nos períodos mais frios do ano, que vão de junho a setembro, as folhas desse arbustos caem, por outro lado as flores se desenvolvem muito melhor, visualmente se tornam ainda mais bonitas.

Esse arbusto pode crescer em torno de 3 a 12 m de altura. As lindas flores surgem entre o período do fim do inverno e seguem até o começo da primavera. As flores possuem uma coloração azul puxada para o roxo e também brancas, variando em tons delicados e vistosos.

A viuvinha pode ser vista facilmente no cerrado do nosso país, ela possui caules bem macios e que quando jovens ficam bem verdinhos, depois de um tempo começam a ficar mais lenhosos e adquirem uma coloração marrom.

Dicas Para Plantar a Flor-de-São-Miguel

Tenho certeza que você se encantará por esta flor e quer saber como ter uma em sua casa. Pode ficar tranquilo, pois separamos ótimas dicas para você plantar a sua flor de são miguel em casa.

Saiba que não tem muito segredo para plantar em casa essa flor, aliás você ainda tem a flexibilidade de plantar essa espécie diretamente no solo do seu quintal ou até mesmo em um lindo vaso que você escolher, o importante é que o local escolhido para ela bata bastante sol de forma direta, pois ela vai precisar.

Com relação ao substrato a ser utilizado nela, prefira uma mistura de terra e matéria orgânica, se você preferir também pode utilizar húmus de minhoca sem problema algum. Você vai misturar os dois produtos sempre em partes iguais, um cuidado importante é a umidade do solo, ele precisa estar sempre úmido, mas jamais deixe a terra encharcada.

A flor de são miguel gosta de clima quente e úmido típicos de alguns climas como equatorial, clima subtropical e clima tropical. Mas apesar disso saiba que ela pode sim tolerar o frio.

O solo do sucesso desse cultivo é fértil, deve ser enriquecido com matéria orgânica, deve ter uma boa drenagem e se manter úmido. Também não se esqueça de deixar o local com muito sol, pode tolerar meia sombra, mas evite.

Depois de plantar a viuvinha, cuide para que ela esteja sempre regada. Depois de bem desenvolvida você pode fazer isso com menos frequência. Tudo vai depender do clima de onde você mora, se a temperatura for amena, as regras não precisam ser rígidas. Se tiver muito calor, vai precisar regar frequentemente.

Curiosidades Sobre a Flor de São Miguel

Viuvinha
Viuvinha
  • Saiba que os grupos de flores na cor branca mudam de cor de ano em ano, de branca ela vai para azul e assim segue durante toda a vida dela,
  • O seu nome científico se trata de uma homenagem, ela foi para John Petre que possuía no século XVIII um lindo jardim com diversas flores diferentes, a flor de são miguel era uma delas.
  • Ela é ótima em trazer polinizadores para si, podemos citar as abelhas e as borboletas. Depois que cai das árvores ainda se tornam brinquedos para crianças, pois possuem o formato de uma hélice de helicóptero.

Petrea é um gênero de plantas, dentro dele podemos encontrar algo em torno de 30 espécies, existem trepadeiras, arbustos de muitos outros. São todas lindas, fáceis de cultivar, mas precisam de um apoio para que possam crescer livremente, em um pergolado por exemplo ficam lindas. Quando bem cuidada e em local onde receba bastante sol, essa planta chama a atenção de todos pela beleza.

Uma dica importante é colocar o apoio nesta planta quando ainda jovem, pois assim ela vai se desenvolver muito melhor, vai ser bem direcionado no tempo cedo. Além disso, o apoio vai dar toda sustentação necessária para que ela possa crescer, dessa forma ela vai passar de 6 metros de altura tranquilamente.

São cheias de flores, delicadas e muito aromáticas, podem apresentar pétalas azuis estreitas e compridas, e pétalas na cor roxa mais curtas e em formato arredondado, todo esse conjunto lhe confere uma beleza única. Embora mais rara de ser vista, existem flores na cor branca, elas são suaves e delicadas.

Informações Sobre a  Flor-de-São-Miguel

Saiba que essa planta é bastante sensível a muitas mudanças, uma delas é a poda, por isso é preciso muito cuidado. Por outro lado elas toleram bem o frio, mesmo com geadas e mudanças repentinas de temperatura, por isso elas são bastante cultivadas no sul do Brasil, colorindo lindamente os jardins por lá.

A melhor época para apreciar a beleza das flores dessa árvore é entre os meses de setembro até outubro, nesse período elas ficam cercadas por borboletas e abelhas ansiosas para polinizar. Caso você deseje propagar a sua planta, saiba que utilizar sementes não é uma boa opção, pois exige muito tempo. Por outro lado, estaquia é sempre sucesso.

Mundo Espiritual e a Flor-de-São-Miguel

Essa planta pode ser utilizada para fazer um floral muito poderoso. Algumas pessoas acreditam que possam se livrar de trabalhos feitos para si através da utilização dele. Você vai ganhar mais força para realizar os seus desejos, ele vai impedir que qualquer coisa tente atrapalhar o seu caminho.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *