Home / Plantas / Tipos de maçã branca existentes: quais são?

Tipos de maçã branca existentes: quais são?

Uma das frutas que mais são consumidas pelo mundo todo é a maçã. Sua popularidade ficou gigantesca, e até mesmo ganhou o nome para a marca mais famosa de celulares e computadores existentes atualmente. Mais do que isso, é uma fruta deliciosa e que apresenta diversos benefícios para nosso organismo. Sua polpa, além de saborosa, é rica em diversos compostos benéficos para o nosso corpo. Tais como as vitaminas A, B, C, E, antioxidantes, alguns sais minerais e outros compostos. Cada um deles, traz um benefício diferente. Porém, existem no total mais de 8.000 espécies e tipos de maçãs pelo planeta.

No post de hoje iremos falar sobre uma espécie pouco conhecida no mundo todo, mas que é bastante peculiar: a maçã branca. Responderemos se ela realmente existe mesmo e muito mais. Continue lendo para aprender e descobrir tudo isso!

Características Gerais Da Maçã

A maçã é um pseudofruto que vem da árvore da macieira, que faz parte da família Rosaceae. É um dos pseudofrutos, que chamamos de forma popular de fruto, mais cultivado e conhecido por todo o mundo. A árvore tem origem da Ásia Ocidental, e só chegou na América pelos colonizadores europeus. Elas há muito tempo fazem parte de culturas, mitologias e religiões pelo mundo todo.

Mais do que seu sabor delicioso, ela também é cheia de benefícios para nosso organismo. Seu consumo regular ajuda na manutenção da taxa de colesterol, mantendo-o sempre em níveis aceitáveis. Isso pela quantidade da substância pectina em sua casca. Para quem está em processo de emagrecimento, a pectina também é uma ótima ajudante. Pois ela faz com que nosso organismo tenha dificuldade em absorver as gorduras e a glicose. A quantidade de potássio na sua polpa faz com que liberamos o sódio excedente, isso elimina o excesso de água retida no corpo.

Além disso, apresenta algumas propriedades medicinais, dando ótimos efeitos no coração. Ela, a própria pectina e o potássio evitam a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a formação de placas e consequentemente a arteriosclerose. Ajuda na circulação sanguínea, reduzindo o trabalho do coração o que prolonga sua vida útil. No sistema digestivo, ela pode ser vista como um laxante, pois ajuda na eliminação das fezes. E também para que haja a absorção e eliminação da água dos alimentos, evitando problemas como a prisão de ventre.

Em questão de vitaminas, ela contém principalmente a B1 e B2, e a vitamina C. A vitamina C ajuda na beleza da pele e no controle e combate da flacidez, e no impedimento do envelhecimento precoce. Também estão presentes alguns sais minerais como potássio, fósforo e ferro. Quando é fermentada, é utilizada para a preparação de bebidas alcoólicas como sidras. Outro componente muito importante presente na sua casca, é a quercetina. Ela ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos que podem acabar gerando e provocando derrames. Deu para perceber a quantidade de benefícios que ela possui, em todas as espécies e tipos. Vamos conhecer então a famosa e misteriosa maçã branca.

Curiosidades Sobre a Maçã

  • Aproximadamente 25% do volume de uma maçã se constitui de ar. É essa quantidade de ar que faz aquele barulho de crocante quando mordemos. São os chamados colchões de ar que se quebram.
  • No total, existem 7,5 mil espécies de maçãs no mundo. No Brasil, temos uma enorme variedade, mas as mais consumidas ainda são a fuji e a gala. Se fossemos experimentar um tipo de maçã por dia, levaríamos 20 anos para conseguir. E até lá, provavelmente apareceriam novos tipos de maçãs.
  • A casca da maçã é uma das melhores partes em relação aos benefícios para nosso organismo. Ela possui 12 substâncias diferentes que ajudam a prevenir e até combater o câncer.
  • Foi ela que ajudou Albert Einstein a bolar a lei/teoria da gravidade.

Existe Maçã Branca?

Sim, existe. A maçã vem sofrendo uma série de mudanças em suas genéticas através de cruzamentos de especies selvagens, originárias da Ásia, de uma região que fica entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, e as espécies chamadas de tradicionais ao longo do tempo. Dessa forma, foi possível o surgimento de uma variedade enorme de maçãs com as mais diversas características possíveis. Estima-se que existe um total de 8000 tipos de maçãs pelo mundo.

A espécie de maçã branca é, infelizmente, uma das mais difíceis de serem encontradas. Na parte Ocidental do planeta são vistas raramente, e a chance é quase 0 de encontra-la em alguma feira ou mercado, especialmente no Brasil. Apesar de também rara no Oriente, lá é mais provável de ser vista ainda que um preço alto.

Como Fazer Maçã Branca De Neve

Veja a seguir uma receita de como preparar uma bela e deliciosa maçã branca de neve, que, apesar de não ser realmente branca, pode ficar.

Ingredientes:

  • 2 maçãs
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • Açúcar a gosto

Modo de preparo:

  1. E uma forminha, coloque as maçãs viradas para cima.
  2. Ponha sobre cada uma o equivalente a 2 colheres (sopa) de manteiga, polvilhe com açúcar.
  3. Leve ao forno.
  4. Em intervalos freqüentes, retire-as do forno e com uma colher retire um pouco da calda da forma e regue as maçãs.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender e entender um pouco mais sobre as maçãs brancas, suas características e quais são elas. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre maçãs e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Origem do Pessegueiro no Brasil e História da Fruta

O pêssego é uma das frutas mais excelentes com maior valor nutritivo, também chamada de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *